Criptoativos

O que é Chiliz e qual a previsão para esta criptomoeda, vai valorizar?

Criado em 17/11/2021 - Atualizado em 17/11/2021

10 minutos de leitura

O que é Chiliz e qual a previsão para esta criptomoeda, vai valorizar?

Com o crescimento do mercado de ativos digitais, vários clubes esportivos começaram a criar seus próprios criptoativos. Para adquirir esses ativos digitais no lançamento, é preciso ter o criptoativo (token) Chiliz CHZ, da plataforma Socios.com, que conta com um aplicativo funcional e parcerias com grandes times e ligas.

Para quem gosta de novidades e é fã de esportes, especialmente futebol, investir em Chiliz vale a pena por trazer vários benefícios. O projeto busca conectar torcedores com suas equipes e atletas preferidos, trazendo acesso exclusivo a produtos e serviços, descontos em ingressos, além de itens digitais e comemorativos

O que é Chiliz?

  • Criptoativo (token) desenvolvido pela plataforma Socios.com em 2018.
  • Principal meio de troca dentro deste aplicativo, onde os clubes e ligas interagem com os usuários.
  • Seu registro e movimentação ocorre no blockchain, o banco de dados compartilhado, da rede Ethereum.
  • Na prática, Chiliz permite que um torcedor participe do lançamento do token do seu clube ou liga preferida.

o-que-e-chiliz

Para que serve o Chiliz?

Chiliz (CHZ) conecta torcedores a diversos clubes, ligas e atletas. Seu objetivo é viabilizar a interação desses torcedores com os clubes. Além disso, é possível usar Chiliz para usufruir dos benefícios da plataforma Socios.com.

O projeto já possui acordos exclusivos com diversos clubes de futebol, ligas de basquete, e até mesmo a Fórmula 1. São esses fatores que fazem Chiliz valer a pena para os fãs de esporte.

Ao comprar o token Chiliz, seu detentor acredita no crescimento dessa plataforma e o sucesso da estratégia de inclusão dos torcedores através dos serviços e ofertas exclusivas da Socios.com.

Veja abaixo em mais detalhes sobre o token Chiliz, e como pode se valorizar.

O que é Chiliz? Conheça o Token dos times de futebol e saiba como comprar!

Como funciona um Utility Token?

Por ser um token de utilidade (utility), Chiliz não foi criado para funcionar como moeda. Seu objetivo é ser o meio de troca na própria plataforma Socios.com. Ou seja, funciona como um ativo nativo de um ecossistema, portanto, se Chiliz vai valorizar, depende de seu crescimento e adoção. Conforme cresce o número de usuários, o potencial de valorização do token aumenta, elevando sua percepção de valor.

Ficou confuso? A equipe da @usecripto explica em mais detalhes para que serve um Utility Token. O que são Utility Tokens?

O que são fan tokens?

Os fan tokens são criptoativos que possibilitam ao torcedor interagir com seu clube, liga, ou atleta preferido. Os times parceiros da Socios.com criam um fan token e somente os detentores do Chiliz conseguem adquiri-lo no lançamento.

Ou seja, Chiliz vale a pena para quem acredita no crescimento desse mercado de fan tokens.

Alguns benefícios que os fan tokens proporcionam são:

  • Descontos em ingressos.
  • Votações na camisa da equipe, música no estádio, ou similar.
  • Encontros com jogadores e personalidades.
  • Acesso a produtos exclusivos, inclusive itens autografados.
  • Acesso ao banco de reservas ou área VIP.

Cabe lembrar que é possível comprar o fan token no Mercado Bitcoin no mercado secundário, que usualmente se inicia alguns dias ou semanas após a oferta inicial na Socios.com.

Oferta inicial de fan tokens

O lançamento inicial, ou fan token offering (FTO), ocorre após o clube, liga, ou jogador, assinar o contrato com a plataforma Socios.com. O número de tokens ofertados pode variar conforme o acordo.

O lançamento do fan token do Corinthians (SCCP) foi de 850 mil unidades, e o sucesso foi tanto que esgotou em apenas 2 horas. Com isso, levantou um valor de quase R$ 9 milhões. Chiliz vale a pena para quem busca acesso a estes lançamentos e promoções exclusivas.

fan-token-corinthians

De onde vêm o valor dos fan tokens?

Inicialmente os fan tokens possuem uma cotação pré-definida. A Socios.com emite esses ativos digitais, e quem possui Chiliz consegue participar dessa oferta na plataforma via aplicativo ou site. Por isso, Chiliz vale a pena para quem é muito ativo nesse mercado.

Após o lançamento, a negociação, inclusive quando ocorre a listagem no Mercado Bitcoin, tem sua cotação determinada exclusivamente pelos interessados na negociação em cada instante. Nesse caso, a plataforma Socios.com e o Mercado Bitcoin atuam apenas como ambiente de negociação entre usuários.

O valor do fan token pode variar conforme o interesse dos participantes ativos na negociação. Dentre os fatores usualmente citados, encontram-se:

  • Contratação de um novo jogador.
  • Resultados e notícias envolvendo o clube.
  • Número de pessoas fazendo parte do ecossistema.
  • Maior número de ofertas de serviços e produtos exclusivos.

Lembrando que a alta em determinado fan token não implica que Chiliz vai valorizar.

Como armazenar e transferir tokens Chiliz?

como-armazenar-e-transferir-tokens-chiliz

  • Os tokens Chiliz podem ser comprados no Mercado Bitcoin, acessando sua conta, e clicando na opção Utility Tokens.
  • Após a compra, é possível transferir seus Chiliz para a plataforma Socios.com, que funciona como uma carteira (wallet).
  • Se assim desejar, o usuário pode deixar os tokens CHZ no Mercado Bitcoin, porém sem os benefícios oferecidos na plataforma Socios.com.
  • Por se tratar de um token padrão do Ethereum, também é possível utilizar carteiras (wallets) compatíveis, inclusive dispositivos físicos Ledger e Trezor.

O vídeo abaixo explica passo-a-passo de como comprar Fan Tokens.

Como usar a plataforma Socios.com?

Para usar a plataforma é simples.

  1. Baixar o app da Socios.com no celular, ou usar a versão beta através do site.
  2. Se cadastrar na plataforma, confirmando o código recebido por telefone.
  3. Comprar Chiliz (CHZ) no Mercado Bitcoin e transferir para seu endereço na carteira da Socios.com.

como-usar-a-plataforma-Socios.com

Para os usuários desse ecossistema, Chiliz vale a pena por oferecer serviços e promoções exclusivas.

Qual a previsão para a Chiliz? Vai valorizar?

Com o mercado de criptoativos crescendo e os clubes de todo o mundo querendo fazer parte desta nova tecnologia, a tendência é que os fan tokens ganhem mais espaço, portanto, beneficiando a Chiliz.

Muitos questionam se Chiliz é uma criptomoeda promissora após a alta de 1.560% acumulada no ano até outubro. Recomendamos que cada investidor faça sua análise de forma independente, levando em conta a potencial competição, e até mesmo eventuais lançamentos dos clubes em outras áreas, como os tokens não-intercambiáveis (NFT).

A plataforma Socios.com estabeleceu parcerias fortes com grandes clubes, e não se restringe só ao futebol.

Já existem contratos similares com grandes ligas esportivas e da Fórmula 1.

Quando anunciou parceria com uma equipe de Fórmula 1 em maio, o token CHZ valorizou 25% em poucos dias.

Chiliz vai valorizar? Depende do crescimento do ecossistema e interesse dos participantes. Se interessou? Abra sua conta no Mercado Bitcoin e inicie ainda hoje sua jornada no mercado de criptoativos.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.