Ethereum Hard Fork — Constantinopla

Constantinople (ou “Constantinopla”, nome da antiga capital do Império Romano, em inglês) é o nome dado ao mais recente conjunto de atualizações propostas para a rede do Ethereum. Essa ação é um passo definido no roadmap do projeto com a intenção de preparar a migração do sistema, que hoje é baseado no PoW (Proof-of-Work), para PoS (Proof-of-Stake). Essa implementação será realizada através de um hard fork, ou seja, as mudanças não serão compatíveis com as versões anteriores e exigirá que os participantes que rodam o software do Ethereum façam uma atualização. A realização destas atualizações foi prevista inicialmente para o final de 2018, mas testes realizados com as novas implementações encontraram falhas que precisaram ser corrigidas pelos desenvolvedores do projeto. Após essas correções um novo prazo foi divulgado: bloco 7.080.000, previsto para ser minerado entre os dias 15 e 16 de janeiro de 2019. Esse hard fork irá implementar os chamados EIPs, ou Ethereum Improvement Proposals (“Propostas de Melhoria do Ethereum”, em português). Essas propostas são feitas por desenvolvedores da rede e, como o nome diz, pretendem melhorar algum aspecto da tecnologia. No caso dos EIPs propostos para o Constantinople, não há impacto para a experiência dos usuários que depositam e sacam criptomoedas no Mercado Bitcoin, uma vez que o foco dessas melhorias são os desenvolvedores e mineradores. Para entender mais o que são essas mudanças, segue um resumo de cada uma delas com o link para suas respectivas especificações técnicas (em inglês).

EIP 145: introduz um novo método de processamento de informações conhecido como bitwise shifting. EIP 1014: otimiza o funcionamento de soluções de escalabilidade como state channels e transações “off-chain”. EIP 1052: otimiza a execução de uma grande quantidade de códigos na rede. EIP 1234: reduz a recompensa de cada bloco de 3 ETH para 2 ETH e adia o difficulty bomb em 12 meses. EIP 1283: otimiza os custos de armazenamento em smart contracts (contratos inteligentes).

O que são state channels e transações off-chain?

State channel é um tipo de solução de escalabilidade baseado em transações “off-chain”, ou seja, transações que são realizadas fora do blockchain, mas que possuem “lastro” em transações realizadas nele, permitindo a realização de milhares de transações por segundo de forma segura e com baixo custo.

O que é o difficult bomb?

Difficulty bomb é um componente presente no algoritmo de consenso do Ethereum que aumenta o tempo que os mineradores demoram para criar um bloco válido na rede. O objetivo desse mecanismo é criar um desincentivo econômico para os mineradores, reduzindo suas receitas, e incentivar a migração para o novo algoritmo de consenso, que é o PoS (Proof-of-Stake).

As melhorias presentes no Constantinople não mudam o algoritmo de consenso do Ethereum de PoW (Proof-of-Work) para PoS (Proof-of-Stake), mas preparam a rede para que essa mudança ocorra de maneira mais eficiente no futuro. Essa migração total ainda não tem uma data definida.

Posicionamento do Mercado Bitcoin

O Mercado Bitcoin está alinhado com o roadmap do Ethereum e vai suportar o hard fork do Constantinople, atualizando seu software para a versão que contém os EIPs propostos pelos desenvolvedores do projeto.

Todo hard fork tem o potencial de criar uma nova criptomoeda, caso os participantes da rede não entrem num consenso sobre a adesão das melhorias propostas. No caso do Constantinople, há um consenso da grande maioria dos participantes sobre sua adesão e isso diminui bastante a chance da rede se dividir. Por isso, não há a expectativa da criação de uma nova criptomoeda após esse hard fork. De qualquer forma, não está em nosso roadmap listar uma eventual criptomoeda nova ou disponibilizar o seu saldo correspondente na plataforma.

De olho na segurança, nossa prioridade sempre, estamos prevendo pausa nos envios e recebimentos de Ethereum com até 1 hora de antecedência ao hard fork, a ser confirmado nos próximos dias. Essas operações serão retomadas após que se verifique a estabilidade, normalização e segurança da rede. As negociações (trade) continuarão funcionando normalmente. Acompanhe nossas redes sociais! Informaremos nossos usuários em nossos canais de comunicação sobre qualquer nova informação relevante sobre o Constantinople e seus desdobramentos, intensificando o compromisso com a transparência e confiança em nossa plataforma.

Post anteriorPróximo post