Educação

Golpes financeiros e pirâmides, como evitar?

12/01/2021

5 minutos e 47 segundos de leitura

Golpes financeiros e pirâmides, como evitar?

É comum encontrarmos notícias de golpes financeiros e pirâmides que atingiram a casa das dezenas ou centenas de milhões de reais. Quando o esquema chega ao fim, é fácil concluir que a operação era suspeita, ou que a equação risco - retorno não fazia sentido.

No entanto, a situação muda quando você fica sabendo de conhecidos que conseguiram resgatar seus depósitos e ainda obtiveram lucro. Ou pior, quando já se passaram alguns meses, ou anos, e não há sinais de reclamação dos usuários.

A principal causa dessa falta de notícias é o desconhecimento da população, especialmente sobre operações de criptoativos, moedas, robôs de trade e opções. Em contrapartida, os golpistas sabem que é necessário sustentar a farsa, e acabam, de fato, oferendo ganhos no início do esquema para iludir os investidores e conseguir depósitos maiores mais adiante.

Deste modo, algumas operações utilizam empresas de fachada, ou conseguem se passar por entidades reconhecidas sem levantar suspeitas. Já o investidor, munido de poucas opções para verificar a autenticidade dos dados, acaba vencendo seu próprio medo, e cede à pressão de conhecidos que conseguiram lucrar na operação.

Por este motivo, o Mercado Bitcoin sente-se na obrigação de trazer ferramentas para auxiliar nossos seguidores e clientes a identificar golpes financeiros. Acompanhe com a gente!

Todo golpe financeiro é uma pirâmide?

Não. Embora a pirâmide seja a estratégia mais adotada por golpistas, é comum encontrarmos falsos profissionais. Deste modo, criam empresas com presença física, funcionários e sistemas de cadastro que imitam instituições renomadas. Outra estratégia utilizada pelos golpistas é tentar se passar por consultores financeiros, representantes, ou assessores de investimento.

No entanto, na maioria dos casos não há absolutamente nenhum vínculo desta empresa de fachada com os grandes bancos e corretoras. O uso da marca, inclusive a autorização da CVM e demais órgãos competentes é forjado, ou a empresa é criada com um nome parecido, de forma a ludibriar investidores.

Deste modo, não é correto afirmar que todo golpe financeiro é uma espécie de pirâmide. Assim sendo, mesmo que não exista uma promessa de retorno muito acima da média, ou bonificação por indicações, é possível que a oferta de investimento seja uma armadilha.

Quais os indícios de golpe financeiro?

Na hora de fazer o investimento, seu dinheiro deve ser transferido, obrigatoriamente, para a empresa com o mesmo CNPJ proposto. Em nenhuma hipótese envie recursos para intermediários ou pessoas físicas. Isto vale para qualquer operação financeira, seja ela envolvendo imóveis, criptomoedas, fundos de investimento, ou qualquer outro ativo. Se houver insistência por parte do intermediário, fique alerta.

Em seguida, deve-se consultar o CNPJ da empresa na base cadastral da CVM. Lá você irá encontrar a situação do registro de administradores, gestores, fundos, bancos, agentes autônomos, cooperativas de crédito, distribuidoras de valores e similares.

Por último, recuse toda e qualquer oferta que tenha uma data limite curta para tomar a decisão. Os golpistas também gostam de pressionar informando que não há mais vagas e que é necessário entrar em lista de espera. Outro método muito utilizado é o envio de comprovantes de resgate de outros clientes, que, na realidade, são parceiros de negócio.

Em resumo, o fato da empresa ou oferta financeira existir há mais de um ano, ou de determinado número de clientes ter conseguido resgatar tudo não é garantia de honestidade ou legitimidade.

Acompanhe aqui como melhorar sua segurança digital, especialmente nas transações envolvendo criptoativos.

Escritório físico e empresa registrada trazem segurança?

Não. A princípio, o fato deste intermediário, seja ele pessoa física ou jurídica, possuir um escritório com diversos funcionários, ou até mesmo o mesmo nome da matriz em seu registro comercial, não traz nenhuma segurança.

Não há nada que impeça alguém de abrir uma empresa chamada “Santander Participações e Investimento”, até porque Santander é o nome de uma cidade na região de Cantábria, na Espanha.

Deste modo, só considere informações que você mesmo possa verificar por conta própria. Ou seja, enviando um e-mail ou entrando em contato pelo atendimento via chat da matriz da empresa em questão.

Não aceite informações recebidas através de e-mail, Whatsapp ou redes sociais de fontes que não possam ser autenticadas. Em caso de dúvidas, entre em contato com o atendimento ao investidor da CVM, ou através do “Fale Conosco” da Anbima, a Associação das Entidades do Mercado Financeiro.

O mesmo é válido para entidades estrangeiras, gestoras ou fundos de investimento internacionais. Entre em contato diretamente com os números de telefone e e-mail informados no site da matriz.

Todo golpe promete rentabilidade garantida?

Não. Este é outro mito que acaba prejudicando muitas pessoas. Os golpistas evoluem, portanto, sabem que não adianta mais ofertar ganhos fixos de 10% ou mais ao mês. Deste modo, é comum ver promessas de ganho variáveis, embora usualmente superiores até aos 4% ao mês obtidos pelos melhores gestores profissionais do país.

Abaixo temos os líderes no ranking de retorno dos fundos multimercados, de acordo com a InfoMoney. Cabe lembrar que estas são exceções, ganhos muito acima da média da indústria. A prova disto é que nenhum dos exemplos citados conseguiu manter o ritmo, ou seja, um ganho de 300% no período de 36 meses.

fundos multimercados

Existem golpes utilizando Bitcoin e criptomoedas?

Sim, da mesma forma que famosos golpes no passado se disfarçavam de investimento em boi gordo, créditos de ligações na internet, avestruz, e passe de jogadores de futebol. Ou seja, muda o discurso de venda, porém o golpe é o mesmo.

O fato do representante possuir efetivamente a escritura de uma fazenda, ou maquinário de mineração de criptomoedas, não torna a atividade lícita. A honestidade da empresa ofertante, e o grau de confiabilidade no retorno depende da segurança jurídica do negócio.

No caso do Bitcoin e criptomoedas, por conta do desconhecimento do grande público, muitos acreditam que seja possível obter retornos diários ou semanais no trade. Na prática, a negociação de criptomoedas e de ações de empresas listadas em bolsa é semelhante.

Em resumo, não é possível obter uma previsibilidade dos retornos de renda variável. Isso independe se há utilização de robôs, opções, ou contratos futuros. Se realmente existisse uma estratégia vencedora no médio e longo prazo, bastaria a pessoa se alavancar através de empréstimos bancários de curto-prazo.

Mercado Bitcoin é seguro? Mercado Bitcoin é confiável?

O Mercado Bitcoin é a maior corretora de moedas digitais da América Latina, com mais de dois milhões de clientes. Contamos com os mais avançados recursos de segurança e prevenção à fraude, incluindo Verificação em Duas Etapas (2FA) e palavra segura para acessar suas contas e realizar operações.

Reconhecido internacionalmente, o Mercado Bitcoin é a única exchange nacional a figurar entre as 25 mais confiáveis do mundo, de acordo com o Blockchain Transparency Institute (BTI).

Acompanhe conosco a lista de 10 motivos para comprar criptoativos no Mercado Bitcoin, e entenda de uma vez por todas porque só uma empresa com 7 anos de funcionamento sem intercorrências pode garantir sua segurança.

Procurando dicas para investir em bitcoin e outros criptoativos? Nossa equipe preparou um resumo das principais práticas que todo investidor deve seguir para buscar ganhos de forma segura, dentro do seu perfil de risco.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.