Bitcoin Gold no Mercado Bitcoin

Com o aumento de usuários e de operações que utilizam o Bitcoin nos últimos anos, a rede que administra que criptomoeda sofrerá uma nova divisão na madrugada desta segunda-feira para terça-feira (de 23/10 para 24/10).

Anteriormente prevista para o próximo dia 25 (quarta-feira), a mais recente cisão dará origem ao Bitcoin Gold.

A nova moeda nascida do Bitcoin tem o propósito de descentralizar mineração, que, para o Bitcoin, hoje está restrita a poucos e grandes grupos mineradores, e de se tornar uma melhor reserva de valor, por isso o nome Gold (ouro, em português).

Diferentemente do Bitcoin, o Bitcoin Gold usa a Equihash como proof-of-work (prova de trabalho em tradução literal), um algoritmo resistente ao ASIC (Circuitos Aplicados Integrados Específicos), responsáveis pela atual mineração do Bitcoin. Isso permite que qualquer pessoa possa minerar Bitcoin Gold utilizando um computador comum (GPU).

De acordo com seus desenvolvedores, a ideia é dar aos usuários comuns a chance de “minerar” sem que eles dependam de uma escala de operações maior formada essencialmente por computadores ultrapotentes (ASIC).

O que isso significa?

Seguindo a postura transparente e de respeito aos clientes, o Mercado Bitcoin Irá disponibilizar o saque de Bitcoin Gold para clientes que possuirem saldo de Bitcoin no momento do fork.

Porém, essa disponibilização não será imediata por questões de segurança. Quando nossa equipe técnica confirmar a segurança e a estabilização da rede Bitcoin Gold, iremos permitir o saque da nova moeda.

Os procedimentos serão semelhantes aos realizados durante o fork do Bitcoin Cash, em agosto de 2017:

1) Saldos garantidos

Após a confirmação da criação do Bitcoin Gold, todos os clientes que tiverem Bitcoin em conta às 22h desta segunda-feira (23/10/2017), no Mercado Bitcoin, terão o saldo equivalente em Bitcoin Gold creditados até o dia 30/10/2017.

2) O Mercado Bitcoin vai possibilitar saques de Bitcoin Gold.

ATENÇÃO: essa oferta não será imediata. Nossa equipe técnica precisará de várias semanas para acompanhar a evolução e a estabilização da rede do Bitcoin Gold após disponibilizar o saldo na nova moeda na plataforma.

3) Negociações e depósitos da nova moeda a definir

A compra e venda de Bitcoin Gold em nossa plataforma pode ou não ser habilitada, dependendo do julgamento do Mercado Bitcoin.

4 ) Suspensão temporária de saques e depósitos de bitcoins

A partir das 22 horas do horário de Brasília, desta segunda-feira (23/10), o Mercado Bitcoin vai suspender os saques e depósitos de bitcoins para proteger seus clientes devido às incertezas em relação a novidade.

5) Breve suspensão de compra e venda de bitcoins

A negociação de bitcoins será suspensa às 23:59 horas desta segunda-feira, dia 23 de Outubro. Essa paralisação irá ocorrer para calcularmos os saldos exatos de bitcoin gold de cada cliente, permitindo o espelhamento do valor de bitcoin em saldo de bitcoin gold.

6) Litecoin e Bitcoin Cash continuarão operando normalmente

A compra e a venda de Litecoin e Bitcoin Cash continuarão operando sem nenhuma interrupção ou alteração, assim como depósito e saque de reais.

Vale lembrar:

O Bitcoin Gold é uma iniciativa de desenvolvedores independentes da rede Bitcoin que se uniram para criar uma nova moeda. Seu sucesso ou extinção independe da atuação do Mercado Bitcoin.

Assim como fizemos no fork anterior da rede Bitcoin (que gerou o Bitcoin Cash), não pouparemos esforços para assegurar que nossos clientes passem por esta transição com segurança e tranquilidade.

Contudo, se você quiser ter controle sobre a movimentação de seus bitcoins durante este processo, é necessário que você retire seus bitcoins do Mercado Bitcoin antes das 22 horas desta segunda-feira (23/10/2017).

Perguntas frequentes

1. Meus bitcoins vão sumir? Não, eles continuarão seguros e na mesma quantidade, intactos. O que vai acontecer é que seu saldo será espelhado na nova moeda. Ou seja, se você tem 1,5 bitcoins, continuará tendo 1,5 bitcoins e terá 1,5 bitcoins gold.

2. Isso significa que eu terei o dobro do valor que eu tenho hoje? É impossível sabermos isso, uma vez que são os próprios compradores e vendedores que definirão o quanto vale cada moeda.

3. O que acontecerá com os Bitcoins que eu tenho no Mercado Bitcoin? Eles continuarão seguros, como sempre. Nada de diferente acontecerá no seu saldo de bitcoins. A mudança, é que ele será espelhado e você terá a mesma quantia em saldo de bitcoins gold.

Contudo, nossa equipe técnica precisa atualizar a plataforma do Mercado Bitcoin, o que vai levar um certo tempo. Ao final do processo seus bitcoins gold estarão disponíveis para saque na sua conta com a gente.