Dicas para ganhar dinheiro com Bitcoin

É muito comum alguém iniciar no Bitcoin com expectativas de ganhar dinheiro, e rápido. Afinal, não é toda classe de ativo que consegue retornos de 100% ou mais em uma única semana. O problema é que além das expectativas de ganhos irreais, surgem os golpistas, pessoas que se aproveitam do desconhecimento da população, com promessas de dinheiro fácil.

Precisamos deixar claro que não existe uma forma de ganhar dinheiro sem trabalhar, sem risco, sem esforço, ainda mais em um curto espaço de tempo. É possível sim obter sucesso seja fazendo trade - efetuando compras e vendas - trabalhando em troca de Bitcoin, ou até mesmo atuando em empresas do ecossistema.

Em linhas gerais, recomendamos aos clientes que desconfiem de qualquer promessa de rendimento fixo em Bitcoin e criptomoedas. Isto inclui as opções binárias, grupos de sinais, robôs de trade automatizados, e até mesmo plataformas de empréstimo. Isso não quer dizer que não existam empresas sérias neste segmento, porém há sempre algum risco que deve ser analisado com calma.

Ficou curioso? Acompanhe conosco este artigo e aprenda as mais diversas formas de se ganhar dinheiro com Bitcoin, além de dicas importantes para fugir de falsas promessas.

Ganhando dinheiro através do trade ou hold

As formas mais comuns e que mais dependem da própria capacidade do investidor, são trade - efetuar compras e vendas visando o lucro - além do hold, que significa segurar, ou manter o investimento por um longo período. Por conta de sua característica não-inflacionária, além da segurança e agilidade para armazenar valores e realizar remessas internacionais sem intermediários, existe uma crescente demanda pelo Bitcoin.

Parte dos investidores prefere realizar movimentos de curto e médio prazo, seja através do daytrade, buscando oscilações intra-diárias na cotação, ou swing trade, buscando tendências que podem durar dias ou algumas semanas. Há ainda os traders que atuam como arbitradores ou market makers, negociando eventuais disparidades nas cotações entre as exchanges.

Não há uma fórmula mágica, sendo possível manter carteiras de investimento de longo prazo, enquanto um montante separado é utilizado para giro, ou negociações mais frequentes. O fato é que o potencial do mercado de criptomoedas é enorme, e mesmo após uma alta de 1.270% desde 2017, o Bitcoin não totaliza nem 2% da capitalização de mercado do ouro, por exemplo.

Deseja se aprofundar na função do trader profissional e entender as diferentes formas de atuação? Clique aqui para descobrir como alcançar sucesso no mercado financeiro.

Dicas importantes para os traders de Bitcoin

O Mercado Bitcoin elaborou um vídeo bem didático com dicas práticas para quem está iniciando no trade de criptomoedas, ou deseja conhecer fontes de informação para melhorar seus resultados. Isso inclui os tipos de ordens que podem ser utilizados para comprar ou vender, além dos diferentes perfis de traders.

Dicas para trade de criptomoedas - Youtube

Plataformas de empréstimo

No mercado tradicional, é possível alugar ações de empresas, ou até mesmo emprestar seu dinheiro para o banco através de um Certificado de Depósito Bancário (CDB). Desta forma o investidor consegue obter uma remuneração pelo hold, ou manutenção do investimento.

Ao longo dos anos surgiram algumas plataformas em criptomoedas que replicam esta estratégia. Este serviço permite que pessoas e empresas peguem Bitcoins emprestados, seja para fazer trades alavancados, ou deixá-los de garantia em troca de stablecoins por um período. Desta forma, é possível remunerar quem deixa seus Bitcoins à disposição na plataforma.

Isto é ofertado tanto através de plataformas centralizadas, quanto através do DeFi, as aplicações financeiras descentralizadas. No entanto, deve-se realizar uma análise completa dos riscos de cada plataforma antes de se explorar esta área. Tenha certeza que o retorno só existe quando há alguma exposição à variações negativas.

Freelancer, prestando serviços na rede

Embora seja possível oferecer serviços em sites tradicionais como Fiverr e Upwork, e posteriormente comprar o valor arrecadado em criptomoedas, algumas plataformas oferecem tal intermediação entre prestador de serviço e contratante diretamente em Bitcoin.

Abaixo encontra-se uma lista dos exemplos mais citados nos fóruns e publicações especiais, logo o Mercado Bitcoin se exime de qualquer responsabilidade, nem tampouco possui vínculo com qualquer um destes sites:

Bounty0x.io - receba criptomoedas para entrar em grupos de Telegram, dar likes/shares em redes sociais, escrever conteúdo sobre blockchain, entre outros;

Cruptogrind - plataforma similar às tradicionais de freelancer, que engloba desde programação, marketing, vídeo e animação, produção de conteúdo, e afins;

Cryptojobs - classificados de empregos na área de criptomoedas, incluindo trabalhos remotos;

CoinBucks - ganhe Bitcoin por instalar e promover apps de celular, ou responder questionários.

Tome cuidado com golpes e promessa de dinheiro fácil. Este outro artigo dá algumas dicas de como aumentar sua segurança na internet, e em especial, proteção de senhas de acesso.

Mineração

O processo de mineração é responsável por validar as transações, para em seguida registrá-las no blockchain, este banco de dados público e descentralizado. Algumas criptomoedas necessitam de equipamentos especializados, denominados ASICs, porém outras são mineráveis através de CPU ou placas de vídeo.

A mineração consome uma grande quantidade de energia elétrica, portanto só é rentável em regiões com baixo custo de eletricidade. No Brasil, por conta dos impostos e alto custo tarifário da energia elétrica e de importação de equipamento, a mineração não vem sendo rentável.

Alertamos os leitores para o vasto número de sites e empresas que afirmam fazer mineração na nuvem, ou seja, alugando seus datacenters. Ao longo dos anos descobriu-se que a vasta maioria não honrava os contratos após algum tempo, ou haviam sublocado uma operação de terceiros e em seguida desapareciam. Muita cautela caso queira se aventurar nesta área!

Conclusão

Fuja de promessas de dinheiro fácil, e certifique-se da idoneidade dos destinatários de suas transferências de criptomoedas, pois tais transações são irreversíveis. Há diversas pessoas e grupos que fingem realizar premiações, sorteios e programas de recompensa exigindo depósitos para inscrição ou similar.

A melhor maneira de ganhar dinheiro com Bitcoin é trabalhando e economizando gradualmente, comprando no Mercado Bitcoin todos os meses em que houver sobra de caixa.

Aos que desejam ganhar dinheiro no trade, recomendamos estudo, cautela e dedicação. Não acredite em histórias de gente que ganhou dinheiro em Bitcoin de forma fácil e sem risco.

Cadastre-se agora mesmo na maior exchange de criptoativos da América Latina, o Mercado Bitcoin. Tenha acesso ao ambiente de negociação mais seguro e com liquidez de Bitcoin, Ethereum, Ripple, Litecoin, BCash, além da stablecoin USD Coin.

Post anteriorPróximo post