Criptoativos

Bitcoin vs Litecoin: Conheça a diferença entre essas duas criptos

Criado em 05/10/2021 - Atualizado em 05/10/2021

5 minutos 45 segundos de leitura

Bitcoin vs Litecoin: Conheça a diferença entre essas duas criptos

O comparativo técnico entre Bitcoin vs Litecoin, duas criptomoedas independentes, é considerado muito parelho. Afinal, o Litecoin surgiu como uma cópia do código-fonte da primeira moeda digital, alterando apenas alguns parâmetros.

Criada em 2011 por um ex-engenheiro de software da Google, Charlie Lee, o Litecoin buscava acelerar as transações, além de buscar um menor valor unitário ao aumentar o limite de emissão de moedas.

É iniciante na economia digital? Acompanhe neste outro artigo o que é uma criptomoeda, como funciona, e para que serve.

Qual o benefício das criptomoedas?

Talvez você nunca tenha vivenciado um período de hiperinflação, quando o preço dos bens e serviços sobe 5% ao mês, chegando a ultrapassar 20% em alguns casos. Quando um governo encontra-se com déficit fiscal, ou seja, gastou mais do que arrecadou, a solução é emitir mais dívida, ou colocar mais moeda em circulação.

hiperinflacao

Em casos extremos, é comum ocorrer o congelamento de saldos bancários e até mesmo de aplicações financeiras. O Bitcoin nasceu para tirar o poder de impressão do dinheiro das mãos dos Bancos Centrais, tornando-se um sistema financeiro independente e sem possibilidade de censura.

Nesse aspecto, no desafio Bitcoin vs Litecoin o resultado é idêntico, pois sua escassez é programada e não há como um pequeno grupo, por mais poderoso que seja, alterar as regras de emissão.

Entenda como funciona o Bitcoin

Bitcoin é a primeira e mais conhecida criptomoeda, criada em janeiro de 2009, e sua principal função é a transferência de valor de forma rápida, segura, e sem intermediários.

Qualquer pessoa pode fazer parte da rede, e para isso basta rodar o software do Bitcoin e uma conexão com a internet. Desse modo, é possível validar transações, e realizar transferências com baixo custo, de forma simples.

No vídeo abaixo, a equipe da @usecripto explica em mais detalhes o que é Bitcoin:

Entenda como funciona o Litecoin

Nas palavras do criador do projeto: “eu queria criar algo semelhante à prata, enquanto o Bitcoin permanece como ouro.” O código-fonte do software Bitcoin é aberto, portanto qualquer um pode criar seu próprio clone.

Abaixo temos as principais mudanças realizadas por Charlie Lee ao lançar o Litecoin:

bitcoin-vs-litecoin

Embora a ideia de reduzir o intervalo entre cada bloco encontrado seja boa, na prática, por contar com menos mineradores, é comum exigir um número maior de confirmações para depósitos de Litecoin. Portanto, a estratégia não funcionou, igualando o duelo Bitcoin vs Litecoin.

Veja abaixo em mais detalhe para que serve o Litecoin:

Blockchain: Bitcoin vs Litecoin

O blockchain é um banco de dados distribuído que contém uma cadeia de blocos ordenados de forma cronológica. Além disso, as informações são armazenadas utilizando um código criptográfico, conhecido como hash.

Deste modo, a alteração de qualquer dado na cadeia de informações invalida todos os blocos subsequentes.

blockchain

Por utilizarem um mecanismo para armazenar e compartilhar dados idênticos, há um empate técnico entre Bitcoin vs Litecoin na questão do blockchain.

Este banco de dados encadeados é caracterizado pela ausência de uma entidade reguladora. Ou seja, qualquer pessoa consegue validar o registro histórico, ou solicitar a inclusão de um novo bloco.

A crítica do Instamine, a mineração instantânea

O Litecoin não manteve os saldos dos endereços de detentores de Bitcoin, a prática conhecida como fork, ou divisão. Portanto, sua mineração partiu do zero, e isso inclusive gerou sérios problemas, criando 500 mil moedas no primeiro dia.

Críticos afirmam que Charlie Lee tinha conhecimento da brecha, que deveria ter sido prevista no ajuste de dificuldade, o mecanismo que regula a dificuldade de mineração, buscando normalizar o intervalo entre cada bloco.

Essa falha no início da vida do Litecoin tira alguns pontos no quesito mineração quando comparamos Bitcoin vs Litecoin.

As vantagens de ser uma moeda-clone

Por contar com um código-fonte extremamente semelhante, portanto, compatível, grande parte da comparação Bitcoin vs Litecoin encontra resultados idênticos. Por exemplo, o Bitcoin desenvolveu um mecanismo para implementar a segunda camada, denominado SegWit.

Ao agregar alguns dados de assinatura das transações, o Bitcoin conseguiu aumentar o espaço disponível nos blocos de 1 mega em 40%. O Litecoin ativou a mesma implementação antes, pois conta com um número mais reduzido de usuários, o que torna as decisões mais rápidas.

Embora tecnicamente idênticas, a ausência de um grande número de interessados no desenvolvimento da moeda-clone permite uma maior centralização no duelo Bitcoin vs Litecoin, deixando a moeda-clone menos segura.

Mineração: Bitcoin vs Litecoin

Para minerar, é necessário organizar o bloco de transações, e em seguida encontrar a solução para a Prova de Trabalho. Diferentes mineradores competem por um mesmo bloco, mas apenas o primeiro a adivinhar a solução correta conseguirá fazer o registro no blockchain.

mineracao-bitcoin

Acima é possível ver a dimensão de uma mineradora profissional, idealmente localizada próximo a fontes de energia de baixo custo.

  • Embora exista uma competição Bitcoin vs Litecoin, os equipamentos de mineração são diferentes.
  • A eletricidade é vital para a mineração, pois as máquinas ASIC consomem muita energia.
  • Em locais com temperaturas acima de 30º é recomendado utilizar refrigeração.
  • A tarifa de eletricidade no Brasil é muito alta, em comparação com os EUA, Canadá, Rússia, Irã, e Cazaquistão.
  • Opte por softwares conhecidos: Cudo Miner e Honeyminer são os mais utilizados.

É possível minerar Litecoin na nuvem?

Embora sites e empresas maliciosas prometam rentabilidade na mineração em nuvem (cloud), as probabilidades de ser golpe são enormes.

  • Tome muito cuidado com essas ofertas!
  • Mineração compartilhada usualmente é fraude.
  • As empresas alugam mineradoras reais para mostrar em vídeos.
  • Visitas ao local não garantem legitimidade.

Estas informações não impactam no desafio Bitcoin vs Litecoin, pois ambas exigem um alto investimento em equipamento e energia na mineração.

Charlie Lee e a venda do Litecoin

Em dezembro de 2017, após a criptomoeda disparar de 4 dólares no início do ano para um recorde histórico acima de 300 dólares, o fundador Charlie Lee anunciava a venda de sua posição.

A desculpa para a movimentação foi “eliminar um conflito de interesse”, pois Charlie alegava que sua influência no preço era muito grande. Entretanto, é mais provável que a valorização de 6.300% tenha motivado a venda.

venda-litecoin

Acima temos o gráfico de preço do Litecoin (em Reais) no Mercado Bitcoin, que aliás, foi a primeira exchange a listar a criptomoeda no Brasil, em agosto de 2013.

Como comprar Litecoin?

  1. É necessário criar uma conta na exchange de criptomoedas, idealmente completando o cadastro VIP com o envio de documentos para ter acesso a todas as funções.
  2. Depositar dinheiro na conta da exchange, partindo do mesmo CPF (ou CNPJ) cadastrado.
  3. Tão logo o depósito (PIX ou TED) seja confirmado, é possível realizar uma ordem de compra no ativo digital desejado.

Esse procedimento é idêntico a uma corretora de valores tradicional. Inclusive, utilizamos os mesmos padrões de segurança e práticas de prevenção à lavagem de dinheiro.

No Mercado Bitcoin comprar criptomoedas é simples e sem burocracia, e você pode começar com apenas R$ 100. Bitcoin vs Litecoin? Independente de sua escolha, o importante é contar com um parceiro com 8 anos de histórico sem registro de hacks.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.