Criptoativos

Compliance: segurança e transparência para negociar seus criptoativos

23/10/2020

Compliance: segurança e transparência para negociar seus criptoativos

Você com certeza já ouviu falar em Compliance. É aquela área responsável pela governança e conformidade das empresas frente às leis, regulações, políticas e melhores práticas. Tem como objetivo zelar pelas condutas, transparência e segurança.

E o que o Compliance tem a ver com negociação de criptoativos? Para o Mercado Bitcoin, ele é essencial.

Nosso compromisso em zelar pela segurança de nossa plataforma, negócios e, principalmente, de nossos clientes, foi reconhecido pelo Blockchain Transparency Institute (BTI), entidade que monitora a atividade de corretoras de criptoativos no mundo todo. Fomos reconhecidos como a exchange mais confiável da América Latina e entre as 20 no mundo todo. Esse prêmio mostra nossa preocupação para quem busca Bitcoin com segurança.

Saiba por que o compliance é importante para seus investimentos.

Como funciona o compliance no Mercado Bitcoin?

Aqui no Mercado Bitcoin acreditamos na importância da liberdade trazida pelas criptomoedas e no potencial como motor de transformação do mercado financeiro. Para suportar e dar segurança e transparência a todas as nossas operações, estabelecemos processos para identificar situações suspeitas e investimos em treinamento de nossas equipes. Essas medidas só têm efeito prático quando há avaliação e condução da governança de forma independente, supervisionado pela equipe de Compliance.

Assim, o ambiente saudável de negociação a todos os clientes se faz presente no Mercado Bitcoin. Atenção redobrada, bem como a necessidade da existência de controles para supervisão e monitoração das operações. Por isso, com o objetivo de trazer segurança, implantamos políticas rígidas e mantemos comitês especializados nos temas voltados a Conduta, Operações, Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Segurança da Informação.

Nossos processos e práticas estão em conformidade com as leis federais 9.613 (Prevenção à Lavagem de Dinheiro), 12.846, Decreto 8.420 (Combate à Corrupção), 13.709 (LGPD), Receita Federal Instrução Normativa 1.888 (regras de conheça seu cliente e reporte de informações ao órgão), bem como demais lei, regulações e melhores práticas voltado ao tema.

Conduta

No Mercado Bitcoin, cada funcionário, independente da área ou posição, é treinado para identificar, mitigar e informar situações suspeitas, inadequadas ou indevidas. Por isso, temos um Código de Conduta que é seguido por todos, e como exemplo do nosso compromisso em receber e tratar tais situações dispomos de um canal público para reporte de denúncias.

O Código de Conduta envolve o aspecto financeiro, eventuais comportamentos inadequados no trato com nossos parceiros, clientes, além do próprio ambiente interno de trabalho. Em nossa plataforma disponibilizamos um canal de denúncia completamente anônimo e confidencial no qual clientes, parceiros e colegas podem informar diretamente a equipe de Compliance do Mercado Bitcoin sobre essas eventuais situações irregulares.

Nos orgulhamos em participar de iniciativas que promovam o desenvolvimento da segurança, governança e organização do setor. Por isso, apoiamos fortemente a Autorregulação da ABcripto (Associação Brasileira de Criptoeconomia) e o programa “Fintech Segura” da ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs). Nestas iniciativas as empresas se comprometem e são submetidas a regras elevadas de conduta, prevenção à lavagem de dinheiro, controles internos e segurança da informação.

Prevenção à Lavagem de Dinheiro e a Autorregulação

A ABCripto, Associação Brasileira de Criptoeconomia, do qual o Mercado Bitcoin além de associado e membro fundador, busca unir os principais participantes do mercado de criptoativos brasileiro, de forma a contribuir na organização, interlocução e nas discussões regulatórias do setor.

Em agosto de 2020 a associação divulgou o Código de Conduta e Autorregulação, que norteia a organização e padronização das práticas de Conduta e de Prevenção à Lavagem de Dinheiro entre as empresas participantes.

Esse conjunto de regras ajuda a organizar a governança do setor, monitorando a adoção de boas práticas pelas corretoras participantes. Seu principal objetivo é evitar o mau uso do mercado de criptoativos, dando legitimidade ao setor.

De fato, a autorregulação reflete os princípios e práticas adotadas no Mercado Bitcoin, que prezam pela proteção do investidor, sem criar obstáculos à livre iniciativa. Nossa área de Compliance, portanto, assegura o correto funcionamento e comportamento de nosso ecossistema dentro de tais normas.

Segurança

No Mercado Bitcoin entendemos que segurança é parte principal da cultura e DNA da empresa. Nesse aspecto, deve estar incluída tanto a segurança da informação, quanto assuntos de “conduta e ética”, “riscos corporativos” e “controles internos”.

Em resumo, nossa abordagem é baseada na “Segurança por Design”, elaborando processos, sistemas e procedimentos com controles rígidos e preocupação voltada para a segurança. Nesse aspecto, exigimos o mesmo padrão de todos os colaboradores, parceiros, e até mesmo clientes.

É por este motivo que solicitamos o envio de documentação quando necessário, uso de senhas fortes, e confirmação via 2FA, a autenticação de dois fatores. Todos esses controles visam a proteção dos ativos, informações e ecossistema “Mercado Bitcoin”.

Seguindo as normas e melhores práticas, a Política de Segurança da Informação do Mercado Bitcoin visa estabelecer as regras e formaliza nossa posição quanto a preservação dos dados, que inclui qualquer material ou procedimento, assim como todas as informações confidenciais dos nossos clientes. Dessa forma, visa priorizar e obedecer os seguintes atributos:

  • Confidencialidade: jamais permitir a disponibilização ou exposição a indivíduos, entidades ou processos não autorizados expressamente.
  • Integridade: salvaguardar a informação na sua exatidão e completude, tal como foram criados ou recebidos.
  • Disponibilidade: sistemas e informações pertencentes ao ecossistema do Mercado Bitcoin devem estar disponíveis para seus clientes, parceiros e colaboradores.

Bernardo Srur, Head de Compliance do MB, falou um pouco de como funciona a sua área, assita abaixo:

Você sabia que regularmente postamos dicas e informações relevantes em nossa página no Facebook? O Mercado Bitcoin é a exchange ideal para quem procura liquidez, segurança e atendimento humano.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.