Entenda como funcionam os tokens de consórcio.

Lançamentos

O Mercado Bitcoin já realizou um lançamento de token de cotas contempladas de consórcio que foi um sucesso. Sua liquidação aconteceu no dia 07 de julho de 2020 com um retorno de aproximadamente 2,57%¹ em 5 meses para os seus clientes .

Agora, lançamos o segundo token representativo de cota de consórcio contemplada. Dessa vez, a oportunidade é composta por 8 cotas de consórcio de 3 administradoras distintas.

Além disso, tem o potencial de retorno de 8,9% anualizado, no cenário-base de pagamento em 5 meses. Se quiser ter acesso a mais detalhes, acesse os detalhes financeiros da oportunidade .

As cotas de consórcio

Um consórcio é um grupo de pessoas com um objetivo de compra em comum, que se unem para reduzir o custo de financiamento para cada uma delas.

Os participantes pagam parcelas mensais, e os recursos levantados são utilizados para a aquisição do bem ou serviço desejado. A ordem na qual os participantes terão acesso a esse bem ou serviço, ou seja, a contemplação da cota, é definida por sorteio ou lance.

Como funciona o token de cota contemplada de consórcio

Os tokens de consórcio (MBCONS02) são representativos de uma cota já contemplada.

Por regulamentação do Banco Central do Brasil, o cotista pode solicitar o resgate de seus créditos em dinheiro e o valor deve ser pago em 180 dias.

Quando o pagamento for recebido, os recursos serão disponibilizados aos detentores dos tokens, através da liquidação dos ativos digitais MBCONS02.

Cada token é originalmente vendido por R$100.

O retorno de cada token depende das características do grupo da cota de consórcio, como a taxa de correção dos créditos que é vinculada ao CDI.

No caso do MBCONS02, o preço esperado no momento do pagamento R$103,63; o que significa um retorno de 8,9% ao ano¹, ou 4,3x CDI.

O retorno do token de Consórcio

O retorno esperado do token possui dois componentes:

  1. Desconto sobre o valor do crédito: o proprietário da cota contemplada de consórcio tokeniza suas cotas para antecipar o recebimento do crédito das cotas. Para fazer isso, ele concede um desconto com o objetivo de viabilizar a operação, de forma que o comprador do token obtenha um ganho ao manter sua posição no token.

  2. Correção do crédito da cota contemplada: administradora aloca os créditos das cotas contempladas em ativos seguros enquanto o cotista não utilizar o crédito para comprar o bem ou realizar o resgate dos créditos, sendo esse crédito repassado ao titular da cota. Em geral, são ativos mais seguros, com liquidez, porém de baixo retorno. Esta correção inicia na contemplação da cota e cessa na data de solicitação de resgate dos créditos.

Vantagens do token de consórcio

Mercado secundário:

Além disso, se o cliente precisar vender sua posição antes do vencimento por qualquer motivo, existe um mercado secundário para negociação dos tokens. Da mesma forma, existe a opção do cliente aumentar sua exposição a um token a qualquer momento até seu vencimento.

Retorno:

O retorno anualizado do MBCONS02 é de 8,9%¹, ou 4,3x do CDI no Cenário Base de retorno. Repare que mesmo apresentando o retorno anualizado, os tokens de consórcio possuem um prazo de investimento curto, de 5 a 6 meses.

Na tabela abaixo vemos como esse retorno se compara com outras aplicações:

Os chamados ativos alternativos, como precatórios, ou cotas de consórcio, estavam, há até pouco tempo, disponíveis apenas para investidores sofisticados, ou para aqueles que possuem grande capital disponível.

O objetivo do MB Digital Assets é justamente democratizar o acesso a esses ativos alternativos, que oferecem um alto retorno.

Quer saber mais?

Acesse:O que são ativos alternativos?

Ainda tem dúvidas sobre tokens de consórcio? Entre em contato com a equipe de suporte do Mercado Bitcoin, a maior exchange da América Latina e a primeira a oferecer ativos alternativos.

Disclaimers:

  1. As estimativas de retorno, elaboradas com base nas informações disponíveis no momento do lançamento da oportunidade, no valor inicial determinado pelo detentor do ativo e nas regras de correção previstas para Crédito de Cotas de Consórcio, são meramente ilustrativas e não constituem garantia por parte do Mercado Bitcoin e/ou por qualquer empresa de seu grupo.
  2. A possibilidade de comprar e vender ativos a qualquer momento é sujeita à existência de pessoas interessadas em comprar e vender tais ativos, não sendo assegurada a liquidez do ativo, a existência desse mercado, ou de pessoas interessadas em negociar os ativos.
  3. Projeção com base em informações do Banco Central do Brasil em 29 de junho de 2020.

Post anteriorPróximo post