Educação

O que é HODL no mundo das criptomoedas? Saiba agora mesmo!

07/04/2021

6 minutos de leitura

O que é HODL no mundo das criptomoedas? Saiba agora mesmo!

Cada investidor possui um perfil único, seja ele conservador, moderado, ou agressivo. De fato, não existe uma estratégia ideal que atenda a todos. Para isso, existem técnicas que buscam balancear riscos e potencial de lucros, dentre elas o Buy and Hold, ou “Comprar e manter”, apelidada de HODL no universo das criptomoedas.

Para decidir como investir nos diferentes mercados é necessário um bom conhecimento sobre os ativos e estratégias de trade. Dentre elas, destacam-se Day trade (compras e vendas ao longo do dia), Swing Trade (baixa frequência, médio prazo), Buy & Hold (comprar e manter), e arbitragem (trades simultâneos com risco balanceado).

É importante entender como funciona cada estratégia para escolher aquela que melhor se encaixa ao seu perfil. Buy and Hold (comprar e manter), ou simplesmente HODL, é uma estratégia de investimento voltada para o longo prazo, usualmente mais de um ano. Neste caso, o investidor não precisa conhecer análise técnica, nem dispor de tempo para acompanhar o mercado, como nas demais estratégias.

Fique tranquilo, pois o Mercado Bitcoin, a exchange líder em volume de negociação na América Latina, explica o que é HODL, e quais as vantagens dessa estratégia.

O que é e como surgiu a expressão HODL?

Não, você não leu errado! A palavra em inglês HOLD significa segurar, ou manter, uma abreviação da modalidade Buy and Hold para investimentos.

O termo HODL, grafado de forma incorreta, originou-se em dezembro de 2013, quando o usuário GameKyuubi, Mike, do fórum de discussão BitcoinTalk, postou um desabafo.

Mike havia bebido álcool e estava desanimado com a recente queda do Bitcoin de US$ 716 para US$ 438, possivelmente por causa de notícias de repressão da China.

Embora tenha percebido o erro de digitação, estava bravo com a situação, e resolveu deixar como estava. Mike concluiu que a melhor estratégia naquele momento era HOLD.

O resto é história, e o termo HODL virou meme, além de sinônimo da estratégia que evita negociações com base em movimentos de preço de curto e médio prazo.

Neste outro artigo, "Como investir para conquistar sua independência financeira?", vamos lhe ajudar a atingir a independência financeira de uma vez por todas.

Quais as vantagens dessa estratégia?

Buy and Hold é uma estratégia de longo prazo, o que traz vantagens e desvantagens. Primeiramente, é simples de executar, demanda pouco tempo de análise, e evita o estresse de ter que acompanhar o mercado a cada instante.

Uma das maiores vantagens desta estratégia no mercado de criptomoedas é não precisar realizar vendas. Com isso, não é necessário pagar taxas, analisar métricas, ou outras atividades demoradas. Você participa do mercado de criptomoedas com pouco esforço e sem necessidade de conhecimentos técnicos ou de trade.

Além disso, é possível realizar compras periódicas, independente de altas e quedas do mercado. Dessa forma, não é necessário aguardar o melhor momento para entrar no mercado.

Quais as desvantagens?

O HODL pode ser menos lucrativo no curto-prazo comparado a outras modalidades. O mercado pode estar próximo de um topo, e talvez seja um bom momento para vender. No entanto, isso exige que o investidor esteja acompanhando e dedicando mais tempo em comparação com a estratégia de “Comprar e Manter”.

Outra desvantagem é o risco de custódia, da guarda dos ativos. Com o passar do tempo, muitas pessoas esquecem as senhas de acesso ou perdem as cópias de segurança.

Por isso, recomendamos que sejam realizados testes a cada ano para validar chaves privadas, backups de segurança, e dispositivos de acesso. Mantenha suas chaves-privadas armazenadas em locais seguros.

No vídeo abaixo a equipe da @usecripto tira suas dúvidas sobre como armazenar os seus criptoativos com segurança.

O que é DCA, e como ele facilita o HODL?

Dollar Cost Averaging (DCA) significa média de custo financeiro, uma estratégia popular nos mercados de criptoativos. O investidor vai comprar uma quantia fixa em Reais em intervalos regulares, independente da cotação.

Dessa forma, o investidor compra mais criptoativos quando o preço estiver baixo, e menos quando o preço estiver mais alto. Ou seja, o que é fixo é o valor em moeda fiduciária.

Esta solução é perfeita para lidar com a alta volatilidade desse mercado. Acreditando na alta destes ativos no longo prazo, comprar um pouco todo mês é uma excelente abordagem para gerenciar a volatilidade, mantendo a estratégia HODL.

Quem ganha? DCA ou HODL?

A estratégia HODL tem funcionado muito bem nos últimos 5 anos, pois o Bitcoin apresentou uma valorização recorde no período. A princípio, a estratégia DCA também é uma excelente ferramenta de investimento. Além disso, outro aspecto positivo dessa estratégia é que você não precisa de uma grande soma de dinheiro para investir.

Fizemos uma simulação para comparar o retorno do DCA e HOLD de Bitcoin. Os resultados estão resumidos na tabela abaixo:

Claramente, até março de 2021, comprar e manter (HODL) foi a escolha mais sábia. Isso não significa que será a estratégia mais acertada para os próximos anos, mas sem dúvidas, ambas apresentaram excelentes retornos.

Resumindo: HODL é uma boa estratégia?

Sim, pois mesmo que no curto-prazo um bom trader consiga maximizar lucros reduzindo a posição em momentos de alta, não há garantia de acerto nesses movimentos.

Por isso, para a grande maioria das pessoas, é recomendável manter uma carteira de longo prazo. Cabe lembrar que ao diversificar a alocação em ativos com diferentes vetores de risco, as chances de prejuízo tornam-se menores.

Ou seja, mesmo quem gosta de fazer giro no trade pode se beneficiar de manter parte dos investimentos em HODL, ou “Comprar e Manter”, por um longo prazo.

Curtiu este conteúdo sobre a origem do termo HODL e como adotar essa abordagem em seus investimentos? Aproveite para se increver em nosso canal do YouTube e continuar aprendendo sobre investimento e criptoativos.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.