O que é Bull Market e Bear Market?

Bull market e Bear market são expressões bastante conhecidas no mercado financeiro tradicional, mas que também foram adotadas no mercado das criptomoedas. Elas são usadas para denominar os movimentos dos preços preços dos ativos. Em inglês, bull quer dizer touro e sua imagem é associada à uma tendência de alta dos preços de um ativo, seja uma ação ou uma moeda digital, como o bitcoin. Não à toa, o símbolo de Wall Street é um touro em posição de ataque, que remete a ideia de um mercado pujante e cheio de otimismo.

Já a palavra bear, urso em inglês, é usada para denominar um mercado em baixa, caracterizado por preços em queda e investidores pessimistas em relação à recuperação daquele ativo no curto prazo.

Essas duas expressões geraram outros dois termos: bullish, usado quando falamos sobre uma visão otimista a respeito de um ativo que deverá ganhar valor, e bearish, quando a perspectiva dos investidores é pessimista e há sintomas que apontam para uma possível perda de valor.

Por que os movimentos do mercado são representados por touros e ursos?

Há algumas teorias sobre a origem do uso simbólico desses dois animais para representar os movimentos do mercado. Mas tudo indica é que estão associados a maneira como cada um deles ataca suas presas. O touro, por exemplo, investe sobre suas vítimas em um movimento de baixo para cima com seus chifres. É um movimento ascendente, como os gráficos que apontam uma tendência de alta nos preços.

Já os ursos têm um ofensiva de cima para baixo. Eles ficam de pé e com a força das patas dianteiras avançam sobre a presa para derrubá-la e sufocá-la no chão. Esse movimento descendente é associado aos movimentos que indicam uma tendência de baixa nos preços dos ativos.

O embate entre o touro e o urso mostra a tensão entre as forças compradoras e vendedoras do mercado e indicam as quatro fases presentes em um ciclo econômico: expansão, pico, contração e depressão.

Bull — pessoas ou investidores que acreditam na alta de um preço de um ativo e são os compradores do momento.

Bull Market — mercados com economia aquecida.

Bullish — investidores e indivíduos com uma visão otimista, sobre o aumento nos preços de determinada ação ou criptomoeda. Essa visão estimula um movimento de compra e o aumento de preço dos ativos.

Bear — pessoas e investidores que acreditam que o determinado ativo vai perder valor e por isso são os vendedores do momento.

Bear Market — mercado com a economia em recessão.

Bearish — investidores e indivíduos com uma visão pessimista. Apostam da perda de valor de determinado ativo e estimulam um movimento de venda.