Educação

O que é 2FA, a autenticação de dois fatores e como utilizar?

Criado em 03/07/2020 - Atualizado em 19/04/2022

8 minutos 15 segundos de leitura

O que é 2FA, a autenticação de dois fatores e como utilizar?

No universo de criptoativos, onde as transações são irreversíveis, a proteção é fundamental. Por isso, o Mercado Bitcoin oferece a Autenticação de dois fatores (2FA), que dá mais segurança, tanto nas transações quanto no acesso à conta do usuário.

Esse aplicativo gera um código que muda a cada 30 segundos, dificultando o acesso mesmo que o usuário tenha sua senha exposta. Esta tecnologia é a mesma utilizada pelos grandes bancos, porém apenas uma das camadas de proteção que oferecemos aos clientes.

A segurança é um dos pilares centrais do Mercado Bitcoin. No entanto, a proteção de cada conta depende do correto manuseio de senhas e dispositivos de acesso pelo próprio usuário. Por isso, explicaremos abaixo a importância da Verificação em Duas Etapas (2FA), além das técnicas mais importantes para evitar golpes na internet.

O que é autenticação de 2 fatores (2FA)?

A Verificação em Duas Etapas (2FA) é um dispositivo de segurança que pode ser adicionado à sua conta. Originalmente tratava-se de um dispositivo físico, amplamente utilizado pelos maiores bancos e grandes empresas.

Com o avanço da tecnologia, foram criados aplicativos específicos para cada empresa, e posteriormente os gerenciadores que comportam múltiplas aplicações.

  • Esse sistema protege o acesso a sites e aplicativos através de um código de 6 dígitos, gerado a cada 30 segundos.
  • Para ativar essa camada adicional de segurança é necessário baixar um aplicativo gerenciador para smartphones ou tablets.
  • Sem dúvidas é o meio mais eficiente para você se proteger de ataques envolvendo roubo de senhas.

2fa%20blog-01

Qual a importância da autenticação de 2 fatores (2FA)?

Este fator adicional de proteção garante que o acesso a sua conta no Mercado Bitcoin ocorra somente após a autorização no seu smartphone. Por esse motivo é tão importante proteger seu dispositivo através de senha ou biometria

  • Golpes utilizando sistemas eletrônicos e redes sociais são mais comuns do que se imagina.
  • Como as transações de criptomoedas são irreversíveis, tornam seus usuários os alvos prediletos de entidades maliciosas, os hackers.
  • Usualmente os atacantes utilizam-se das redes sociais, passando-se por funcionário da corretora (exchange).
  • O atacante solicita senhas de acesso, ou informa links de sites e aplicativos que à primeira vista são muito semelhantes aos oficiais.

Caso tenha dúvidas sobre a procedência de um e-mail, algum contato através de aplicativos de mensagem, e até mesmo das redes sociais Facebook, Twitter, Youtube e Instagram, não responda nem abra links suspeitos.

Está com dúvida sobre alguma mensagem ou informação nas redes? Entre em contato com nossa Central de Atendimento.

Segurança digital em criptomoedas

O blockchain, o banco de dados compartilhado das criptomoedas, é inviolável. Cada endereço na rede possui uma senha digital única, que jamais deve ser compartilhada. Cabe lembrar que este acesso pode ser informado na forma de 12 ou 24 palavras de segurança, ou até mesmo em QR Code.

Para garantir a segurança, o Mercado Bitcoin utiliza criptografia de dados nos servidores, 2FA, PIN de acesso, e certificado SSL A+. Dessa forma, obtivemos a nota máxima na avaliação da comunicação de nosso site e servidores de e-mail com os clientes.

No entanto, nem o mais avançado sistema de criptografia consegue proteger um usuário que deixa exposta sua senha.

Corretora de criptomoedas, ou exchange, não é tudo igual. Veja abaixo quais fatores devem ser analisados nas questões de segurança.

Quais os melhores aplicativos de 2FA?

Existem dezenas de opções para smartphones e tablets semelhantes, porém nossa equipe de segurança obteve bons resultados com os seguintes aplicativos:

  • Twilio Authy: Android, iOS, Windows 64, Mac OS, Pagina oficial de suporte em português - Authy.
  • Google Authenticator: Android, iOS; Página oficial de suporte em português - Google.

Embora estes softwares de autenticação em 2 etapas (2FA) tenham sido extensamente testados, o nível de segurança oferecido depende da proteção do próprio dispositivo.

Por esse motivo, recomendamos o uso do PIN de acesso, senha ou biometria em seus smartphones e tablets.

Como ativar a Verificação em Duas Etapas (2FA)?

O processo é bem simples, basta seguir as instruções abaixo:

  • Após efetuar o login no site do Mercado Bitcoin, clique sobre seu nome na lateral direita da tela e acesse “Configurações”.
  • Localize a opção “Segurança” na barra lateral esquerda e clique em “Autenticador em Duas Etapas”.
  • Faça a leitura do QR Code exibido, utilizando o aplicativo de autenticação 2FA.
  • Preencha o código de 6 dígitos que aparecerá no aplicativo autenticador.

Com a Verificação em Duas Etapas (2FA) habilitada, toda vez que você fizer login na sua conta do Mercado Bitcoin, será necessário utilizar o aplicativo de autenticação em seu smartphone ou tablet.

Caso encontre alguma dificuldade neste procedimento, entre em contato com a nossa equipe pela Central de Atendimento.

Como recuperar o acesso ao aplicativo de 2FA?

Se você perder o acesso ao aplicativo habilitado para gerar o código de autenticação, seu acesso à conta do Mercado Bitcoin ficará indisponível.

Por esse motivo, ao instalar este aplicativo, é importante anotar em local seguro a senha de recuperação (backup).

Abaixo temos os respectivos links oficiais, em português, explicando como recuperar o acesso ao aplicativo de 2FA:

  • Google Authenticator - “Corrigir problemas comuns com a verificação em duas etapas”
  • Twilio Authy - “Reinstalando o Authy e restaurando o acesso à sua conta”

Caso a solução mencionada não funcione, ou você tenha perdido a senha de recuperação do aplicativo de 2FA, não se desespere. É possível entrar em contato com nossa Central de Atendimento para desativar a verificação em 2 etapas (2FA).

Dicas para aumentar sua segurança

Abaixo vamos listar algumas das dicas para aumentar sua segurança em seus dispositivos e dados armazenados na nuvem. Ou seja, como você pode evitar acessos indevidos às suas senhas de exchanges e bancos, além de arquivos e informações de ordem pessoal.

  1. Analise a procedência: verifique sempre o endereço do site visitado; jamais clique em links, e-mails, contatos de redes sociais, SMS ou similares.
  2. Nunca revele suas senhas: nenhum funcionário do Mercado Bitcoin irá solicitar sua senha ou Verificação em dois passos (2FA).
  3. Utilize senhas fortes: evite datas de aniversário e nomes, dando preferência para senhas compostas por números, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas.
  4. Cuidado com WiFi público: muitos hackers exploram redes públicas, mais vulneráveis que as conexões móveis oferecidas pelas operadoras de celular.
  5. Utilize a loja oficial: certifique-se de baixar o aplicativo diretamente da loja Google Play ou Apple Store; não faça download de arquivos e anexos recebidos em mensagens de origem duvidosa.

O Mercado Bitcoin é seguro?

O Mercado Bitcoin é confiável, por isso se tornou a maior e melhor exchange de criptoativos da América Latina. Nossos 9 anos de histórico sem registro de hacks ou perda de valores de clientes é a prova do sucesso de nossa dedicação e investimento em segurança.

Utilizamos os serviços de custódia digital qualificada da Bitrust, uma parceria estratégica entre o grupo 2TM e a empresa de segurança Kryptus. Ou seja, o Mercado Bitcoin é confiável por contar com a tecnologia mais avançada de armazenamento de criptoativos.

Para comprar e vender Bitcoin e criptomoedas, conte com o Mercado Bitcoin, líder em volume de negociação em reais. Lembre-se de ativar o 2FA para obter ainda mais segurança em seus acessos.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.