Como comprar e vender bitcoin em uma exchange?

Sabe quando você vai viajar para fora do Brasil e precisa trocar reais pelo dinheiro local em uma casa de câmbio para fazer compras? Você também pode comprar bitcoins e outras moedas digitais usando reais ou dólares, por exemplo, em uma plataforma de negociação de criptomoedas, como o Mercado Bitcoin. A diferença é que as exchanges — como também são chamadas — são plataformas digitais que facilitam a compra, a venda e a troca de criptoativos. Essa, inclusive, é uma das formas mais fáceis e seguras de começar a entender e negociar bitcoin e outras moedas digitais.

Como começar a negociar? Para começar a negociar bitcoin e outras criptomoedas em uma exchange, o primeiro passo é se cadastrar na plataforma. Se você desejar comprar criptomoedas, você terá que depositar dinheiro na conta da corretora para que seja possível realizar uma ordem de compra para adquirir a criptomoeda escolhida. No Mercado Bitcoin, você pode comprar bitcoin, bitcoin cash e litecoin, inclusive através do aplicativo.

+App do Mercado Bitcoin: como comprar e vender

+Criptodicionário: para entender a criptoeconomia

Como uma bolsa de valores, as exchanges organizam as negociações de criptomoedas em um livro de ordens público. Quem vai comprar moedas digitais, precisa inserir no sistema uma ordem de compra , determinando a quantidade de criptomoeda desejada e o preço unitário a ser pago na negociação. Quer um exemplo? Você determina a compra 0,02 bitcoin desde que a cotação da unidade chegue ao preço de R$ 26.000. Essa ordem é executada automaticamente assim que o sistema encontrar alguém disposto a realizar a venda nos seus termos. Para vender, o processo é o mesmo.

Como guardar bitcoin? Quando você compra bitcoin e outras criptomoedas em uma exchange, essas plataformas ficam responsáveis pela custódia do ativo. Para você guardar suas moedas virtuais por conta própria, o ideal é usar uma carteira virtual (wallet), que é um software responsável por gerenciar seus criptoativos, além de permitir o envio, o recebimento e a consulta de valores.

+Ainda vale a pena investir em bitcoin?

+Por que segurança é prioridade no Mercado Bitcoin?