Criptoativos
Como Saber Se Tenho Bitcoins?
13/01/2022
10 minutos de leitura
Criptoativos
13/01/2022
10 minutos de leitura
A incrível valorização de 1.620% do Bitcoin entre dez/2018 e dez/2021 tornou a despertar o interesse na criptomoeda. Por isso, é comum ver pessoas que haviam abandonado o mercado após a queda de 2018 se perguntarem: como saber se tenho Bitcoins?
A dúvida é mais comum do que parece, pois, muitos investidores não sabem como armazenar corretamente suas criptomoedas. Portanto, são inúmeras as histórias de dispositivos ou senhas de acesso perdidos. O caso mais famoso? O programador Stefan Thomas, com 7.002 mil Bitcoins perdidos, uma fortuna que ultrapassa R$ 1,8 bilhões. Como saber se tenho Bitcoins? O Mercado Bitcoin explica!
O que é Bitcoin? De forma resumida, é a primeira moeda virtual que resolveu o problema da cópia digital, o envio não autorizado. Seu valor é exclusivamente ditado pela oferta e demanda do mercado, da mesma forma que os imóveis e obras de arte.
Seu valor cresceu de forma exponencial nos últimos 10 anos, e tudo indica continuará se valorizando. Por isso, mais importante que "como saber se tenho Bitcoins” é saber como guardar Bitcoin.
A carteira virtual (wallet) serve para guardar Bitcoin e criptomoedas com segurança. Na prática, armazena os endereços e senhas, longas sequências de números e letras, que permitem movimentar as moedas.
Um endereço digital é composto por duas chaves:
Usando a chave privada é possível movimentar os saldos da carteira virtual, assim como a senha de uma conta bancária. Ou seja, para responder “como saber se tenho Bitcoins”, basta a chave pública. No entanto, para movimentá-las, é necessária a respectiva chave privada.
Acompanhe no vídeo abaixo as dicas da equipe da @usecripto para quem deseja guardar Bitcoins:
Dados da empresa Glassnode mostram que 7 milhões de Bitcoin estão nessa situação, valor que representa 34% das moedas já criadas.
É importante entender que:
Para responder à pergunta “Como saber se tenho Bitcoins" é necessário entender o que é blockchain, pois é este banco de dados que permite verificar as movimentações.
Primeiramente, é preciso pensar se você minerou ou comprou Bitcoins. Também é importante checar seu cadastro em sites que remuneram pequenas tarefas em criptomoedas, que eram conhecidos como faucets.
E agora, como saber se tenho Bitcoins?
Acima temos um dispositivo físico estilo pen drive com a respectiva frase de segurança ao lado.
Como saber se tenho Bitcoins? Com a seed em mãos é simples, e você pode até mesmo analisar o histórico de transações. De qualquer forma, jamais anote sua frase de segurança na nuvem (cloud).
Conforme mencionado com sua seed, a frase de recuperação, sua carteira virtual (wallet) pode ser totalmente resgatada. Desse modo, jamais irá correr o risco de perder suas moedas.
Vamos usar o exemplo da carteira física Ledger, mas o modelo é igual para as outras wallets:
Pronto! Viu “como saber se tenho Bitcoins” e outras criptomoedas é fácil com a seed em mãos?
Para entender melhor o que é criptomoeda, confira este outro artigo.
Se você já viu “como saber se tenho Bitcoins” e encontrou moedas guardadas, fique tranquilo. Ativos virtuais não sofrem desgastes com o tempo, mesmo que a rede tenha sofrido atualizações.
Veja como é fácil transferir Bitcoins:
Aproveite para comprar e vender Bitcoins no Mercado Bitcoin, aproveitando a plataforma simples e com segurança.
Confira no vídeo abaixo como enviar e receber criptomoedas de forma simples:
Agora que já aprendeu “como saber se tenho Bitcoins”, é importante fazer backups, as cópias de segurança, para se proteger.
Há três formas seguras e comuns:
Folha de metal: enumere as palavras da sua chave-mestra (seed) e escreva com letra legível; pode usar um parafuso para fazer o entalhe. Dica: a Stackbit vende o material feito de forma profissional no Brasil.
Dispositivos físicos (pen drives): é possível salvar o arquivo de forma criptografada em pen drive USB; se preferir, pode adquirir um modelo especificamente projetado para criptomoedas: Ledger Nano, Trezor, ColdCard. Importante: comprar dispositivos somente do site do fabricante ou revendedor autorizado.
Dispositivo sem internet: armazenar as chaves utilizando um computador ou smartphone formatado e sem acesso à internet.
Você pode fazer 2 ou 3 cópias de segurança e armazená-las em várias localizações distintas, garantindo uma camada adicional de proteção.
A vantagem do dispositivo físico criptografado é que mesmo nas mãos de terceiros não oferece acesso às senhas.
Golpes com criptomoedas estão se tornando cada vez mais comuns, e os fraudadores são criativos, muitas vezes experts em engenharia social.
Por isso, evite clicar em links ou anexos encaminhados via e-mail e redes sociais. Se necessário, digite você mesmo o endereço no navegador, e cuidado com os anúncios nos sites de busca.
Para garantir que o Mercado Bitcoin é confiável, adotamos práticas de segurança incluindo a autorização em 2 etapas (2FA), além da criptografia nos dados armazenados.
Agora que já aprendeu “como saber se tenho Bitcoins”, abra sua conta no Mercado Bitcoin e aproveite para comprar criptomoedas com segurança!