Investimento em criptoativos
O que é DAO? Conheça as organizações virtuais autônomas
24/05/2022
10 minutos de leitura
Investimento em criptoativos
24/05/2022
10 minutos de leitura
Sociedades virtuais, sem um coordenador central. Já imaginou as possibilidades dessa organização sem barreiras? Entenda o que é DAO, e acompanhe como essa inovação está sendo colocada em prática com a tecnologia das criptomoedas.
Essa organização virtual é importante para evitar censura, além de evitar os pontos de falha causados pelo controle nas mãos de uma única pessoa. Isso elimina processos burocráticos e traz transparência para o sistema.
Entenda de uma vez o que é DAO, e tire suas dúvidas com o Mercado Bitcoin, corretora de ativos digitais líder da América Latina, com mais de 3 milhões de clientes.
Pense no sistema de semáforos de uma cidade. Alguns equipamentos possuem sensores, outros trabalham com timers, porém tudo funciona seguindo regras pré-determinadas, de forma autônoma.
Confuso? Calma, vamos explicar o que é DAO, e como funcionam os sistemas autônomos, na prática.
Organização Autônoma Descentralizada (DAO) é uma sociedade virtual sem uma liderança central. Sua principal característica é funcionar sem a necessidade de confiança em uma autoridade central.
Abaixo temos as características de uma DAO:
A tecnologia das criptomoedas é fundamental para compreender o que é DAO, pois esta garante seu funcionamento distribuído e autônomo.
As DAOs utilizam o blockchain, o banco de dados público das criptomoedas. É desse modo que atuam de maneira descentralizada e autônoma:
Confira no vídeo abaixo o que são contratos programáveis, os smart contracts:
Como percebeu, para entender o que é DAO, e como funciona essa tecnologia, é preciso estudar os mecanismos básicos do blockchain, esse banco de dados público e compartilhado.
Nada disso é apenas teoria, e existem DAOs em funcionamento em diferentes categorias. Abaixo, listamos as mais comuns:
Cabe ressaltar que nem toda organização virtual autônoma (DAO) possui um criptoativo (token) próprio. No entanto, existem vantagens nesse modelo, estimulando o desenvolvimento do ecossistema.
Vamos explicar o que é DAO, na prática, com alguns exemplos.
É uma DAO onde qualquer usuário pode pegar empréstimos em dólar ao depositar determinadas criptomoedas na plataforma:
Ou seja, os “acionistas” dessa organização virtual são os detentores do Maker. A diferença para uma empresa tradicional é a ausência de uma estrutura hierárquica ou diferenciação entre os acionistas.
O objetivo do MolochDAO é arrecadar fundos de forma descentralizada para ajudar o desenvolvimento do ecossistema Ethereum:
Cabe aos membros dessa DAO determinar quais projetos vão receber os fundos. Por esse motivo, para saber o que é DAO é preciso estudar esse mecanismo de votos.
O mecanismo específico de voto depende das regras estipuladas por cada DAO. No entanto, acontecem de modo autônomo e protegido por senhas criptografadas, preservando a identidade dos seus usuários.
Usualmente o peso de um voto se dá pela quantidade de criptoativos (tokens) que um membro possui. Abaixo, temos uma figura que exemplifica o processo:
Embora qualquer participante possa sugerir mudanças e melhorias na DAO, é a própria comunidade que define as regras, incluindo:
As DAOs são utilizadas para que os detentores desses criptoativos (tokens) participem de suas normas e diretrizes. Nesse caso, as plataformas costumam ter dois criptoativos distintos, cada um com uma função específica.
Como exemplo de cripto games que usam DAO, temos Yield Guild Games (YGG). Nessa organização autônoma descentralizada, as decisões são totalmente controladas pela comunidade.
Uma organização virtual autônoma pode ser usada em inúmeros casos, e agora você sabe o que é DAO. Venha para o Mercado Bitcoin e aproveite para comprar criptomoedas em nossa plataforma.