Educação

7 livros sobre criptomoedas que você precisa conhecer

29/10/2020

10 minutos de leitura

7 livros sobre criptomoedas que você precisa conhecer

Quantas vezes já escutamos sobre Bitcoin, blockchain e criptomoedas na mídia? No entanto, como se aprofundar no assunto, ou ao menos conhecer melhor a história desta tecnologia?

São inúmeros os vídeos, entrevistas, podcasts, além de artigos redigidos sobre o tema, inclusive aqui no nosso blog, Instagram, e canal de Youtube. Todavia, há quem prefira livros, não só pela densidade do material, mas também a sua curadoria e formato mais sequencial.

Por este motivo, o Mercado Bitcoin preparou essa lista com os 7 melhores livros para você entender criptomoedas, incluindo opções mais básicas, e outras mais avançadas ou técnicas. Acompanhe conosco!

O Futuro do Dinheiro - Rudá Pellini

Rudá Pellini
Rudá Pellini, autor do livro O futuro do Dinheiro

Entender o Bitcoin e o mercado de criptomoedas pode ser muito complexo para quem não domina o mundo dos investimentos, as startups de finanças (FinTechs), além das tecnologias disruptivas em meios de pagamento.

Nesse aspecto, o Bitcoin é uma tecnologia complexa, tanto do ponto de vista tecnológico quanto financeiro e histórico. O livro de Rudá Pellini, empreendedor brasileiro, é um apanhado de diversos temas que introduz de maneira didática as bases para se entender o Bitcoin como investimento.

Embora nesse livro o Bitcoin seja apenas um dos temas tratados, é uma boa leitura para entender o futuro do dinheiro e das finanças. Deste modo, é possível compreender o Bitcoin em um contexto mais amplo dos avanços econômicos ocorridos nas últimas duas décadas.

Se você está iniciando no mundo de investimentos, acompanhe o vídeo abaixo onde nosso Diretor Fabrício Tota explica as principais características do perfil de cada investidor.

Internet do Dinheiro - Andreas Antonopoulos

Essa obra-prima é um dos melhores livros introdutórios sobre Bitcoin e criptomoedas. O livro nada mais é do que uma coletânea das palestras de Andreas Antonopoulos, um dos maiores e mais antigos analistas do meio.

O primeiro volume da série foi traduzido no Brasil como “Internet do Dinheiro”. Nele, Andreas explica em uma linguagem simples e carregada de metáforas os potenciais da tecnologia revolucionária do Bitcoin. O foco não é explicar o que é o Bitcoin, mas sim responder à pergunta “Por que Bitcoin?”.

É difícil encontrar um educador que transmita tanta paixão e entusiasmo pelo assunto quanto Andreas Antonopoulos. De fato, além das aplicações e casos de uso, esse livro vai a fundo nas raízes filosóficas do conceito de dinheiro, e a sua semelhança com a própria linguagem humana.

O Padrão Bitcoin - Saifedean Ammous

Escrito pelo economista grego Saifedean Ammous, o livro “Bitcoin Standard” foi traduzido para o português de Portugal como “O Padrão Bitcoin”. A princípio, traça a história das diferentes formas de dinheiro e do papel monetário ao longo do tempo.

Em seguida, Saifedean apresenta o Bitcoin como uma alternativa descentralizada e livre ao modelo das moedas controladas pelos Bancos Centrais. Dessa forma, debate importantes conceitos de “moeda forte”, e conclui que o Bitcoin tem o potencial de desempenhar o papel que o ouro teve durante séculos.

Diante disto, o argumento principal do livro é que os Bancos Centrais passaram a ter controle total ao remover o lastro do ouro. Desse modo, passaram a conduzir de forma enviesada a sua política monetária, favorecendo empresas e setores específicos.

O Bitcoin, por ser escasso e contar com uma emissão previsível, poderia proteger o nosso capital no longo prazo. Como resultado, poderia um dia substituir o Dólar como padrão monetário internacional.

Você sabia que o ouro também é negociado em formato digital com o benefício da transparência do blockchain? Aprenda sobre o criptoativo PAX Gold (PAXG).

Digital Gold, Bitcoin and the Inside Story - Nathaniel Popper

Escrito pelo repórter de tecnologia do New York Times, este livro remonta a história da ascensão do Bitcoin até 2015. Desta maneira, é interessante para conhecer os diversos personagens e os fatos importantes da história da criptomoeda, além do movimento social que o acompanha.

Diante disso, Nathaniel nos coloca diante da história de Satoshi Nakamoto, dos gêmeos Winklevoss, além de Ross Ulbricht, preso por conta do seu site na Deep Web, Silk Road.

Esse livro é importante para mostrar que o Bitcoin é ao mesmo, tempo uma revolução tecnológica e econômica, mas também um fenômeno social. Por conseguinte, o livro é cheio de histórias humanas de busca pela riqueza, além de perseguições políticas.

The Infinite Machine: How an Army of Crypto-hackers Is Building the Next Internet with Ethereum - Camila Russo

Camila Russo é uma jornalista que por muito tempo cobriu o mercado financeiro, incluindo a Argentina. Por este motivo, teve contato com os males da inflação, além das constantes crises financeiras. Deste modo, a então repórter da Bloomberg se viu obrigada a fazer a cobertura de criptomoedas, com foco em Bitcoin e Ethereum.

Inspirada pelo estilo de Michael Lewis, autor de “A jogada do século: A história do colapso financeiro de 2008”, Camila resolveu contar a história da criptomoeda Ethereum em formato de romance. O livro começa com Vitalik Buterin, o talentoso russo-canadense autodidata aos 19 anos. Foi nesta época que Vitalik convenceu um grupo de desenvolvedores a se unir para desenvolver um supercomputador virtual global.

Em The Infinite Machine, vemos desde o nascimento da ideia engenhosa de Vitalik, aos vários personagens envolvidas no caótico desenvolvimento do Ethereum, além dos seus principais desafios.

Russo não esconde nada, e o seu livro inclui os golpes, fraudes e falsas promessas que acompanharam a história da segunda mais importante criptomoeda.

Mastering Bitcoin / Mastering Ethereum - Andreas Antonopoulos

Andreas Antonopoulos
Rudá Pellini, autor dos livros Mastering Bitcoin e Mastering Ethereum

Quem estiver preparado para mergulhar nos meandros mais técnicos do Bitcoin e do Ethereum, terá nos livros de Andreas Antonopoulos o melhor recurso. Há inclusive uma tradução em português disponível para o Mastering Bitcoin.

As obras trazem um detalhado guia para aqueles que desejam desenvolver uma aplicação utilizando Bitcoin ou Ethereum. De maneira similar, os livros são referência para quem busca entender mais a fundo essa tecnologia revolucionária.

Mastering Bitcoin começa com uma introdução menos técnica ao Bitcoin e à blockchain, mas vai se aprofundando cada vez mais. Pouco depois, entra em detalhes sobre a arquitetura da rede ponto-a-ponto, criptografia, e segurança da criptomoeda.

Finalmente, o livro apresenta os vários desafios que os seus desenvolvedores ainda têm pela frente, além dos mais recentes avanços técnicos.

Em Mastering Ethereum, Andreas conta com a ajuda de um dos fundadores do Ethereum, Gavin Wood. Dessa forma, os dois fazem um mergulho no “supercomputador descentralizado”, ensinando o passo-a-passo para desenvolver aplicações descentralizadas (DApps), além dos contratos digitais (smart contracts).

Acompanhe neste outro artigo se o Ethereum pode desbancar o Bitcoin.

Criptoativos: o Guia do Investidor Inovador Para Bitcoin e Além - Chris Burniske e Jack Tatar

Esse guia escrito por dois expoentes do Capital de Risco (Venture Capital) foca no Bitcoin e criptoativos como investimentos.

Após o Bitcoin, surgiram centenas de outras criptomoedas e ativos digitais utilizando blockchain. Como um investidor pode filtrar as boas oportunidades em meio a tanto ruído? Nesse livro, os autores ensinam a investir nessa nova classe de ativos.

A obra da dupla inclui uma metodologia para análise fundamentalista dos criptoativos, além de técnicas para gerenciamento de risco. Deste modo, mostram como a tecnologia blockchain pode ter grande impacto para os investidores que se aprofundem no assunto.

(Bônus) Bitcoin Money: A Tale of Bitville Discovering Good Money

Embora não traduzida para o português, essa fascinante história infantil apresenta de forma brilhante a filosofia por trás do Bitcoin. Além disso, é uma boa pedida para fazer com que a próxima geração entenda o que é dinheiro, e a importância das criptomoedas.

Curtiu este conteúdo sobre Bitcoin e criptomoedas? Compartilhe no Instagram e Facebook, auxiliando os demais na inclusão financeira digital. O Mercado Bitcoin se orgulha em ser a maior e mais transparente exchange de criptoativos da América Latina.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.