Educação
Investir em Tesouro Direto vs Criptomoedas: Entenda as diferenças
Criado em 26/10/2021 - Atualizado em 26/10/2021
6 minutos de leitura
Educação
Criado em 26/10/2021 - Atualizado em 26/10/2021
6 minutos de leitura
Buscando democratizar os investimentos, o Tesouro Nacional do Brasil, lançou em 2002 um serviço 100% online para compra e venda de Títulos Públicos. Denominado Tesouro Direto, o programa em parceria com a Bolsa de Valores permite aplicações a partir de R$ 30.
A partir desse momento, o pequeno investidor passou a ter o mesmo acesso a esta oferta da dívida pública, considerada o ativo mais seguro do mercado, pois o Tesouro Nacional administra o caixa do próprio governo. Como as criptomoedas competem com a renda fixa? Afinal, o Tesouro Direto garante uma rentabilidade positiva?
O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a Bolsa de Valores para negociação direta dos Títulos Públicos Federais.
O Tesouro Nacional administra o caixa do governo, portanto estes Títulos são considerados os investimentos mais seguros do mercado.
Acompanhe no vídeo abaixo como obter retornos acima da Renda Fixa do Tesouro Direto:
No Tesouro Direto, o investidor escolhe quais Títulos Públicos deseja comprar. Embora a oferta seja feita diretamente pelo Tesouro Nacional, é necessário se cadastrar em uma instituição financeira homologada junto à Bolsa de Valores e aos demais agentes reguladores. É possível verificar a lista diretamente no site do Tesouro Nacional.
Existem basicamente quatro distinções de Títulos Públicos, embora sua negociação ocorra no mesmo formato. A única mudança é o investimento mínimo em cada instrumento, informado diariamente no site do Tesouro Direto.
a) Pré-Fixados sem juros periódicos: juros pagos somente no vencimento, portanto sua rentabilidade é pre-determinada.
b) Pré-Fixados com juros periódicos: similar ao produto anterior, porém o investidor recebe parcelas dos juros até o vencimento do Título.
c) Pós-Fixados sem juros periódicos: rentabilidade paga somente no vencimento, atrelada a algum indicador, por exemplo, inflação IPCA, ou a taxa básica de juros do Banco Central.
d) Pós-Fixados com juros periódicos: parcelas de juros pagas periodicamente, porém reajustada por um indicador.
Através da página “Preços e Taxas” do site do Tesouro Direto, é possível ver a rentabilidade esperada de cada Título Público ofertado. Abaixo temos uma amostra da oferta extraída em 20 de outubro de 2021.
Cabe ressaltar que o IPCA acumulado nos últimos 12 meses é de 10,25%, porém não é possível determinar qual será a inflação nos próximos anos.
É comum o investidor iniciante confundir essa incerteza da taxa com Renda Variável, investimento onde não há nenhuma previsibilidade de retorno. Por exemplo, ao comprar ouro, imóveis, ações de uma empresa listada, ou Euros, não é possível estimar a cotação futura do investimento.
Em suma, o Tesouro Direto é um investimento de Renda Fixa, portanto, para o investidor que mantiver a posição até o vencimento, é possível saber de antemão qual o retorno esperado.
O investidor pessoa física consegue realizar a operação de compra e venda dos Títulos Públicos no site ou aplicativo do Tesouro Direto. Para facilitar, alguns bancos e corretoras oferecem sua própria plataforma de negociação, embora a negociação ocorra diretamente entre o investidor e o Tesouro Nacional.
São basicamente 4 passos que devem ser seguidos para se investir no Tesouro Direto.
É importante lembrar que diariamente o Tesouro Nacional oferece a compra e venda de Títulos Públicos no Tesouro Direto por um preço fixo para aquela data. Ao contrário do mercado de ações, por exemplo, não é possível escolher um preço para “aguardar” na fila de ofertas.
CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário, títulos emitidos por bancos ou instituições financeiras para captar dinheiro das pessoas físicas e empresas poupadoras. Ao contrário do Tesouro Direto, o rendimento do CDB tem como referência a taxa do CDI.
Abaixo listamos algumas das principais diferenças entre as duas aplicações de Renda Fixa.
O investidor do CDB recebe o valor corrigido de juros, somente no vencimento. Algumas instituições oferecem a recompra do Título antes do prazo, porém é normal existir um período de carência ou desconto na recompra.
Criptomoedas são ativos digitais sem um coordenador central, ou seja, não são emitidas por nenhum Banco Central ou governo. Portanto, o valor desses ativos digitais é definido pela oferta e demanda no mercado em dado instante. Justamente por não apresentar uma previsibilidade de retorno, criptomoedas são investimentos de Renda Variável.
Como ganhar dinheiro com criptomoedas? Veja como no vídeo abaixo da @usecripto:
Não é possível estimar qual será o valor de uma criptomoeda dentro de um mês ou alguns anos, justamente por depender integralmente da oferta e demanda dos participantes do mercado em cada momento.
Embora o risco do Título Público seja muito baixo, o mesmo dificilmente consegue manter seu poder de compra ante ativos escassos, especialmente aqueles cotados em moeda forte.
A solução?Diversificar, ou seja, distribuir a carteira em diferentes classes de risco, minimizando perdas em momentos de crise com o Tesouro Direto, porém com exposição em ativos com alto potencial de ganho, como as criptomoedas.