Liberação de Saques e Depósitos de BCH & Ataque Replay

Sobre o hard fork na rede do Bitcoin Cash

No dia 15 de novembro de 2018, 14h40 no horário de Brasília, ocorreu o hard fork na rede do Bitcoin Cash (BCH) conforme previsto no roadmap disponível no site bitcoincash.org. Havíamos informado aos nossos clientes sobre a possibilidade do evento de divisão da rede (chain split) acontecer devido a divergências sobre as atualizações propostas através de postagem em nosso blog. Após os desdobramentos desse hard fork, essa divisão se confirmou e foi gerada uma nova criptomoeda: o Bitcoin SV.

Quando o saque e depósito de Bitcoin Cash (BCH) retornarão?

Nossa equipe técnica e de especialistas estão acompanhando ambas as redes para garantir que é seguro liberar as funcionalidades de saque e depósito de Bitcoin Cash (BCH) dentro da plataforma. Infelizmente há a possibilidade de serem realizados ataques replay entre essas redes, o que pode resultar em perda de fundos dos usuários. Retornaremos com o saque e depósito quando voltar a ser seguro realizar transações em ambas as redes.

O que é um ataque replay?

Quando ocorre uma divisão da rede a partir de um hard fork, duas ou mais redes passam a coexistir tendo um mesmo histórico de transações comum. Ataque replay (replay attack) é o nome dado à possibilidade, após a criação de uma nova criptomoeda a partir de um hard fork, de se realizar uma transação em uma das redes e replicar essa mesma transação na outra rede. Isso é possível porque as transações de Bitcoin Cash precisam de uma assinatura digital para mover os fundos na rede e essas transações são públicas. Isso permite a alguém mal intencionado conseguir ver essa assinatura e replicar ela na rede do Bitcoin SV, gastando o saldo de uma outra pessoa nessa outra rede. Infelizmente, tanto o Bitcoin Cash (BCH) e Bitcoin SV (BSV) não possuem proteção contra esse tipo de ataque.

Possuo Bitcoin Cash (BCH) dentro da plataforma. Eles estão seguros?

Sim! Os usuários que possuem Bitcoin Cash (BCH) em nossa plataforma tem seus fundos seguros porque eles continuam parados em nossas carteiras desde antes do hard fork acontecer, o que torna impossível que eles sejam alvos de ataques replay na rede do Bitcoin SV (BSV). A funcionalidade de negociação continua ativa e qualquer usuário pode comprar e vender Bitcoin Cash (BCH) normalmente em nossa plataforma.

Continuaremos informando nossos usuários pelos nossos canais de comunicação, intensificando nosso compromisso com a segurança e transparência.