Investimento em criptoativos

O que é Solana? Onde comprar Solana no Brasil?

31/05/2022

10 minutos de leitura

O que é Solana? Onde comprar Solana no Brasil?

O valor de mercado das moedas digitais subiu 59% entre dezembro/2021 e maio/2022, e um dos destaques foi Solana (SOL). Essa criptomoeda conta com seu próprio ecossistema de aplicativos, e apresentou ganhos de 23.760% no período.

Para entender o que é Solana, precisamos revisar alguns conceitos que tornam os ativos digitais tão especiais. Acompanhe com o Mercado Bitcoin, a corretora de ativos digitais líder em volume negociado no Brasil.

O que é uma criptomoeda?

Criptomoedas são ativos digitais que podem ser movimentados e armazenados por seus usuários. Além disso, contam com seu próprio banco de dados para registro das transações. 

Deste modo, as criptomoedas:

  • Funcionam sem um coordenador central, portanto independentes de intermediários, incluindo bancos e governos.
  • Servem para transferência entre seus usuários, que podem transacionar diretamente, inclusive para comercializar produtos e serviços.
  • O banco de dados blockchain é público e inviolável, logo imune à censura e intervenção.

Confira no vídeo abaixo o que são criptomoedas, e o que torna essa tecnologia especial:

O que é Solana?

ASolana é uma criptomoeda com sua própria plataforma decontratos programáveis (smart contracts). Esse sistema funciona de forma totalmente automática, oferecendo transações instantâneas e de baixo custo.

  • Solona possui um banco de dados público próprio, o blockchain, onde são registrados os contratos digitais e as transações dos usuários.
  • O sistema opera sem a coordenação ou dependência de uma única empresa.
  • Esse projeto lançado em março de 2020 possui atualmente 3,2 bilhões de dólares em valor de mercado depositados em seus contratos digitais.
  • O pagamento pelo serviço de validação das transações é feito na criptomoeda SOL, bem como as taxas pelo registro nesse banco de dados.

A moeda digital mais conhecida e valorizada do segmento de contratos programáveis é a Ethereum (ETH), lançada em meados de 2015.

Qual o benefício das aplicações descentralizadas?

Aplicações descentralizadas são serviços que funcionam sem a intervenção de empresas, portanto regida por linhas de programa computacional.

É importante entender o que é token, ou criptoativo, pois este mecanismo é essencial para estas aplicações sem um coordenador central. Este ativo digital existe apenas no banco de dados público das criptomoedas, o blockchain

Dentre os principais benefícios das aplicações descentralizadas temos:

  • Elaboração de produtos e serviços digitais sem precisar de um banco de dados público próprio.
  • Emissão de criptoativos (tokens) e plataformas de serviços digitais, inclusive aplicações financeiras.
  • Torna os produtos digitais mais seguros, transparentes, automatizados, sem possibilidade de censura ou intervenção.

Agora que analisamos o que é Solana, e suas aplicações descentralizadas, vamos estudar a tecnologia por trás desse mecanismo.

Como funciona uma rede descentralizada?

Uma rede descentralizada funciona sem uma entidade central, onde os dados são armazenados de forma independente por seus usuários. Ou seja, o sistema não depende de um coordenador, e todos os participantes podem validar as transações.

Nas redes descentralizadas:

  • O usuário pode acessar os dados se conectando aos demais participantes.
  • Cada participante da rede é capaz de acessar por conta própria o banco de dados, sem depender de terceiros.
  • As informações são compartilhadas, impedindo que determinada pessoa ou grupo altere o registo histórico.

rede-descentralizada

 

Note na imagem acima que uma rede descentralizada não precisa de uma figura central controlando os dados e informações, diferente do que ocorre em projetos centralizados.

Agora que você entendeu o que é Solana, é importante estudar como é coordenada esta criptomoeda. 

Quem controla a rede Solana?

A Solana pode ser negociada livremente entre seus investidores através de uma corretora (exchange), ou mesmo de forma direta entre seus usuários. Sendo assim:

  • Embora a empresa Solana Labs seja responsável pela emissão inicial dessa moeda digital, seu banco de dados e sistema de registro é independente
  • O registro de transações é feito por um grupo de validadores, que oferecem poder computacional para receber as taxas de registro.
  • A tecnologia de banco de dados blockchain é inviolável, portanto não existe possibilidade de censura ou controle por empresas e governos.

Em suma, qualquer pessoa ou grupo consegue desenvolver serviços na rede e validar transações.

Ficou claro o que é Solana e os benefícios da rede descentralizada? Vamos seguir com as informações sobre sua cotação e negociação.

Quem define o preço da Solana?

A Solana é negociada nas corretoras de ativos digitais, as exchanges. Desta forma, a sua cotação varia conforme a demanda do mercado.

  • Sua cotação é definida pelos compradores e vendedores a cada instante.
  • As corretoras são livres para escolher quais ativos digitais desejam oferecer para negociação.
  • Não existe uma cotação oficial, pois cada corretora (exchange) possui sua própria base de clientes, taxas, e prazos.
  • A valorização da criptomoeda Solana não é tarefa da empresa Solana Labs. 

Entendeu o que é Solana e como funcionam as suas negociações? Vejamos agora para que serve esse projeto na prática.

Quais os exemplos de uso da rede Solana?

A Solana tem diversas funcionalidades, sendo possível criar redes sociais, sistemas financeiros, aplicativos, jogos e diversos produtos digitais. Alguns exemplos de uso incluem:

  • Raydium: uma corretora de ativos digitais automatizada que se diferencia pelo baixo custo e velocidade na negociação.
  • DeFi Land: jogo que utiliza um universo virtual onde o usuário pesca, atira, planta, produz, e negocia criptoativos e itens digitais únicos, os NFTs.

defi-land

 

  • Magic Eden: plataforma de negociação de NFTs, onde são negociadas as coleções “DeGods”, “Taiyo Robotics”, entre outras.

São centenas de aplicações descentralizadas disponíveis na Solana, porém as aplicações de finanças digitais lideram, com mais de 200 mil usuários ativos.

Solana é segura?

Sim, a Solana é segura, pois utiliza a mesma tecnologia de banco de dados distribuído blockchain. Além disso, o projeto:

  • Possui mais de 1.700 entidades habilitadas para validar transações.
  • 65% dos validadores atualizaram seus sistemas para a versão 1.9.20 ou superior.
  • Cada validador é obrigado a depositar criptomoedas SOL de garantia por sua honestidade.

De fato, nos últimos meses ocorreram alguns gargalos na rede, causando interrupções que duraram até 12 horas. No entanto, os desenvolvedores conseguiram resolver os problemas e sua base de validadores atualizou o software.

Quais os riscos de investir em Solana?

A Solana pode apresentar grande variação na cotação. Embora tenha se tornado uma das 10 maiores criptomoedas do mercado, ela depende do interesse dos investidores para seguir valorizando.

Sendo assim, o investidor precisa estar atento, e ciente de que não existe um preço mínimo ou garantia de retorno em criptomoedas.

  • A estratégia de alocar em diferentes ativos digitais reduz o risco de surpresa negativa causada pela queda de uma única criptomoeda.
  • Embora a Solana Labs não seja controladora da rede, caso esta abandone o projeto, é provável que ocorra um desânimo entre os investidores, e consequente queda na cotação.

Onde comprar Solana no Brasil?

É possível comprar e vender a criptomoeda Solana no Brasil na corretora (exchange) Mercado Bitcoin. 

  • Nossa plataforma oferece centenas de ativos digitais que podem ser adquiridos e armazenados em uma carteira digital (wallet).
  • Somos a única grande corretora (exchange) com 9 anos de histórico sem registro de hacks ou indisponibilidade de saques. 

Agora que você entendeu o que é Solana, abra sua conta em nosso site ou aplicativo, valide seu cadastro, e deposite reais (R$) para ingressar no universo dos ativos digitais.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.