Educação

A importância da gestão financeira e de investimentos

Criado em 27/01/2022 - Atualizado em 27/01/2022

5 minutos de leitura

A importância da gestão financeira e de investimentos

As finanças pessoais merecem cuidado especial, pois quem não dá a devida atenção ao próprio dinheiro, pode acabar sofrendo com dívidas, gastos desnecessários e não tendo recursos para planejar o futuro.

É por isso que a gestão financeira e dos investimentos é tão importante. Ela é um caminho para definir estratégias que ajudam na tomada de decisões para alcançar os objetivos e evitar os problemas relacionados ao dinheiro.

Entenda neste artigo, feito em parceria com a ParMais, o que é e qual a importância de ter uma boa gestão financeira e dos investimentos.

O que é gestão financeira?

mulher-segurando-chaves%20%281%29

A gestão financeira diz respeito ao acompanhamento e conhecimento dos gastos, das rendas e do patrimônio com a finalidade de ter um planejamento para tomar as melhores decisões de como gastar e investir o seu dinheiro.

Resumidamente, é um controle de tudo o que você ganha e gasta mensalmente, o que permite ter uma boa noção da quantidade de dinheiro que você tem, gasta e quanto sobra para possíveis investimentos.

Como fazer uma boa gestão financeira?

O primeiro passo é registrar as contas que devem ser pagas todo mês, pois é onde você vai conseguir visualizar todos os gastos fixos.

Os próximos passos são:

  • Registrar todas as transações
  • Não esqueça das despesas anuais
  • Tenha metas e objetivos claros
  • Faça uma reserva de emergência
  • Invista

Vamos entender cada um deles.

Registrar todas as transações

Há gastos que são variáveis, como alguns tipos de lazeres, gastos com combustível, refeições fora de casa, etc. Tente anotar tudo.

Não esqueça das despesas anuais

A gestão financeira também deve observar gastos anuais - como IPTU, IPVA, seguros, entre outros - dos quais não há como fugir.

mulher-calculando-investimento

Tenha metas e objetivos claros

Se o seu sonho é comprar um imóvel, viajar, fazer cursos ou uma grande festa de casamento, por exemplo, saiba que eles podem ser viabilizados com uma boa gestão financeira. Para isso, defina seus objetivos de curto, médio e longo prazos e mantenha o foco para realizá-los.

Faça uma reserva de emergência

Imprevistos podem acontecer, porém, podem ser contornados com uma quantia específica destinada especialmente para casos de contratempos.

Invista

Pense no seu futuro e faça seu dinheiro trabalhar para você. Para isso, estude, pesquise ou busque auxílio de profissionais para fazer investimentos que estejam de acordo com seus objetivos e momento de vida.

Para realizar uma gestão financeira e de investimentos, você pode contar com o serviço de uma gestora de investimentos. Nela encontram-se profissionais especializados que podem facilitar a gestão do seu dinheiro e investi-lo de modo que você tenha ganhos reais.

O que é uma gestora de investimentos?

As gestoras de investimentos atuam no mercado financeiro administrando o patrimônio das pessoas. Elas buscam fazer essa administração de forma inteligente e adequada ao perfil de investidor de cada um.

Como é o trabalho de uma gestora de investimentos?

mulheres-conversando

A gestão realizada por essas empresas especializadas pode se dar de duas formas. Uma delas é por meio de fundos de investimento – com características bem definidas para cada público alvo.

Outro modo de operação se dá pelas carteiras administradas, onde o investidor aplica o recurso e a gestora realiza a análise e a alocação nos melhores investimentos, buscando o melhor retorno, de acordo com o perfil e estratégia do cliente.

Além disso, a gestora também tem o papel de realizar o acompanhamento desses investimentos, podendo rebalancear os ativos - reduzindo ou tomando riscos - de acordo com o momento do mercado ou de vida do cliente.

Nesse sentido, a gestora deve pensar na sua carteira de investimentos com foco na maximização de resultados e diminuição das perdas.

Conheça a gestão de investimentos da ParMais

A ParMais é referência em gestão financeira e de investimentos, é focada em escolher as melhores opções de investimentos e montar um portfólio personalizado para cada cliente.

Dessa forma, a equipe de gestão da ParMais acompanha o desempenho das carteiras e executa as movimentações necessárias, buscando alcançar o objetivo do cliente ou reposicionar o portfólio para eventuais mudanças de cenário.

Conclusão

A gestão financeira e dos investimentos é muito importante pois serve como caminho para você definir as suas estratégias e tomar decisões.

Nesse sentido, entender de forma clara como funciona uma gestora de investimentos também é muito importante, pois ela poderá auxiliar na gestão dos seus investimentos.

Se você estiver interessado em dar o primeiro passo em direção a uma gestão financeira e de investimentos, comece fazendo a BIO Financeira.

A BIO Financeira é uma ferramenta gratuita criada pela ParMais que permite uma análise geral de como está a sua vida financeira, levando em conta seu momento de vida, perfil comportamental, finanças e patrimônio.

Com o resultado da BIO, também é entregue um planejamento financeiro estratégico para você dar os primeiros passos rumo à sua organização financeira.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.