Educação

Mitos e Verdades Sobre Criptomoedas: saiba mais sobre

24/11/2020

6 minutos 12 segundos de leitura

Mitos e Verdades Sobre Criptomoedas: saiba mais sobre

É comum escutarmos alguns questionamentos frequentes sobre Bitcoin e criptomoedas. Afinal, o desconhecimento da tecnologia gera incertezas. Por este motivo os mitos perduram tanto, mesmo quando não há fundamento.

Em vista disso, preparamos uma lista de mitos e verdades dos principais questionamentos que recebemos. Se você quer tirar suas dúvidas sobre regulação, riscos, segurança e rentabilidade, chegou sua hora!

Bitcoin é legal no Brasil?

Verdade. No Brasil e na maior parte do mundo, o Bitcoin é legal. No Brasil as criptomoedas são perfeitamente legais, reconhecidas inclusive pela Receita Federal, na tributação e declaração, e pela Justiça brasileira sob a ótica de bens e direitos.

Embora o Bitcoin não possua uma regulação específica, você é obrigado a declarar e pagar impostos sobre os ganhos de capital em qualquer bem de valor, incluindo Bitcoins. Este outro artigo traz mais informações sobre a regulamentação das criptomoedas no Brasil.

Os governos podem destruir o Bitcoin?

Mito. O Bitcoin é uma moeda descentralizada, independente de bancos centrais ou de instituições financeiras. Nenhum país ou organização tem poder para desligar a rede que sustenta o Bitcoin.

Desse modo, ninguém consegue manipular os dados, já que estão espalhados em computadores dos usuários ao redor do mundo. Isto é possível através da tecnologia blockchain. Nesse sentido, o máximo que os governos podem fazer é dificultar a compra e venda de criptomoedas utilizando valores fiduciários, os Reais e Dólares.

Bitcoin pode ser hackeado?

Mito. Primeiramente, a tecnologia de criptografia SHA-256 utilizada pelo Bitcoin é a mesma das agências do governo norte-americano e dos grandes bancos. Ao longo dos 11 anos de existência da rede, não há nenhum registro de falha neste sentido.

De fato, falhas de segurança foram encontradas e corrigidas ao longo de suas diversas atualizações do software. No entanto, é comum encontrar matérias sobre roubos e violações de segurança de exchanges e de usuários. Embora esses eventos tenham ocorrido de fato, nenhum deles envolve um ataque (hack) à rede Bitcoin.

O conjunto de boas práticas e soluções de segurança depende também dos usuários. Desse modo, separamos aqui as dicas mais importantes de segurança digital.

Blockchain é uma tecnologia segura?

Verdade. A validação das transações na rede garante a impossibilidade do envio da mesma moeda para dois destinatários. Caso algum minerador tente atuar em benefício próprio, os demais usuários vão automaticamente rejeitar o novo bloco. Certamente, só a chave privada correta de cada endereço pode autorizar transações.

Quanto maior o número de confirmações de mineradores, mais segura fica a transação. Portanto, dependendo do valor em questão, deve-se aguardar até duas horas. No entanto, para a maioria dos casos, duas confirmações são suficientes, ou seja, vinte minutos.

É fácil obter renda em criptomoedas?

Mito. Cuidado com falsas promessas. Existem esquemas de pirâmides prometendo ganhos exorbitantes e sem risco, o que não é possível. Assim como as ações de empresas, ouro, e demais moedas, o Bitcoin é considerado um ativo de renda variável.

Existem várias maneiras de ganhar dinheiro com o Bitcoin, como mineração, especulação ou trade utilizando robôs. Todos estes métodos são competitivos, portanto não há nenhuma garantia de lucro.

Blockchain só serve para criptomoedas?

Mito. A tecnologia do blockchain pode ser aplicada em diversos setores. Por exemplo, uma carga de soja enviada dos EUA para a China, teve todas suas etapas registradas e validadas no Blockchain.

Além das criptomoedas, a tecnologia blockchain já está sendo aplicada em registro de documentos e de transações, contratos digitais, e muito mais. Outro exemplo prático são os tokens de ativos reais, que incluem os títulos de precatório e de consórcio, oferecidos para negociação em nossa plataforma.

É fácil ter criptomoedas?

Verdade. Você pode comprar frações de Bitcoin e outras criptomoedas a partir de R$50 no Mercado Bitcoin. Basta fazer o cadastro em nossa plataforma, transferir Reais de sua conta bancária, e iniciar a negociação dos ativos digitais.

A plataforma do Mercado Bitcoin é fácil de usar, e conta com aplicativos nativos para Android e iOS. Nossos usuários são livres para manter seus criptoativos em nossa plataforma, ou enviá-los para uma carteira (wallet) de sua preferência.

Investir em criptomoedas é livre de riscos?

Mito. Assim como o mercado de ações, o preço pode variar muito. Bitcoin e outras criptomoedas devem compor a fatia de sua carteira de investimentos voltada para ativos de risco.

A melhor maneira de ganhar dinheiro com Bitcoin é de forma gradual, comprando todos os meses em que houver sobra de caixa. Aos que desejam ganhar dinheiro no trade, recomendamos estudo, cautela e dedicação.

As transações com Bitcoin são irreversíveis?

Verdade. As transações de Bitcoin são irreversíveis. Por isso, é preciso muito cuidado na hora de realizar qualquer tipo de operação. Confira se o endereço de envio está correto e se todos os números e letras batem, incluindo maiúsculas e minúsculas.

Até que a transação tenha duas ou mais confirmações, o valor não deve ser confirmado. No entanto, após este período a transação não pode ser revertida. O mesmo não pode ser afirmado sobre transferências bancárias ou pagamentos utilizando cartões de crédito. Estes podem ser estornados semanas ou meses após a transação.

É possível comprar dólares utilizando criptomoeda?

Verdade. Formas mais modernas e menos burocráticas de comprar dólares surgiram, dentre as quais se destaca a stablecoin. Trata-se de uma criptomoeda cujo preço fica sempre muito próximo de 1 dólar. Deste modo, o detentor ganha com a transparência trazida pelo blockchain.

As stablecoins são uma excelente opção para investidores que buscam exposição ao dólar, porém sem a volatilidade das criptomoedas. USD Coin (USDC) é 100% lastreado em dólar, disponível para negociação em nossa plataforma, 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Bitcoin possibilita lavagem de dinheiro?

Mito. Existe uma impressão de que transações com Bitcoins são anônimas, o que é parcialmente verdadeiro. As transações são feitas usando endereços na rede, que deixam rastros para sempre.

Dessa forma, existem métodos para descobrir quem está por trás de cada endereço, rastreando através do endereço de internet (IP) do usuário. Além disso, as corretoras de criptomoedas são obrigadas a manter a identificação dos clientes. Este processo ajuda a prevenir lavagem de dinheiro, além de uso indevido de recursos.

Podemos comprar produtos e serviços com Bitcoin?

Verdade. Não é comum vermos lojas que aceitam pagamento em Bitcoin. Entretanto, é possível fazer compras na Americanas.com, NetShoes e MercadoLivre utilizando criptomoedas. Isto ocorre através dos gift-cards, os vale-presentes vendidos em criptomoedas.

De maneira similar, alguns serviços fazem a intermediação de pagamento de boletos, transferências bancárias e recarga de celular. Enquanto isso, outros oferecem um cartão pré-pago que pode ser carregado em criptomoedas. Acompanhe aqui mais dicas de como comprar produtos e serviços utilizando criptomoedas.

A mineração é algo muito lucrativo?

Mito. A mineração consome uma grande quantidade de energia elétrica. Só é rentável, portanto, em regiões com baixo custo da eletricidade.

Alertamos os leitores para o vasto número de sites e empresas que afirmam fazer mineração na nuvem. Em alguns casos, as empresas sublocam uma operação de terceiros, desaparecendo em seguida. Muita cautela caso queira se aventurar nesta área!

Existem exchanges confiáveis no Brasil?

Verdade. O Mercado Bitcoin foi considerado a única exchange confiável na América Latina dentre as 50 maiores. O ranking do Blockchain Transparency Institute avalia liquidez, transparência e segurança das exchanges.

Um dos pilares centrais do Mercado Bitcoin é nossa preocupação com a segurança. Nossos clientes contam com ferramentas como a Verificação em Duas Etapas (2FA), palavra segura e PIN para acessar suas contas e realizar operações.

Curtiu este conteúdo sobre criptomoedas? Compartilhe no Instagram e Facebook, auxiliando seus amigos neste universo de investimentos digitais. O Mercado Bitcoin se orgulha em atuar na linha de frente da educação financeira.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.