Conheça as novas criptomoedas que chegaram no Mercado Bitcoin
Criado em 26/05/2022 - Atualizado em 25/08/2021
6 minutos 40 segundos de leitura
Criado em 26/05/2022 - Atualizado em 25/08/2021
6 minutos 40 segundos de leitura
Sabemos o quanto importante é ter uma ampla listagem de ativos disponíveis para negociação, porém, nossa prioridade é sempre a segurança. Por isso, antes de adicionar criptomoedas no Mercado Bitcoin, existe um processo de aprovação criterioso visando minimizar riscos para nossos clientes.
Sendo líderes em volume e número de usuários no país, temos a responsabilidade de trazer ativos com alta liquidez, ou seja, elevado volume de negociação. No entanto, estamos sempre atentos às novidades da economia digital, além de escutarmos as demandas de nossos usuários.
Por esse motivo, estamos iniciando a negociação de 7 novas criptomoedas em nossa plataforma, e abaixo você irá encontrar uma breve explicação de cada uma.
Se você ainda não sabe o que são criptomoedas, siga este outro artigo onde explicamos seu funcionamento e razão de existir.
As corretoras de criptomoedas são conhecidas como exchanges, cuja tradução literal é “troca”, pois intermedeiam negociações entre seus clientes. Através dos contratos programáveis, ou smart contracts, foi possível criar mecanismos automatizados para negociação de criptoativos.
As exchanges descentralizadas (DEX) surgiram na rede Ethereum, e oferecem trocas entre diferentes criptomoedas, no entanto, sem compra ou venda através de valores fiduciarios. Em resumo, sem depósitos e saques em Reais, dólares, ou Euros.
No vídeo abaixo, Carol e Kaká da @usecripto explicam como funcionam as exchanges descentralizadas:
Para utilizar a plataforma SushiSwap na rede Ethereum, é necessária uma carteira (wallet) capaz de interagir com esses smart contracts, dentre as quais se destacam MetaMask, WalletConnect, e TokenPocket.
Em resumo, a rede possibilita criar “serviços de validadores”, com diferentes mecanismos de consenso e regras de produção de novos blocos.
Para utilizar a rede OMG Network, os usuários são obrigados a pagar taxas aos validadores na moeda OMG. Em 19 de agosto a equipe desenvolvedora lançou uma versão de testes de uma nova implementação, denominada Boba Network.
Vamos imaginar um smart contract de uma exchange descentralizada (DEX) para intermediar a troca entre dois criptoativos. Como este processo consegue verificar a cotação justa?
O segredo é o oráculo, esse intermediário que importa e exporta dados fora doblockchain, o registro de transações públicas da criptomoeda. Por exemplo, o sistema pode consultar alguma DEX, ou um agregador de cotações, como o CoinGecko.
Além de criar essa “ponte” de dados, cabe ao oráculo estabelecer sistemas para evitar erros, seja por falta do sinal, ou até mesmo uma entidade buscando manipular determinado resultado.
Embora a líder absoluta de oráculos seja a Chainlink, o Band Protocol tem buscado se estabelecer através de reconhecidos provedores de dados.
O segredo do projeto é a utilização de capacidade inutilizada de centros computacionais (data centers), sem necessidade de grande poder de computação, pois esse processamento é feito pelos oráculos.
Desse modo, o token ANKR funciona tanto para a governança, quanto no pagamento das taxas de serviço computacional, transações, e pagamento pelos dados fornecidos via API.
Se você já se aventurou no universo de finanças descentralizadas (DeFi), provavelmente já escutou sobre o risco de descasamento de garantia, conhecido como “impermanent loss". Ao prover liquidez para uma DEX, é possível que uma mudança brusca na cotação dos ativos que compõem a cesta (pool) tragam perdas para os depositantes.
Quer virar um expert em finanças descentralizadas? Veja no vídeo abaixo como funciona e para que serve o DeFi.
Você provavelmente sabe o que é Bitcoin, a maior e mais antiga criptomoeda, o projeto que finalmente resolveu o problema do “gasto duplo”, impedindo que o mesmo item digital seja encaminhado para duas pessoas.
Embora ambos utilizem o Blockchain, não é possível movimentar moedas de Bitcoin na rede Ethereum, que oferece aplicações descentralizadas. Isso porque o Bitcoin optou por deixar sua camada base o mais simples e funcional possível, garantindo que qualquer usuário consiga armazenar e validar todo o registro histórico de forma simples e sem custos.
Inicie sua jornada nas finanças digitais ainda hoje! Veja como comprar Bitcoin de forma simples e rápida, na exchange mais segura do Brasil, o Mercado Bitcoin. Aproveite para conhecer nossas novas criptomoedas, e confira por que somos líderes no país.