Educação
Livros de Educação Financeira Para 2022
26/05/2022
15 minutos de leitura
Educação
26/05/2022
15 minutos de leitura
Quando falamos em livros de educação financeira, imediatamente lembramos dos clássicos, escritos por estudiosos e grandes investidores. Afinal, são insubstituíveis as dicas de Warren Buffett, Benjamin Graham, Robert Kiyosaki, e Jorge Paulo Lemann.
No entanto, para a maioria de nós, mesmo aqueles formados em economia e administração, o principal problema são os vícios, a psicologia comportamental. Dominar impulsos, e manter o foco a longo prazo são tarefas que muitas vezes fogem de nosso controle.
Dessa forma, os livros de educação financeira de maior impacto possuem outro foco: o desenvolvimento humano, onde a saúde financeira faz parte de uma rotina mais saudável. Ao invés de simplesmente acumular dinheiro, o objetivo é alcançar uma vida mais equilibrada.
Acompanhe com o Mercado Bitcoin a lista dos 16 livros selecionados por nossos especialistas, que abordam temas do nosso dia-a-dia, ao invés de focar exclusivamente na teoria. São dicas valiosas para quem busca crescimento sustentável e independência financeira.
Podcasts e canais de YouTube são uma excelente forma de captar a visão pessoal e experiência do autor, que cria um vínculo muito forte com o espectador. No entanto, os livros de educação financeira possibilitam que conceitos mais complexos sejam ilustrados, aprofundados e detalhados.
Além disso, os influenciadores precisam dialogar com um público mais amplo, o que dificulta a criação de conteúdo voltado para determinada área de interesse ou nível de conhecimento.
Os livros de educação financeira com maior impacto na vida das pessoas vão além de palestras motivacionais ou dicas de investimento. Ou seja, buscam uma mudança comportamental e estimulam o autoconhecimento.
Algo de extrema importância ao iniciar sua jornada nos livros de educação financeira é saber que ninguém sai de dívidas ou se torna um multimilionário em pouco tempo. O trabalho, não só o emocional e comportamental, mas também o próprio investimento, é algo que leva anos, usualmente décadas, para maturar.
Acompanhe abaixo cinco dicas para iniciantes no universo dos investimentos.
A lista não possui uma ordem determinada, pois algumas recomendações focam no aspecto emocional e psicológico, enquanto outras são conselhos e conhecimentos aplicados a determinadas áreas: economia pessoal, investimentos, desenvolvimento pessoal, criptomoedas, estratégias de diversificação, entre outros.
A jornalista Patricia Lages propõe 25 desafios semanais para ajudar você a organizar suas finanças. São dicas valiosas, transmitidas de forma simples e divertida. Ao invés de almejar o primeiro milhão, este livro de educação financeira foca no equilíbrio financeiro através de atitudes e escolhas. Aprenda a se livrar das dívidas e alcançar a tão sonhada estabilidade.
Nathália Rodrigues traz humor e um conteúdo acessível para apresentar sua experiência como administradora e orientadora financeira. São dicas práticas sobre cartão de crédito, empréstimos, planejamento, metas, diferenças entre desejo e necessidade, e como se livrar das dívidas através de ferramentas práticas.
A autora traz dicas e ferramentas para sair do buraco, de forma sustentável, explicando os conceitos básicos de forma clara e direta. O livro aborda temas como o uso racional do dinheiro, psicologia financeira, renegociação de dívidas, ideal para quem quer economizar. De leitura fácil e nível introdutório, uma excelente opção para quem está iniciando.
Engana-se quem acredita que decisões de negócios e finanças pessoais são tomadas de forma matemática ou puramente analítica. Morgan nos mostra casos de sucesso (e fracasso) que refletem a história pessoal e dificuldades enfrentadas por cada indivíduo. Mostra como nossa mente influencia a nossa percepção e tomadas de decisões sobre o dinheiro, investimentos e aplicações.
Rudá mostra que a revolução do dinheiro está acontecendo, e ela envolve tecnologia e liberdade. Este livro de educação financeira explica de forma didática conceitos de fintechs, blockchain, criptomoedas, e dá exemplos práticos de como investir melhor e diversificar o capital. Se você não quer ficar para trás, essa é sua oportunidade.
O livro nos mostra como os hábitos funcionam, por que são tão poderosos, e como impactam nossa vida pessoal e profissional. O autor vai além mostrando dicas práticas de como “reprogramar” nosso cérebro para buscar maior produtividade e prosperidade fazendo pequenos ajustes.
Cerbasi, experiente consultor, mostra como o comportamento dos brasileiros impacta nas questões financeiras. Utilizando uma linguagem simples o autor mostra como dar os primeiros passos na organização financeira, dando ferramentas para qualquer pessoa administrar seu próprio dinheiro.
Este professor de economia de origem grega conta a história do dinheiro, e traz uma discussão importante sobre “moeda forte”. Traz uma narrativa detalhada sobre a teoria monetária e o impacto das políticas públicas na economia. Além disso, este livro de educação financeira deixa claro os benefícios e problemas do “padrão ouro”, e como o Bitcoin resolve isso.
Não importa seu nível de educação: nenhuma escola ou universidade nos ensina como lidar com o dinheiro. Pensando nisso, o consultor financeiro Eduardo Amuri traz um método simples, utilizando casos reais de seus clientes. Nesses 11 exemplos, o autor nos mostra como é possível rever nossa organização financeira sem matemática complexa ou aplicativos caros.
Lucas Rufino, fundador do canal “1 milhão com 30”, responde às perguntas mais frequentes de seu Instagram. Leitura obrigatória para quem está começando a investir, com dicas valiosas utilizando uma linguagem simples. De forma prática e didática, aborda temas de renda fixa, ações, corretoras, fundos, empreendedorismo, e aposentadoria.
Você provavelmente já viu algum vídeo do canal Me Poupe!, um fenômeno no YouTube. Nathália traz dicas práticas e divertidas divididas em 10 etapas para poupar, mesmo ganhando pouco. São experiências de vida e conselhos que servem para qualquer idade ou nível de conhecimento em finanças.
Ricardo nos mostra como é errada nossa percepção da relação entre o desenvolvimento financeiro e o espiritual. Este livro de educação financeira nos mostra que é preciso se conhecer o que damos valor, e o que precisamos de fato. Só assim é possível desenvolver a estratégia mais adequada para o seu perfil de investidor. Em suma, o objetivo é justamente não se tornar um prisioneiro do próprio esforço.
Não basta ler livros de educação financeira. Dar o primeiro passo na diversificação e investimento em moeda forte exige uma iniciação nas finanças digitais. Por isso, abra sua conta no Mercado Bitcoin hoje mesmo e inicie sua poupança em Bitcoin e criptomoedas.