5 dicas para aumentar sua segurança na internet durante a quarentena

O mundo digital trouxe uma série de avanços e hoje molda a maneira como nos relacionamos com nossas atividades favoritas. Além da praticidade, podemos contar com facilidade e rapidez de acesso aos mais diferentes tipos de serviços. Com o mercado financeiro não seria diferente. Todo universo de investimentos está a um clique de distância.

Atualmente com a importância do isolamento social para o combate ao Covid-19, o acesso à internet aumentou exponencialmente e com isso fraudes e links suspeitos por pessoas de má-fé também aumentaram. Uma pesquisa realizada pela PSafe revelou que 1 em cada 5 brasileiros já foi vítima de armadilha na online. Por isso é necessário que permaneçamos atentos à algumas dicas para garantir maior segurança na nossa navegação na internet.

Segurança é prioridade aqui no Mercado Bitcoin e nós separamos algumas dessas dicas para você manter seus dados e valores em segurança, vamos nessa?!

1- Analise a procedência

É muito importante que você tenha conhecimento da origem do site acessado ou de uma mensagem recebida.

a) Ao acessar um site, verifique a URL do website (o endereço do site). Em muitos casos de phishing, o endereço de e-mails e sites de fraudadores podem ter erros de digitação ou ser bem parecidos com o nosso domínio, como por exemplo: https://www.mercadobiitcoin.com.br ou https://www.mercadobitcoiin.com.br Correto: https://www.mercadobitcoin.com.br ✅

b) Verifique se o site possui o "SSL" que é o selo de segurança do site, aquele https:// antes do domínio. Se estiver somente http:// CUIDADO, pode ser uma FRAUDE!

c) Já nas redes sociais, busque interagir somente com páginas que contenham selo de certificação. Nós não mandamos endereços de carteiras em nossos comentários.

d) Nunca clique em e-mails de endereços suspeitos ou mensagens suspeitas. Não responda links adicionados a e-mails que você NÃO solicitou e não abra anexos contidos em e-mails que não foram solicitados.

e) Se receber algum e-mail de phishing, com urls do nosso domínio escrito errado, algum anexo no e-mail, link ou solicitação de sua senha e número de token, NÃO clique em nada. ❌

Pedimos que encaminhe esse e-mail para: [email protected] e também denuncie esse e-mail em seu provedor de e-mail, ok?

2- Ative a verificação em duas etapas (2FA)

Também conhecida como 2FA, essa ferramenta garantirá uma camada superior de segurança à sua conta. Esse passo aumenta MUITO a segurança de seu cadastro. Por isso, ative o 2FA nas suas principais contas e apps. Indicamos o Authy ou Google Authenticator. E não revele-as a NINGUÉM!

3- Crie uma senha forte

Tenha uma senha FORTE! Use senhas composta por números, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas e nunca passe o código de autenticação para terceiros. Exemplo: [email protected]@1#3$#4.

Recomendamos que utilize algum aplicativo de gerenciamento de senhas, como por exemplo o Last Pass, assim você poderá criar padrões de acesso específicos para cada site na internet.

4- Evite utilizar redes públicas para realizar operações sensíveis

O uso de redes sem fio (Wi-Fi) públicos para acesso de cadastro ou transações poderá te expor a riscos, pois você estará digitando seus dados em uma rede que não conhece. Procure sempre utilizar conexões mobile (3G, 4G e afins).

5- Por último, mas não menos importante…

Mantenha seus aplicativos atualizados. Não faça download de arquivos e anexos recebidos em mensagens de origem desconhecida. Recomendamos que instale apps em seu celular somente através das lojas oficiais.

No Mercado Bitcoin, temos mais uma camada de segurança na plataforma chamada de “palavra segura” que você cadastra assim que cria a sua conta aqui com a gente. Por isso, defina sua palavra e deixe sua conta ainda mais protegida.

O Mercado Bitcoin é a maior e mais segura exchange de criptoativos da América Latina, nossos esforços e investimentos em tecnologia e segurança são reconhecidos internacionalmente. Se você observar qualquer comportamento suspeito ou inadequado, por favor, nos avise através do Canal de Denúncias do Mercado Bitcoin.

Esse canal é confidencial e apenas o time de Compliance do Mercado Bitcoin tem acesso às informações.

Lembramos que estamos entre as 50 exchanges mais confiáveis do mundo para negociar conforme o Blockchain Transparency Institute (BTI). Ah, e vale lembrar também que utilizamos processos, controles e a melhor tecnologia disponível para assegurar que a plataforma possua o mais alto nível de segurança do mercado, além de termos um time de segurança formado por profissionais com mais de uma década de experiência em consultoria de segurança da informação.

Se você for um cliente MB, poderá contar com nossa Central de Ajuda em caso de dúvidas e para receber estas e outras dicas continue nos acompanhando aqui e em nossas redes sociais.

Post anteriorPróximo post