Entenda como funciona o pagamento dos precatórios do Estado do Rio de Janeiro

Recentemente, começamos a trabalhar com novos ativos alternativos, abrindo a possibilidade para que qualquer cliente negocie unidades de tokens que representam cessões parciais de precatórios (PRK). Já fizemos 4 lançamentos de tokens de precatórios, que nada mais são do que dívidas judiciais do Poder Público, com excelentes resultados de comercialização e recepção de mercado.

Dados históricos indicam que o Estado do Rio de Janeiro está pagando os precatórios com 2 anos de atraso em relação à entrada do mesmo no orçamento estadual. Ou seja, precatórios do orçamento de 2017 começaram a ser pagos em janeiro de 2019.

Os precatórios devem ser pagos segundo a sequência cronológica de expedição e o tipo de precatório. Os precatórios do PRK04 são alimentares e, por isso, possuem prioridade de pagamento sobre os precatórios comuns.

Através do número do processo do precatório é possível consultar e avaliar a condição do precatório no TJ-RJ. O Tesouro do Estado do Rio de Janeiro disponibiliza uma lista de precatórios pendentes, onde constam os 5 precatórios tokenizados, e vemos que o primeiro precatório foi orçado para o ano de 2017.

O pagamento esperado para o ano que vem traz um retorno parcial rápido ao comprador e diminui o risco de liquidez da operação. Estima-se que os demais precatórios sejam pagos em aproximadamente 3 anos. Abaixo temos o detalhamento do token MBPRK04, composto por cinco precatórios alimentares do Estado do Rio de Janeiro:

Entenda como funciona o pagamento dos precatórios do Estado do Rio de Janeiro

Também cabe destacar que nossa plataforma permite a negociação dos tokens (criptoativos), permitindo que os ativos sejam vendidos para outras pessoas, ou seja, você não precisa esperar o prazo de pagamento para obter liquidez. Enquanto esta funcionalidade não estiver disponível, garantimos a recompra dos tokens pelo seu preço de custo. Aproveite para se cadastrar em nossa plataforma e realizar a compra dos tokens de precatório.