Entenda como funcionam os tokens de consórcio

Os chamados ativos alternativos, como crédito privado, precatórios, ou cotas de consórcio, estavam, há até pouco tempo atrás, disponíveis apenas para investidores qualificados, ou para aqueles que possuem grande capital disponível. O objetivo do MB Digital Assets é justamente democratizar o acesso a esses ativos alternativos, que oferecem um retorno que pode chegar a 200% do CDI.

Depois do lançamento dos precatórios, o mais novo ativo ofertado pelo MB digital Assets é o token de consórcio.

As cotas de consórcio

Um consórcio é um grupo de pessoas com um objetivo de compra em comum, que se unem para reduzir o custo de financiamento para cada uma delas. Os participantes pagam parcelas mensais, e os recursos levantados são utilizados para a aquisição do bem ou serviço desejado. A ordem na qual os participantes terão acesso a esse bem ou serviço, ou seja, a contemplação da cota, é definida por sorteio ou lance.

Como funciona o token de cota contemplada de consórcio

Os tokens de consórcio (MBCONS01) são representativos de uma cota já contemplada. Por regulamentação do Banco Central do Brasil, o cotista pode solicitar o resgate de seus créditos em dinheiro e o valor deve ser pago em até 180 dias.

Quando o pagamento for recebido pelo Mercado Bitcoin, que é o proprietário das cotas, os recursos serão distribuídos aos detentores dos tokens, através da recompra dos tokens.

Cada token é originalmente vendido por R$100. O retorno de cada token depende das características do grupo da cota de consórcio, como a taxa de correção dos créditos que é vinculada ao CDI. No caso do MBCONS01, o preço esperado do no momento do pagamento R$103,61, o que significa um retorno de 8,9% ao ano, ou 2,1x CDI.

O retorno do token de consórcio

O retorno do token é composto por dois fatores:

Desconto no momento da comercialização do token da cota, e a correção do valor do bem subjacente. O desconto é obtido pelo fato de estarmos adiantando um valor que somente seria recebido ao final de grupo.

Correção do valor do crédito. A carta de crédito é corrigido mensalmente pois os recursos são alocados pela administradora de forma a manterem o poder de compra. Em geral são alocados em investimentos de baixo risco e alta liquidez com rendimento atrelado ao CDI.

Vantagens do token de consórcio

Mercado secundário

Além disso, se o investidor precisar vender sua posição antes do vencimento por qualquer motivo, existe um mercado secundário para negociação dos tokens. Da mesma forma, existe a opção do investidor aumentar sua exposição a um token a qualquer momento até seu vencimento.

Retorno

O retorno anualizado do MBCONS01 é de 8,9% a.a., ou 2,1x do CDI no Cenário Base de retorno. No Cenário Conservador considera-se um atraso no pagamento em dinheiro do crédito devido.

Na tabela abaixo vemos como esse retorno se compara com outras aplicações de renda fixa:

Prazo

Os tokens de consórcio possuem um prazo de investimento curto, de 5 a 6 meses. Assim, o investidor fica menos exposto ao risco de um aumento na taxa de juros, e consegue realizar seu retorno integral em um prazo relativamente curto.

Comece hoje mesmo a sua compra e venda de tokens de ativos reais com o Mercado Bitcoin.

Post anteriorPróximo post