Educação

8 livros sobre investimentos que você não pode deixar de ler!

19/02/2021

7 minutos de leitura

8 livros sobre investimentos que você não pode deixar de ler!

Livros ainda são uma excelente opção para quem busca aprender sobre investimentos, ou até mesmo se aprofundar em algum assunto mais específico. Isso porque, ao contrário de vídeos de youtube e podcasts, usualmente o material escrito é mais completo, além de trazer conceitos teóricos importantes.

Deste modo, seja lá qual for seu nível de conhecimento, há livros para os mais diversos nichos, desde investidores focados em ações de empresas no longo prazo, até a análise gráfica para day trade, os trades de curtíssimo prazo.

Tenha certeza de que o dinheiro e tempo gasto estudando um assunto tão importante irá lhe render frutos, ou, no mínimo, evitar surpresas negativas. A falta de conhecimento acaba dificultando o brasileiro a fazer um planejamento financeiro correto.

Por mais adversa que seja a situação do mercado, é possível planejar sua independência financeira, e quanto mais cedo iniciar, melhor. Engana-se quem acredita que só milionários podem se beneficiar no universo dos investimentos, muito pelo contrário!

Deste modo, o Mercado Bitcoin realizou uma curadoria dos melhores livros sobre finanças e investimentos, e abaixo falaremos um pouco sobre cada um deles.

“Pai Rico Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki

Sem dúvida, um dos livros mais vendidos em finanças e investimentos na década. Robert mostra como foi viver sob a orientação dos pais, comparando com os de um amigo. De um lado, havia a pressão para estudar e conseguir um bom emprego, enquanto isso, seu amigo era incentivado a poupar, e dessa forma investir.

Robert foca em conceitos simples, como ativo e passivo, para demonstrar que nem todo investimento gera retorno ou expectativa de ganho. Ao mesmo tempo, vender suas horas de trabalho não é o método mais eficiente para se acumular riqueza. Em suma, um excelente livro para quem está iniciando sua jornada em investimentos.

“Conversas com gestores de ações brasileiros”, de Luciana Seabra

E se você pudesse aprender com os erros dos maiores gestores profissionais do Brasil? Este é o objetivo de Luciana Seabra em seu excelente livro, uma coletânea de pensamentos e teorias elaboradas a partir de entrevistas com grandes figuras da história do mercado financeiro.

Além das importantes lições sobre bolsa de valores, há um contato mais próximo com as experiências profissionais de cada um desses mestres, incluindo filosofias de vida. O livro é quase uma mini-biografia mostrando sucessos e fracassos de cada um desses gestores.

“Os Grandes Investidores – As Estratégias dos Maiores Mestres”, de Glen Arnold

O autor britânico faz um perfil de alguns dos investidores mais bem sucedidos na história, incluindo George Soros, Warren Buffett, e Peter Lynch. Glen mostra como esses mestres acumulam fortunas, e mostra na prática como aplicar estas estratégias de investimento.

Em suma, uma excelente opção para quem deseja uma abordagem mais técnica, porém introdutória. Sem dúvida um prato cheio para entender como estes investidores pensam e avaliam seus investimentos.

“Os axiomas de Zurique”, de Max Gunther

Max nos conta como os suíços, neste pequeno país da Europa, conseguiram se tornar um dos povos mais ricos do mundo após a Segunda Guerra Mundial. O livro aborda principalmente o gerenciamento de riscos, fazendo com que isso seja algo positivo, ao invés de algo a se evitar.

Outro aspecto importante do livro é a mobilidade, ou adaptação, além dos padrões que devem ser constantemente monitorados. Deste modo, o autor narra como os banqueiros suíços obtiveram sucesso no mundo dos negócios e investimentos.

“O futuro do dinheiro”, de Rudá Pellini

Logo no início, o autor aborda um problema que é comum no Brasil, o medo de investir. Rudá mostra que não é preciso muito capital para iniciar a jornada de independência financeira. Além disso, mostra como as startups de finanças e tecnologia estão revolucionando o sistema financeiro.

De fato, o autor mostra que não se deve ficar de fora das novas tecnologias, especialmente quando se trata de dinheiro. De maneira análoga, mostra a importância de buscar a liberdade nos investimentos, sem depender de governos ou bancos.

Acompanhe aqui as tendências para o futuro das criptomoedas, incluindo regulação, contratos inteligentes, e privacidade nas transações.

“A lógica do Cisne Negro”, De Nassim Taleb

Um dos mais controversos autores da atualidade, Taleb chama a atenção para os eventos improváveis, ou até mesmo impensáveis. O autor evidencia que poucos sabem planejar investimentos para estes eventos, que denomina como “Cisnes Negros”, e mostra como podem mudar o mundo para sempre.

Temos a tendência de evitar o desconhecido, ou concentrar os estudos, e investimentos, no que somos familiarizados. No entanto, Taleb nos mostra que nem sempre a relação entre causa e efeito é tão clara, por isso é preciso estar atento para não só evitar grandes perdas, mas para aproveitar estes eventos para lucrar.

“Magos do Mercado – Entrevistas com Top Traders”, de Jack D. Schwager

Imagine poder entrevistar os traders mais bem sucedidos em suas áreas, fazendo perguntas específicas sobre decisões de investimento, metodologias e principais erros na carreira. Pois é, Jack buscou as principais referências em renda fixa, ações, moedas e comodities, para entender na prática a abordagem de cada profissional.

O mais interessante da obra é que você irá encontrar desde operadores de curto-prazo, até administradores de fundos multimercados, alguns chegando a obter ganhos de 25% ao mês de forma sustentável por alguns anos.

Acompanhe neste outro artigo como se tornar um trader profissional e alcançar sucesso no mercado financeiro.

“O Padrão Bitcoin”, de Saifedean Ammous

O economista grego mostra a história do dinheiro através dos séculos, o surgimento das cédulas de papel, Bancos Centrais, e finalmente, o dinheiro digital. Saifedean nos mostra os benefícios sócio-culturais e econômicos de uma moeda forte, ante os períodos e países que optaram por moedas fracas.

Excelente opção para quem busca entender como o Bitcoin pode revolucionar não só o armazenamento de valores de forma digital, mas também a maneira como pensamos sobre dinheiro. Outro ponto interessante é a abordagem das críticas mais comuns às criptomoedas.

Como se manter atualizado

Embora seja muito importante conhecer os conceitos e a filosofia dos grandes investidores, devemos reconhecer que a tecnologia está acelerando o ritmo de mudanças. Isso foi ainda mais evidenciado após a pandemia, que nos trouxe uma nova dinâmica, ainda mais acelerada.

Por isso, é importante acompanhar o noticiário, além de análises de mercados, política e economia. A pior coisa que você pode fazer é ficar preso em estratégias antigas que não trazem mais retorno, especialmente quando consideramos a inflação. Leia, informe-se, e busque sua independência financeira!

Curtiu esta seleção dos melhores livros de finanças e investimentos? Acompanhe nossas dicas no Instagram, e venha com o Mercado Bitcoin atrás de sua independência financeira.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.