Educação

Minerar Litecoin: Tudo o Que Você Precisa Saber

Criado em 10/12/2021 - Atualizado em 10/12/2021

5 minutos de leitura

Minerar Litecoin: Tudo o Que Você Precisa Saber

Após a forte alta das criptomoedas em 2021, entusiastas buscam outras maneiras de ganhar dinheiro, e uma delas é minerar Litecoin. Criada como alternativa ao Bitcoin, o maior e mais conhecido ativo digital, esta criptomoeda buscou taxas de transferência mais baixas e rápidas.

No entanto, minerar Litecoin é um processo que requer muita energia, tornando a operação pouco rentável no Brasil. Além disso, são necessários equipamentos especializados para obter bons retornos, portanto a incidência de impostos no Brasil atrapalha a rentabilidade.

O que é Litecoin?

Litecoin foi criado em outubro de 2011, utilizando um código-fonte praticamente igual ao do Bitcoin. O Litecoin surgiu com o marketing de “prata digital”, uma alternativa mais barata e rápida que o “ouro digital”, a criptomoeda líder, Bitcoin.

Você sabia que existem mais de 10 mil ativos digitais em circulação? Confira as criptomoedas mais promissoras para 2022, uma seleção feita por nossa equipe de especialistas.

Por esse motivo as características básicas do Bitcoin foram mantidas: não existe um coordenador ou entidade responsável pela rede, e todas as transações são registradas em um banco de dados compartilhado. O processo de minerar Litecoin também segue o modelo do Bitcoin, garantindo a segurança da rede.

Veja mais detalhes abaixo sobre a criptomoeda Litecoin:

Diferenças entre Litecoin e Bitcoin

  1. Fundador: Ao contrário de Satoshi Nakamoto, pseudônimo por trás da invenção do Bitcoin, no Litecoin seu criador é conhecido.
  2. Limite de moedas: enquanto o limite máximo de emissão (supply) do Bitcoin são 21 milhões de moedas, no Litecoin são 84 milhões.
  3. Transações mais rápidas: o tempo de processamento do Bitcoin é, em média, de 10 minutos, enquanto do Litecoin é, em média, de 2,5 minutos.
  4. Criptografia: o Bitcoin usa um sistema de criptografia denominado SHA-256, enquanto o Litecoin é baseado no algoritmo Scrypt.
  5. Mineração: As máquinas especializadas ASIC para minerar Litecoin não são compatíveis com aquelas destinadas ao Bitcoin.

Abaixo temos um resumo das diferenças entre Bitcoin e Litecoin.

bitcoin-vs-litecoin

Quem criou o Litecoin?

  • Foi desenvolvido e lançado por Charlie Lee, um ex-engenheiro do Google.
  • Charlie clonou o código-fonte do Bitcoin buscando resolver algumas dificuldades que traziam lentidão e alto custo de transações.
  • Foram feitas algumas mudanças para tornar o sistema menos custoso e mais rápido.
  • Atualmente o projeto é mantido pela Fundação Litecoin, que financia alguns poucos desenvolvedores, além de gastos de marketing.
  • Curiosidade: Charlie Lee vendeu toda sua posição no final de 2017.

Blockchain Litecoin: como funciona?

O blockchain, ou banco de dados compartilhado, do Litecoin é quase idêntico àquela utilizada no Bitcoin. Cada usuário que roda o software da rede armazena todo o registro histórico, e assim pode, de forma independente, validar cada transação.

Sem dúvidas o blockchain é lento e custoso frente às soluções centralizadas, porém é a solução que permite em conjunto com a mineração eliminar o problema do “gasto duplo”. Desse modo, é impossível enviar a mesma moeda para dois destinos.

Algumas atualizações do Bitcoin foram implementadas na Litecoin, como o SegWit, que aumenta o número de transações em cada bloco, compactando algumas informações.

O que é minerar criptomoedas?

  • É um processo de tentativa e erro, onde máquinas experimentam milhares de combinações por segundo.
  • Esse processo é denominado Prova de Trabalho (Proof-of-Work), e demanda energia para desestimular entidades maliciosas.
  • O minerador deve encontrar a solução do algoritmo (hash) que interliga o novo bloco de informações ao banco de dados existente.
  • Novas moedas são geradas como recompensa para o primeiro minerador que divulgar uma solução válida.

Quer entender melhor sobre mineração? A equipe da @usecripto explica em mais detalhes.

Como minerar Litecoin?

O protocolo utilizado para minerar Litecoin é parecido com o do Bitcoin, portanto são utilizadas máquinas ASIC dedicadas. De fato, é possível minerar Litecoin utilizando um computador comum, porém os rendimentos são nulos.

Portanto, deve-se utilizar equipamentos especificamente desenhados para o protocolo Scrypt, diferente do SHA-256 do Bitcoin. Conforme aumenta a competição por essas moedas Litecoins de recompensa dos mineradores, maior se torna a dificuldade de se encontrar a solução (hash).

mineração-criptomoeda

A imagem acima ilustra uma operação de mineração profissional.

Os softwares de mineração mais conhecidos, como NiceHash e CudoMiner são compatíveis com Litecoin. Uma vez instalado, é preciso informar o endereço na rede para receber sua premiação.

Minerar Litecoin no Brasil vale a pena?

  • Devido ao aumento da dificuldade ao longo dos anos, só é viável minerar Litecoin utilizando máquinas ASIC .
  • Essas máquinas custam mais de R$ 18 mil cada, incluindo impostos, e demandam 1000 watts de energia.
  • Em suma, é possível minerar Litecoin no Brasil, porém por conta do alto custo de eletricidade, torna-se pouco competitivo.
  • Outro ponto que deve ser considerado é a depreciação das máquinas, que tendem a tornar-se obsoletas em 3 ou 4 anos.

Litecoin é melhor que Bitcoin?

Litecoin não é melhor, embora as moedas compartilhem praticamente o mesmo código-fonte. Bitcoin continua sendo superior, devido ao efeito de rede, ou seja, mais pessoas adotando a moeda e utilizando-a no dia-a-dia.

Bitcoin é mais descentralizado por contar com mais desenvolvedores ativos, além de não ser dependente de uma fundação, como no caso da Litecoin. Minerar Litecoin exige menos esforço computacional.

Embora o Litecoin tenha surgido com o intuito de ser mais rápido, o Bitcoin possui a Lightning Network, uma segunda camada que permite pagamentos instantâneos e praticamente sem custos.

Onde comprar Litecoin no Brasil?

Minerar Litecoin no Brasil não é uma opção viável para todos, porém é possível comprar a moeda no Mercado Bitcoin. Sem dúvidas o melhor caminho para quem busca maior segurança, comprovado por nossos 8 anos de histórico sem intercorrências ou vazamentos.

litecoin-mercado-bitcoin

Basta abrir uma conta no Mercado Bitcoin e buscar por “criptomoedas”, onde você encontra o Litecoin e pode realizar compras no montante que quiser.

Agora que você aprendeu a minerar Litecoin, aproveite para conhecer nossa ampla gama de ativos digitais com liquidez para negociação.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.