O que é e como funciona o livro de ordem?

A alta valorização dos ativos financeiros digitais tem atraído cada vez mais interessados para esse universo, mas pouca gente sabe exatamente como ele funciona. Para te ajudar, nós do Mercado Bitcoin preparamos uma série de conteúdos especiais que irão tratar de assuntos fundamentais para entender o mercado e o primeiro deles explica o que é e como funciona o livro de ordem.

Para comprar e vender moedas digitais é necessário criar uma ordem de compra ou venda e todos esses pedidos enviados pelos usuários ficam armazenados no livro de ordem. Ele é dinâmico e atualizado em tempo real, permitindo que qualquer pessoa que utilize nossa plataforma possa incluir ou remover uma ordem enquanto a mesma não for executada.

Existem três tipos principais de ordens:

Ordem limitada — compra e venda de um determinado montante de moeda com um preço igual ou melhor que o definido. Caso a ordem seja de compra, o valor deve ser menor ou igual para garantir a aquisição com o menor custo possível. No caso da ordem de venda, a quantia deve ser maior ou igual, visando que a comercialização seja feita com o preço mais alto.

Ordem a mercado — compra ou venda imediata de ativos financeiros digitais pelo melhor preço disponível definido pelo sistema de acordo com a quantidade de moeda informada. O valor da ordem é calculada no momento em que o tipo de ordem é selecionado. Dessa forma, a ordem é executada na totalidade a partir do instante em que for recebida pelo site, ou seja, nenhuma ordem fica em aberto.

Ordem a mercado com sobra — também tem preço definido pelo sistema segundo o melhor valor disponível. O total de moeda a ser comprada ou vendida independe no cálculo do preço. Se a melhor ordem não alcançar a quantia solicitada, o restante fica em uma ordem aberta esperando outros negociantes que estejam aptos a bancar o custo da mesma.

Como ele funciona?

O livro de ordem é composto por duas listas: a primeira conta com ofertas de compras ordenadas pelo maior valor e a segunda com as ofertas de vendas ordenadas pelo menor valor. O local mostra até 1.000 ofertas de compra e 1.000 de venda.

Uma oferta pode ser constituída por uma ou mais ordens, em resumo, significa que a quantidade da oferta é o resultado da soma das quantidades das ordens de preço unitário. Se uma oferta representar mais de uma ordem, a prioridade de execução será feita com base na data de criação da ordem, da mais antiga para a mais nova.

Assim que os requisitos solicitados nas ordens forem cumpridos a negociação é concluída. É imprescindível que sejam criadas uma ordem de compra e uma de venda para que a operação requerida seja realizada com sucesso.

Agora que você entendeu como funciona o livro de ordem, basta usá-lo a seu favor selecionando o tipo de ordem que mais lhe convém e realizar bons negócios!

Post anteriorPróximo post