Educação
O que é CBDC? Como funciona a moeda virtual dos Bancos Centrais?
Criado em 20/12/2021 - Atualizado em 20/12/2021
6 minutos de leitura
Educação
Criado em 20/12/2021 - Atualizado em 20/12/2021
6 minutos de leitura
CBDC, ou Central Bank Digital Currency, é uma moeda digital emitida por governos e Bancos Centrais. Embora o dinheiro atualmente circule na forma virtual, o registro dessas transações ocorre de forma independente em cada instituição financeira.
Quando falamos em CDBC, existe um único banco de dados compartilhado por todos os operadores e usuários. Essas mudanças trazem grandes benefícios para o emissor da moeda, que passa a ter total controle sobre as transações. No entanto, como ficam os bancos? Quais os benefícios da CBDC para seus usuários?
O CBDC é uma moeda digital criada pelo Banco Central, uma versão virtual do dinheiro de um país. Ou seja, continua sendo uma moeda fiduciária, aquela imposta pelo governo nas transações locais e pagamento de impostos.
O Sistema Financeiro Nacional (SFN), embora avançado ante os demais países, não está totalmente integrado. Desse modo, o Banco Central não possui uma visão completa do dinheiro circulante.
O CBDC é um dinheiro virtual emitido pelo banco, enquanto o PIX é um meio de pagamento. Boa parte das transações do sistema financeiro nacional são realizadas de maneira virtual, porém isso não é CBDC.
Veja abaixo como é simples fazer depósitos utilizando o PIX no Mercado Bitcoin.
O CBDC não compete com as criptomoedas pois mantêm os mesmos fundamentos, e problemas, da moeda fiduciária tradicional.
Investir em Bitcoin vale a pena para quem busca um sistema auditável e com emissão controlada, portanto se protegendo da inflação.
A stablecoin é um ativo digital que busca uma paridade com outro ativo, como o dólar.
Ainda não existe uma definição específica das regras de uso do CBDC. A princípio, o mecanismo não impede a transferência entre usuários com a finalidade de compra de criptomoedas.
Dessa forma, quem quiser trocar CBDC por uma criptomoeda precisa encontrar alguém interessado na troca oposta. Isso pode ocorrer na modalidade direta entre pessoas (p2p), ou através das corretoras de ativos digitais, as exchanges.
Sim. O Sand Dollar do Banco Central de Bahamas entrou em operação no final de 2020. Cabe lembrar que o governo optou por um CBDC funcionando em conjunto com a moeda convencional. Segundo sua página oficial, o Sand Dollar:
A China é outro país em estágio avançado de desenvolvimento do CBDC. Em fase de testes, a carteira digital (wallet) permite transações e pagamentos com o Yuan Digital.
O Real Digital é a proposta brasileira para uma CBDC, e o Banco Central iniciou um grupo de estudos em agosto de 2020. Não há prazo para início de sua operação, nem modelo de banco de dados definido.
No entanto, sabe-se que o Real Digital irá manter as características da atual moeda, inclusive funcionando em paralelo em seu início de vida.
O Real Digital possibilita:
Ficou curioso? Veja mais alguns detalhes no vídeo abaixo.
O usuário do CBDC precisa criar uma carteira digital, que pode ou não ser integrada aos aplicativos convencionais de bancos e Fintechs. De maneira similar ao PIX, existe uma chave pública, que pode ser compartilhada, para receber transferências.
No entanto, as “contas bancárias” passam a existir somente no banco de dados do Banco Central, portanto o usuário não fica mais “preso” a determinada instituição financeira.
Dessa forma, o avanço da CBDC permite:
Sim, é questão de tempo para o CBDC acabar com o dinheiro tradicional como conhecemos. A tecnologia dá mais controle ao emissor, por exemplo, permitindo implementar o juro negativo. Nesse caso, o depositante perde uma parte do valor se mantiver as moedas paradas na carteira.
Outro aspecto que aponta para a implementação do CBDC é a possibilidade de censura e reversão de transações, dando mais segurança para o emissor. Por último, a tecnologia dá ao emissor informações em tempo-real da situação financeira dos bancos e intermediários de pagamento.
Por enquanto, tudo indica que o CBDC vai funcionar como um complemento do dinheiro tradicional, portanto a transição será lenta e progressiva.
Abra sua conta no Mercado Bitcoin e venha experimentar o novo mundo das moedas digitais e todas as opções de investimento que oferecem.