Educação

O que é Efeito Manada (FOMO) e Como se proteger dessa armadilha?

Criado em 19/10/2021 - Atualizado em 19/10/2021

5 minutos 30 segundos de leitura

O que é Efeito Manada (FOMO) e Como se proteger dessa armadilha?

Os mercados, de qualquer natureza, são movidos em última instância pela mente humana. Por isso, o Efeito Manada, ou FOMO - Fear of Missing Out em inglês, é tão recorrente.

Em momentos de forte alta, mesmo os céticos acabam cedendo, acreditando que o movimento irá continuar. Na ponta oposta, quando quedas não-esperadas acontecem, o medo, ou FUD - Fear Uncertainty and Doubt, toma conta do mercado.

quando-comprar-bitcoin

Sem dúvidas, em mercados no estágio de desenvolvimento, quando há menos previsibilidade, a oscilação de preço é maior. Por isso é fundamental aprender como se proteger dessa armadilha para evitar comprar na alta e vender na queda.

O que é Efeito Manada?

Se você faz trades com alguma frequência, independente do mercado, já deve ter sentido aquela vontade de comprar após uma forte alta.

  • Surgem relatos de pessoas que ficaram milionárias.
  • Analistas e influenciadores fazem projeções estratosféricas.
  • O tema passa a dominar rodas de conversa fora do mercado.
  • Ocorre uma forte alta no volume negociado.

Essa situação de mercado é usualmente definida como “ganância”, ou greed em inglês. O investidor fica receoso de “perder a oportunidade”, e compra exatamente no pico, após o ativo ter acumulado dias ou semanas de valorização.

Quando o movimento é de alta, o Efeito Manada é responsável pelo FOMO - Fear of Missing Out, essa corrida desesperada para comprar independente de qualquer sinal de excesso.

O Efeito Manada na queda

A mesma euforia que acelera os movimentos de alta também se apresenta quando ocorre uma correção no preço. O Efeito Manada na venda é conhecido como FUD - Fear Uncertainty and Doubt, sendo marcado pela incerteza.

fud

Tipicamente, em momentos de Efeito Manada na queda, temos:

  • Notícias antigas “requentadas” para justificar a queda.
  • Rumores e especulações sobre possíveis acontecimentos negativos.
  • Notícias positivas tendo pouco ou nenhum impacto na cotação.
  • Influenciadores e analistas criando projeções exageradamente baixas.

No cenário de Efeito Manada na queda, qualquer notícia é justificativa para uma queda na cotação. Em qualquer outro cenário, por exemplo, de lateralização, o mesmo evento não teria impacto algum.

Acompanhe no vídeo abaixo as dicas da @usecripto para evitar os maiores erros no mercado de criptomoedas, incluindo o FOMO e FUD.

Como surge o Efeito Manada?

Essa é uma questão que tem intrigado analistas, traders e até mesmo o meio acadêmico. Com as redes sociais, tornou-se mais fácil disseminar falsas notícias (fake news) ou comprar publicidade através de influenciadores e posts patrocinados.

No entanto, o Efeito Manada pode surgir em rodas de conversa, grupos em aplicativos de comunicação, ou simplesmente uma reação em cadeia após uma ordem executada de maneira agressiva.

Ou seja, é impossível apontar um único estopim para o “medo de ficar de fora” (FOMO), típico em movimentos de forte alta. Do mesmo modo, é complicado identificar causa e consequência nos momentos de pânico (FUD). Foram as notícias e especulações ou um vendedor com pressa para se desfazer da posição?

Como o Efeito Manada pode prejudicar seus investimentos?

Conhecido como comprar na alta e vender na baixa, esse instinto é um prato cheio para traders experientes. Sabendo do impacto psicológico de quedas na cotação em conjunto com notícias e eventos que podem ser interpretados de forma negativa, esses profissionais aproveitam para derrubar ainda mais a cotação, ajudando a estabelecer o cenário de medo (FUD).

Por isso, o investidor deve responder algumas perguntas para detectar o Efeito Manada:

  • Ocorreu alguma mudança que efetivamente prejudique a performance do investimento?
  • Se a mesma notícia ou evento estivesse ocorrendo em um cenário de lateralização, o impacto no mercado seria o mesmo?
  • O cenário de médio e longo prazo foi alterado devido à queda na cotação?

Um fator fundamental para se proteger é diversificar seus investimentos, criando uma carteira resiliente para qualquer situação.

Enfim, o Efeito Manada prejudica o investimento ao criar uma situação de aparente urgência para tomada de decisão. É nessa hora que o trader abre mão de suas projeções e pontos de entrada e saída pré-determinados para atuar movido unicamente pelo medo ou ganância.

Comprar durante o FOMO é ruim?

Depende. Quando ocorre o “medo de ficar de fora”, o sentimento de urgência na compra durante uma forte alta na cotação, o investidor que acredita no ativo deve manter sua estratégia de compra.

grafico-acoes-google

No gráfico acima, temos as ações da empresa norte-americana Google ($GOOG). Repare que existem movimentos de breve correção, porém em períodos de 18 meses esse efeito desaparece.

Ou seja, mesmo quem comprou em algum dos topos, quando a cotação atingiu a máxima histórica, conseguiu recuperar o investimento em seguida. Por isso, se o ativo apresenta bons fundamentos e perspectivas, é importante continuar comprando mesmo durante o Efeito Manada.

Existe Efeito Manada em criptomoedas e tokens?

criptomoedas

Se você já entrou em algum grupo de Telegram, ou procurou criptomoedas no YouTube, certamente já se deparou com os inúmeros grupos de sinais e influenciadores prometendo ganhos incríveis.

É iniciante neste segmento? Acompanhe neste outro artigo o que são criptomoedas e suas diferenças na negociação e emissão.

Abaixo listamos os principais motivos para o Efeito Manada ser tão comum em criptomoedas e criptoativos (tokens):

  • Liquidez diluída em diversas exchanges, que operam de maneira independente.
  • Muitos projetos novos vêm sendo lançados, alguns contando com apoio financeiro de investidores.
  • Mercado funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana.
  • Investidor de longo prazo (holder), pouco participa da negociação, deixando o giro nas mãos de poucos traders.
  • Enorme potencial de crescimento de alguns segmentos.

Lembrando que esse Efeito Manada em criptomoedas também ocorre quando o sentimento negativo se instaura, no cenário de “medo” (FUD). Os grandes traders se aproveitam de momentos de menor liquidez para executar ordens de forma agressiva, provocando pânico entre os investidores.

No vídeo abaixo, a equipe da @usecripto discute se o Bitcoin pode ir para zero, como afirmam alguns de seus críticos.

Como se proteger do Efeito Manada?

Não existe uma regra única para todos os investidores, pois cada um possui seu próprio horizonte de tempo, tolerância para perdas, e até mesmo a capacidade de injetar capital em momentos de crise.

No entanto, preparamos algumas dicas para você evitar comprar na alta e vender na baixa, a situação mais comum de quem apresenta prejuízos recorrentes em renda variável.

  • Prepare seu plano de ação com antecedência e evite mudar de opinião durante momentos de forte queda ou alta.
  • Não tome decisões de investimento baseadas somente na opinião dos outros, mesmo de traders experientes.
  • Mantenha parte da carteira voltada para o longo prazo, acumulando regularmente independente do mercado.
  • Estude antes de ingressar em novos ativos. Quanto maior sua certeza na tese, menores as chances de cair no Efeito Manada.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.