Educação

Livros de Educação Financeira Para 2022

29/06/2022

15 minutos de leitura

Livros de Educação Financeira Para 2022

Quando falamos em livros de educação financeira, imediatamente lembramos dos clássicos, escritos por estudiosos e grandes investidores. Afinal, são insubstituíveis as dicas de Warren Buffett, Benjamin Graham, Robert Kiyosaki, e Jorge Paulo Lemann.

No entanto, para a maioria de nós, mesmo aqueles formados em economia e administração, o principal problema são os vícios, a psicologia comportamental. Dominar impulsos, e manter o foco a longo prazo são tarefas que muitas vezes fogem de nosso controle.

Dessa forma, os livros de educação financeira de maior impacto possuem outro foco: o desenvolvimento humano, onde a saúde financeira faz parte de uma rotina mais saudável. Ao invés de simplesmente acumular dinheiro, o objetivo é alcançar uma vida mais equilibrada.

Acompanhe com o Mercado Bitcoin a lista dos 16 livros selecionados por nossos especialistas, que abordam temas do nosso dia-a-dia, ao invés de focar exclusivamente na teoria. São dicas valiosas para quem busca crescimento sustentável e independência financeira.

Por que ler livros sobre investimentos?

Podcasts e canais de YouTube são uma excelente forma de captar a visão pessoal e experiência do autor, que cria um vínculo muito forte com o espectador. No entanto, os livros de educação financeira possibilitam que conceitos mais complexos sejam ilustrados, aprofundados e detalhados.

Além disso, os influenciadores precisam dialogar com um público mais amplo, o que dificulta a criação de conteúdo voltado para determinada área de interesse ou nível de conhecimento.

  • É possível acompanhar o material através de áudio-livros.
  • Ao levar mais tempo para completar o livro, o leitor consegue colocar os ensinamentos em prática aos poucos.
  • Alguns livros de educação financeira oferecem testes, questionários e exercícios complementares, fundamentais para a educação financeira.

Os livros de educação financeira com maior impacto na vida das pessoas vão além de palestras motivacionais ou dicas de investimento. Ou seja, buscam uma mudança comportamental e estimulam o autoconhecimento.

Como iniciar uma educação financeira com livros de investimento e finanças?

Algo de extrema importância ao iniciar sua jornada nos livros de educação financeira é saber que ninguém sai de dívidas ou se torna um multimilionário em pouco tempo. O trabalho, não só o emocional e comportamental, mas também o próprio investimento, é algo que leva anos, usualmente décadas, para maturar.

  • Cursos podem ser uma boa opção, porém ninguém vai fazer o trabalho por você; o livro é usualmente mais barato e eficiente para quem está iniciando.
  • É comum as pessoas pensarem que gastando mais em determinado livro de ou curso vão se “comprometer” mais com o resultado, porém isso é mentira.
  • Ao invés de estudar três escolas ou autores, comece pequeno: escolha um único método e se comprometa com o mesmo por alguns meses.
  • Lembre-se: não é uma competição de quem acaba o livro mais rápido, ou quem leu o maior número de artigos; dê tempo para digerir o conteúdo.

Acompanhe abaixo cinco dicas para iniciantes no universo dos investimentos.

Os 12 livros de educação financeira recomendados para 2022:

A lista não possui uma ordem determinada, pois algumas recomendações focam no aspecto emocional e psicológico, enquanto outras são conselhos e conhecimentos aplicados a determinadas áreas: economia pessoal, investimentos, desenvolvimento pessoal, criptomoedas, estratégias de diversificação, entre outros.

Virada financeira - Patricia Lages

virada-financeira

A jornalista Patricia Lages propõe 25 desafios semanais para ajudar você a organizar suas finanças. São dicas valiosas, transmitidas de forma simples e divertida. Ao invés de almejar o primeiro milhão, este livro de educação financeira foca no equilíbrio financeiro através de atitudes e escolhas. Aprenda a se livrar das dívidas e alcançar a tão sonhada estabilidade.

Orçamento sem falhas - Nath Finanças

orcamento-sem-falhas

Nathália Rodrigues traz humor e um conteúdo acessível para apresentar sua experiência como administradora e orientadora financeira. São dicas práticas sobre cartão de crédito, empréstimos, planejamento, metas, diferenças entre desejo e necessidade, e como se livrar das dívidas através de ferramentas práticas.

Saiba mais para gastar menos - Eliane Toledo

saiba-mais-para-gastar-menos

A autora traz dicas e ferramentas para sair do buraco, de forma sustentável, explicando os conceitos básicos de forma clara e direta. O livro aborda temas como o uso racional do dinheiro, psicologia financeira, renegociação de dívidas, ideal para quem quer economizar. De leitura fácil e nível introdutório, uma excelente opção para quem está iniciando.

A psicologia financeira - Morgan Housel

psicologia-financeira

Engana-se quem acredita que decisões de negócios e finanças pessoais são tomadas de forma matemática ou puramente analítica. Morgan nos mostra casos de sucesso (e fracasso) que refletem a história pessoal e dificuldades enfrentadas por cada indivíduo. Mostra como nossa mente influencia a nossa percepção e tomadas de decisões sobre o dinheiro, investimentos e aplicações.

O futuro do dinheiro - Rudá Pellini

o-futuro-do-dinheiro

Rudá mostra que a revolução do dinheiro está acontecendo, e ela envolve tecnologia e liberdade. Este livro de educação financeira explica de forma didática conceitos de fintechs, blockchain, criptomoedas, e dá exemplos práticos de como investir melhor e diversificar o capital. Se você não quer ficar para trás, essa é sua oportunidade.

O poder do hábito - Charles Duhigg

o-poder-do-habito

O livro nos mostra como os hábitos funcionam, por que são tão poderosos, e como impactam nossa vida pessoal e profissional. O autor vai além mostrando dicas práticas de como “reprogramar” nosso cérebro para buscar maior produtividade e prosperidade fazendo pequenos ajustes.

Como organizar sua vida financeira - Gustavo Cerbasi

como-organizar-sua-vida-financeira

Cerbasi, experiente consultor, mostra como o comportamento dos brasileiros impacta nas questões financeiras. Utilizando uma linguagem simples o autor mostra como dar os primeiros passos na organização financeira, dando ferramentas para qualquer pessoa administrar seu próprio dinheiro.

O padrão Bitcoin - Saifedean Ammous

o-padrao-bitcoin

Este professor de economia de origem grega conta a história do dinheiro, e traz uma discussão importante sobre “moeda forte”. Traz uma narrativa detalhada sobre a teoria monetária e o impacto das políticas públicas na economia. Além disso, este livro de educação financeira deixa claro os benefícios e problemas do “padrão ouro”, e como o Bitcoin resolve isso.

Dinheiro sem medo - Eduardo Amuri

dinheiro-sem-medo

Não importa seu nível de educação: nenhuma escola ou universidade nos ensina como lidar com o dinheiro. Pensando nisso, o consultor financeiro Eduardo Amuri traz um método simples, utilizando casos reais de seus clientes. Nesses 11 exemplos, o autor nos mostra como é possível rever nossa organização financeira sem matemática complexa ou aplicativos caros.

Manual do investidor iniciante - Lucas Rufino

investidor-iniciante

Lucas Rufino, fundador do canal “1 milhão com 30”, responde às perguntas mais frequentes de seu Instagram. Leitura obrigatória para quem está começando a investir, com dicas valiosas utilizando uma linguagem simples. De forma prática e didática, aborda temas de renda fixa, ações, corretoras, fundos, empreendedorismo, e aposentadoria.

Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso - Nathalia Arcuri

me-poupe

Você provavelmente já viu algum vídeo do canal Me Poupe!, um fenômeno no YouTube. Nathália traz dicas práticas e divertidas divididas em 10 etapas para poupar, mesmo ganhando pouco. São experiências de vida e conselhos que servem para qualquer idade ou nível de conhecimento em finanças.

As leis invisíveis do dinheiro - Ricardo Melo

as-leis-invisiveis-do-dinheiro

Ricardo nos mostra como é errada nossa percepção da relação entre o desenvolvimento financeiro e o espiritual. Este livro de educação financeira nos mostra que é preciso se conhecer o que damos valor, e o que precisamos de fato. Só assim é possível desenvolver a estratégia mais adequada para o seu perfil de investidor. Em suma, o objetivo é justamente não se tornar um prisioneiro do próprio esforço.

Não basta ler livros de educação financeira. Dar o primeiro passo na diversificação e investimento em moeda forte exige uma iniciação nas finanças digitais. Por isso, abra sua conta no Mercado Bitcoin hoje mesmo e inicie sua poupança em Bitcoin e criptomoedas.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.