Bakkt: O que isso significa para o mercado cripto?

Toda a indústria do Blockchain e criptomoedas cresceu muito este ano. Mesmo com todo o sentimento negativo ao redor dos preços, o mercado amadureceu com progressos regulatórios, a entrada e avanço de grandes empresas. Uma das principais empresas que está chegando é a Bakkt.

De acordo com sua própria definição, a Bakkt foi elaborada para permitir que consumidores e instituições comprem, vendam, guardem e gastem ativos digitais sem problemas. Criada com o propósito de trazer confiança, eficiência e negócios para os ativos digitais, também desenvolve a tecnologia de código aberto para conectar o mercado existente e a infraestrutura comercial ao Blockchain.

O objetivo da Bakkt é tornar-se um marco na negociação de ativos digitais, levando a credibilidade do mercado a um novo patamar, com parcerias que incluem gigantes do mercado, como Microsoft e Starbucks. Com o mundo inteiro tentando se aproveitar da onda Blockchain, sendo idealizada pela ICE (Intercontinental Exchange), dona da NYSE que é a maior exchange mundo, é natural que a Bakkt entre com força total.

Como a Bakkt vai funcionar?

O primeiro produto anunciado foi um contrato futuro de um Bitcoin com expiração diária, ou seja, este Bitcoin será entregue na conta do cliente no dia seguinte. Ele ficará guardado com a própria companhia, porém será depositado na conta do cliente. Tudo de acordo com as regulações existentes nos Estados Unidos.

Custodiante regulado com entrega física de futuros de Bitcoin, a Bakkt anunciou recentemente que sua primeira negociação acontecerá no dia 12 de dezembro. Com as soluções em nuvem da Microsoft e a possibilidade de pagar o seu café no Starbucks com Bitcoins, espera-se que a adoção das criptomoedas atinja novos níveis.

O ano de 2018 foi repleto de grandes avanços na área de regulação. Dentre eles podemos ressaltar:

  • Bakkt sendo uma grande exchange regulada
  • Japão concedendo status autorregulatório ao setor de criptomoedas
  • Lançamento da ABCripto no Brasil

Todos esses desenvolvimentos marcaram o ano de 2018, com o anúncio da Bakkt fechando com chave de ouro, pavimentando o mercado para grandes acontecimentos em 2019, restando apenas a dúvida: o preço vai espelhar estes avanços?