Educação

Comece a investir em ativos digitais seguindo estes 7 passos

10/11/2020

Comece a investir em ativos digitais seguindo estes 7 passos

Com a queda da taxa de juros, os investidores saíram em busca de opções com maiores perspectivas de retorno. Os ativos digitais, que incluem as criptomoedas, têm se mostrado uma excelente opção neste cenário.

No entanto, é preciso cautela antes de investir em qualquer ativo. Mesmo os tokens de consórcio e tokens de precatório, por exemplo, possuem riscos. Certamente menores que ações de empresas e fundos imobiliários, estes ativos digitais possuem alta rentabilidade com baixa volatilidade.

De qualquer forma, o investidor precisa escolher parceiros de confiança, evitar tomar decisões baseadas unicamente em retornos históricos, além de se preocupar com a segurança digital.

Parece complexo? Fique tranquilo, pois o Mercado Bitcoin possui uma área dedicada para buscar as melhores ofertas de ativos digitais, o MB Digital Assets. Nossos especialistas prepararam algumas dicas, que passamos a seguir.

Estude sobre o mercado

O erro mais comum do investidor iniciante é comprar um ativo após uma forte alta. Isso vale tanto para ações de empresas, quanto criptomoedas, fundos imobiliários, ou qualquer outro investimento.

Esta afobação, também conhecida como Medo de Perder a Oportunidade (FOMO), é normal. Mesmo investidores mais experientes sentem essa vontade, a diferença é que sabem analisar o mercado de forma mais ampla.

Deste modo, é necessário conhecer minimamente os riscos e características de cada ativo antes de investir. Existem muitos mitos, por exemplo, títulos de tesouro direto não apresentam prejuízos. Isto não é verdade, especialmente quando consideramos a inflação no período.

Quer ver quais as nossas apostas para os ativos digitais com maior potencial em 2020? No vídeo abaixo, nosso diretor Fabrício Tota dá algumas dicas:

Escolha uma corretora confiável

Outro risco que muitos navegantes de primeira viagem esquecem é a escolha de parceiros seguros e confiáveis. Isso inclui corretoras, administradores e custodiantes, ou seja, a empresa responsável por guardar estes ativos.

Mesmo no caso de ações de empresas e fundos de investimento, há registro de pessoas e empresas que se passam por escritórios de representação ou agentes autônomos. Estes golpes incluem sites com informações falsas, e até mesmo escritórios utilizando indevidamente a marca de grandes empresas.

Ao se tratar de investimentos digitais, o terreno para falsas ofertas é ainda mais fértil. Isto por conta do menor conhecimento dos usuários, além da ausência de uma entidade central coordenando o processo. Por este motivo, é importante escolher uma corretora reconhecida internacionalmente, além de um longo histórico de funcionamento sem intercorrências.

O Mercado Bitcoin é a plataforma líder de volume em criptoativos, além de ser a única exchange da América Latina dentre as 25 mais confiáveis do mundo segundo o Blockchain Transparency Institute.

Esteja ciente dos riscos antes de investir

Existe um tripé entre risco, retorno e liquidez, onde é impossível atingir bons resultados em todas as áreas. Certamente, os títulos do tesouro norte-americano são um dos investimentos mais seguros e líquidos do mundo. São trilhões negociados todos os meses, além de um histórico de pagamento com mais de um século.

O retorno destes títulos do governo, entretanto, fica muito abaixo do mercado de ações, ou até mesmo dos títulos de dívida de empresas. Deste modo, o investidor que deseja buscar uma rentabilidade maior, precisa aceitar um nível de risco mais elevado.

Muitas vezes estes riscos são ocultos, ou exigem um esforço maior para percebê-lo. Os fundos de renda fixa são um bom exemplo, pois os investidores esquecem de contabilizar o aumento de preço dos bens e serviços. Neste caso, é importante medir o poder de compra, usualmente medido pela inflação.

O Mercado Bitcoin busca ser o mais transparente possível com nossos clientes, por isso fazemos questão de listar os riscos dos ativos digitais oferecidos em nossa plataforma. Este outro artigo lista os riscos e retornos esperados nos tokens de precatório.

Tome cuidado com as "fórmulas mágicas"

Por conta do desconhecimento de alguns investidores, as ofertas de alto retorno, com baixo risco, em um curto prazo de tempo são muitas. Estas fantasias e falsas promessas atraem milhares de pessoas, porém o resultado final é sempre o mesmo.

Após algumas semanas ou meses, o alto retorno inicialmente entregue subitamente desaparece. As desculpas são muitas, e incluem bloqueios judiciais, intervenção de grandes bancos, entre outras.

Há casos onde simplesmente o ofertante, seja ele pessoa física ou empresa, desaparece. Alguns contam com escritórios físicos de fachada, um grande número de funcionários, e até mesmo anúncios com atores famosos.

Fuja dessas promessas, e jamais realize um investimento com pressa para não “perder um prazo”, uma data limite de uma oferta “irresistível”. Estes dias ou semanas a mais de análise vão evitar uma dor de cabeça muito grande mais adiante.

Atente-se à segurança nas transações

Ao acessar uma conta bancária ou na corretora, usualmente é solicitado um PIN (senha), além de um token (chave) para realizar transações. Inclusive, o Mercado Bitcoin utiliza esta mesma tecnologia para assegurar os valores e movimentações de nossos clientes.

No entanto, a segurança também é de responsabilidade do usuário, que deve ter atenção antes de abrir links em e-mails. De maneira similar, deve-se verificar a procedência dos contatos via redes sociais. Os atacantes (hackers) se aproveitam do descuido dos usuários.

Quer algumas dicas sobre segurança digital? Este outro artigo explica como funcionam as transações de criptomoedas, além de ensinar a como proteger seus dispositivos e senhas.

Continue pesquisando e se informando

O mercado de ativos digitais é dinâmico, tanto no aspecto tecnológico, quanto na oferta de produtos e serviços. Regularmente são lançadas novas carteiras (wallets) e dispositivos mais seguros.

De maneira similar, o MB Digital Assets, unidade que lança os ativos digitais para os clientes do Mercado Bitcoin, traz novas oportunidades de investimento. Nossa equipe é especializada em buscar ativos digitais com alto potencial de retorno, e risco relativamente baixo, próximos da Renda Fixa tradicional.

O investidor deve atentar-se ao seu perfil de risco e horizonte de investimento. Deste modo, a alocação em criptomoedas, tradicionalmente mais arriscadas, ao contrário dos ativos digitais, deve compor a parte da carteira voltada para ativos de maior risco.

Em suma, é importante continuar pesquisando e se informando sobre o mercado. Sem dúvida, mudanças no cenário político, câmbio, e inflação possuem grande impacto nos resultados.

Conte com nossa experiência em ativos digitais

O Mercado Bitcoin possui mais de 7 anos de experiência na intermediação e custódia (armazenamento) de ativos digitais. Nenhuma outra exchange no país se compara em número de funcionários, clientes, volume, ou nível de transparência e segurança.

Nossos mais de 2 milhões de clientes cadastrados, além do histórico sem nenhum vazamento ou ataques, mostra nosso compromisso com um alto nível de comprometimento e ética. Nos orgulhamos de participar junto à ABCripto, Associação Brasileira de Criptoeconomia, na autorregulação, incluindo práticas de Conduta e de Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

Temos ativos digitais que inclusive já foram integralmente liquidados, remunerado juros aos investidores. Deste modo, podemos prover um excelente histórico de resultados em tokens de consórcio e tokens de precatório para nossos clientes.

Se você ainda tiver dúvidas sobre os ativos digitais disponíveis em nossa plataforma, entre em contato com nossa equipe de suporte. O Mercado Bitcoin encontra-se à disposição para auxiliá-lo nessa jornada de crescimento em investimentos.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.