Criptoativos

O que são Fan Tokens? Entenda como funciona

22/01/2021

7 minutos de leitura

O que são Fan Tokens? Entenda como funciona

Fan Token é a ferramenta ideal para unir duas paixões dos brasileiros, o futebol e a tecnologia. Imagine se os torcedores pudessem votar no uniforme da equipe, escolher as músicas do estádio, desafios de habilidades para os jogadores, ou até mesmo ter acesso exclusivo ao banco de reservas?

Pois é, isto tudo já é realidade com o Fan Token, o criptoativo dos clubes parceiros da Socios.com. Dentre eles, destacam-se Paris Saint-Germain (PSG), Juventus (JUV), Roma (ASR), Independiente (CAI), Atlético de Madrid (ATM), entre outros.

Ah! Essa interação acontece através de um aplicativo para celular já em funcionamento. Deste modo, os fãs podem participar das votações elencadas por cada um dos clubes.

Venha conhecer mais esta novidade e veja como participar do universo dos tokens utilitários com a plataforma líder de volume em criptoativos, o Mercado Bitcoin.

Qual a finalidade dos Fan Tokens?

Criar uma experiência única e personalizada para seus detentores, que ganham uma nova forma de interagir com os clubes e seus atletas. Essa experiência pode incluir descontos e ofertas de produtos e serviços, escolha de uniformes, seleção de música nos estádios, acesso a conteúdos exclusivos, entre outros.

Cada clube parceiro é responsável por ofertar e administrar estas promoções e funcionalidades no aplicativo da plataforma Socios.com, disponível para Android e iOS.

Em suma, só os detentores de tokens têm acesso às votações e ofertas de serviços exclusivos oferecidos pelos respectivos clubes ou ligas.

Quem é a Socios.com?

Empresa do Mediarex Group, fundada em 2006, com sede em Malta, além de escritórios em Istambul, Lyon, Singapura, Seul e Buenos Aires. Com mais de 80 colaboradores, levantou capital em meados de 2018.

Em suma, existe uma empresa experiente e responsável pelos lançamentos, parcerias e administração da plataforma Socios.com. Deste modo, é possível atestar a veracidade e idoneidade de seus lançamentos através da comunicação oficial dos clubes e equipes parceiras.

Similarmente, existe uma transparência em relação ao seu quadro de sócios, contando com Alexandre Dreyfus como CEO.

Como surgem os Fan Tokens?

São os clubes que determinam o valor inicial e quantidade de tokens a ser emitido. O lançamento ocorre em parceria com a plataforma internacional Socios.com, responsável pelo aplicativo utilizado pelos fãs.

Socios.com é uma plataforma internacional de interação entre clubes e ligas com sua base de fãs, e o token Chiliz (CHZ) é o que une esses dois mundos. Em suma, a oferta inicial dos Fan Tokens é realizada neste aplicativo.

Num segundo momento, estes detentores ficam livres para negociar na plataforma de sua preferência, e o Mercado Bitcoin estará listando em breve alguns destes Fan Tokens.

Como comprar o token Chiliz (CHZ)?

O token Chiliz (CHZ) está disponível para negociação no Mercado Bitcoin, e nos últimos três meses até 18 de Janeiro, sua cotação subiu 70%. Entenda como é determinado o valor de mercado do token CHZ neste outro artigo.

Ao entrar em nossa plataforma pelo site ou aplicativo, você irá encontrar o utility token Chiliz (CHZ) logo abaixo dos demais criptoativos, como XRP (Ripple) e Litecoin. O Mercado Bitcoin apenas intermedeia a negociação de seus clientes, organizando os mercados e assegurando que cada um receba o que foi acordado.

É importante lembrar que cada utility token possui suas próprias regras de emissão e distribuição. Em resumo, é importante estudar a quantidade máxima de tokens a ser emitida, além dos incentivos de cada um dos participantes deste ecossistema a desenvolver e colaborar com a rede.

Fan Token é uma criptomoeda?

A característica principal de um utility token, ou token de utilidade, é a ausência de promessa de valorização, ou de manutenção de seu valor em mercados. A lógica funciona de maneira similar a itens colecionáveis, no qual os entusiastas são livres para oferecer produtos e serviços em troca desse material.

A eventual valorização irá ocorrer com o crescimento do ecossistema, ou seja, a oferta de promoções, votações e conteúdo exclusivo das equipes. Desta forma, aumenta o potencial de utilização e consequente percepção de valor do token.

Exchanges atuam como intermediários entre compradores e vendedores, não sendo responsável pela obrigatoriedade de estabelecimento de quaisquer patamares de preço, ou nível de liquidez. Ou seja, é o livre mercado entre interessados na compra e venda do criptoativo que determina sua cotação.

Como negociar e armazenar os Fan Tokens?

Após seu lançamento na plataforma Socios.com, os Fan Tokens podem ser livremente negociados entre os interessados, inclusive contando com a intermediação de algumas exchanges, como o Mercado Bitcoin.

Em breve, ao entrar em nossa plataforma pelo site ou aplicativo, você irá encontrar os Fan Tokens próximos ao Chiliz (CHZ) e dos demais criptoativos.

A tecnologia utilizada é o ERC-20 da rede Ethereum, por conta de sua segurança, transparência, e flexibilidade através de smart contracts, os contratos digitais.

O aplicativo para Google Play e iOS da plataforma Socios.com é 100% funcional, e funciona como uma carteira (wallet). Inclusive, através deste aplicativo os clubes, atletas e equipes oferecem os mecanismos de voto, e ofertam serviços e produtos exclusivos aos detentores de seus tokens.

A importância da diversificação

Embora exista um potencial de crescimento do próprio ecossistema, os utility tokens são ativos de risco, portanto devem fazer parte de uma parcela menor da carteira de investimentos. Este outro artigo apresenta mais vantagens e dicas para a correta diversificação, ou seja, aprender a utilizar o risco de forma saudável para obter maiores retornos.

Comece a negociar agora mesmo com o Mercado Bitcoin, a maior exchange da América Latina, e a primeira a oferecer ativos alternativos.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.