Educação

Ativos alternativos: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

03/11/2020

Ativos alternativos: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Ativos alternativos surgiram pela busca por retornos interessantes com um perfil de risco diferente de ações, moedas, e da renda fixa tradicional. Fundos Florestais e de infraestrutura são bons exemplos, justamente por apresentar previsibilidade de retorno e baixo risco.

O atual cenário de juros baixos que encontramos não só no Brasil, mas praticamente em todo o mundo, faz com que investidores busquem aplicações com rendimento superior à renda fixa tradicional.

Por este motivo lançamos o MB Digital Assets (MBDA), unidade de negócios do Mercado Bitcoin que desenvolve criptoativos que representam ativos reais. Deste modo, lançamos os tokens de precatório, e em seguida os tokens de consórcio, para o investidor com menos apetite de risco.

Complexo? Calma, vamos mostrar como ganhar dinheiro com ativos alternativos de forma segura.

O que são ativos alternativos?

Ativos alternativos são investimentos fora do mercado tradicional de renda fixa e ações de empresas, usualmente ligados à economia real. Nesse sentido, estão incluídas participações em empresas geradoras de energia, concessões rodoviárias, títulos de consórcio, e projetos imobiliários.

Por mais que existam ações de empresa atuantes em diferentes setores da economia, a maioria está sujeita aos mesmos riscos. Um efeito similar ocorre nos investimentos em Renda Fixa, ou em moedas estrangeiras.

Desta maneira, investidores passaram a buscar novas classes de ativos, dando preferência para alto potencial de retorno, com risco baixo ou moderado. No entanto, grande parte destes ativos alternativos não era disponibilizado para o grande público.

Este outro artigo explica em mais detalhes o conceito de diversificação, a alocação em ativos com diferentes vetores de valorização e riscos.

Parte disso ocorre por conta da liquidez reduzida, ou seja, menos investidores interessados em compras e vendas esporádicas do ativo. O próprio custo de distribuição e o alto valor das cotas inviabilizava a oferta para pequenos participantes.

Como funcionam ativos alternativos?

Não existe um formato padrão para comercialização destes ativos alternativos, justamente por ser uma classe diversa. Existem investidores que preferem aportar diretamente nos projetos e empresas, enquanto outros o fazem através de fundos de investimento.

De maneira similar, um aporte em uma empresa no estágio inicial (crowdfunding) é muito mais arriscado que uma torre comercial pronta, por exemplo. Embora ambos sejam classificados como ativos alternativos, o mecanismo de pagamento de dividendos e valorização é muito diferente.

Entre as principais características dos ativos alternativos está a ausência da listagem em grandes mercados, como bolsa de valores. Além disso, seu emissor não possui o mesmo nível de profundidade dos balanços e análises contábeis, seja por conta do estágio inicial do projeto, ou maior grau de incerteza no modelo de negócios.

Nosso diretor, Fabricio Tota, explica como funcionam os ativos alternativos listados para negociação no Mercado Bitcoin:

Quais as principais classes?

São várias as áreas de investimentos alternativos, no entanto, as mais comuns são:

  • Ativos físicos: imóveis prontos, concessões rodoviárias, diamantes;
  • Venture Capital: empresas em estágio inicial, projetos imobiliários;
  • Recebíveis: títulos de dívida, contratos de energia, títulos de consórcio contemplados;
  • Private Equity: participação em empresas estabelecidas, porém de capital fechado.

Na prática, as opções em investimentos alternativos são praticamente ilimitadas. Por exemplo, há empresas especializadas em financiar jogadores em competições de e-sports, os jogos online.

Não existe uma regra quanto a necessidade de rendimentos periódicos, ou mesmo da distribuição dos lucros. Quanto mais incertezas tiver o projeto, sejam elas tributárias, legais, ou operacionais, maior o retorno exigido pelo investidor.

Este outro artigo explica melhor a relação entre rentabilidade e liquidez, fundamental para administrar o risco.

Vantagens de investir em ativos alternativos

Em primeiro lugar, deve ser considerado o retorno potencial do projeto. Nenhum investidor deve sair do conforto das aplicações de baixo risco em troca de um pequeno ganho.

Ao considerar que este poupador está abrindo mão de ativos mais líquidos como ações listadas em bolsa, os ativos alternativos usualmente oferecem maior potencial de retorno.

Os ativos alternativos oferecem uma oportunidade única para o investidor diversificar seu portfólio, e assim melhorar o seu risco-retorno. Desta forma, é importante ter em mente que uma carteira de investimento saudável deve contar com ativos que reagem de maneira diferente à grandes choques.

O futuro dos ativos alternativos

O processo de tokenização, que consiste em dividir um ativo de grande valor em fatias menores, traz ganhos para ambos os lados. O ofertante consegue atingir um número maior de investidores, enquanto o comprador ganha com o potencial aumento de liquidez.

Em suma, o investidor passa a ter acesso a ativos de alta performance, usualmente são restritos a grandes investidores e instituições financeiras. Essa vantagem, em especial, é ampliada quando há o uso da tecnologia de banco de dados distribuído, o blockchain.

O token, ou criptoativo, é representação em forma criptográfica de ativos e investimentos reais. O modelo ERC-20 da Ethereum se consolidou como o padrão da indústria, aproveitando-se flexibilidade na elaboração dos contratos digitais, os smart contracts.

Investindo em ativos alternativos de maneira segura

Um dos pilares centrais do Mercado Bitcoin é nossa preocupação com a segurança. Para isto, oferecemos aos nossos clientes a Verificação em Duas Etapas (2FA), além de palavra segura e PIN para acessar suas contas e realizar operações.

Contamos com uma equipe experiente em originação e estruturação de ativos alternativos. Isto permitiu parcerias com empresas especializadas, que se uniram a nossa expertise em tokenizar e distribuir estas ofertas para nossa ampla base de clientes.

De fato, acreditamos nos investimentos alternativos, que oferecem opções para quem procura rendimentos muito superiores ao Tesouro Direto. Desejamos prover para as pessoas comuns a oportunidade de uma carteira diversificada, com alta expectativa de retorno.

Em resumo, para investir de forma segura em ativos alternativos, além de fazer um estudo sobre os riscos, é necessário analisar questões de liquidez. Administrando corretamente a expectativa do prazo de resgate, certamente esta classe de ativos pode trazer excelentes retornos.

Ficou com dúvidas sobre os ativos alternativos negociados no Mercado Bitcoin? Entre em contato com nossa equipe de suporte. Estamos à disposição para auxiliá-lo nesta jornada de conhecimento em criptoativos.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.