O que são utility tokens? Conheça a WiBX

Existem diferentes classes de tokens, ou criptoativos, em circulação. Os utility tokens, ou de utilidade, representam um acesso a um produto ou serviço.

Os utility tokens não são desenhados como instrumentos de investimento, ou seja, não é função primária deste criptoativo atuar como moeda, seja armazenando valor ou intermediando trocas entre outras moedas.

Seu objetivo principal é assegurar ao seu detentor acesso à produtos e serviços, sejam eles virtuais ou físicos, dentro deste ecossistema.

O Mercado Bitcoin é a maior plataforma de ativos digitais da América Latina, e uma das primeiras a lançar os utility tokens, ou tokens de utilidade. Quer aprender mais? Embarque com a gente!

Qual a finalidade dos utility tokens?

Afinal, se a função principal deste criptoativo não é ser uma moeda, armazenando valor ou atuando como meio de troca monetária, para que existem? Imagine um software de código livre, por exemplo, o Wikipedia. Um utility token, ou token utilitário, poderia ser distribuído para cada parágrafo de texto adicionado ou alterado por seus colaboradores.

Mesmo que não houvesse valor financeiro, poderia servir como uma prova de colaboração, exibido em currículos ou roda de pessoas interessadas nesta aplicação. O Wikipedia poderia, por exemplo, exigir um certo número de tokens para quem deseja realizar alterações em determinadas páginas, ou sortear algum prêmio entre seus colaboradores mais ativos.

Como estes tokens podem ter valor?

São dezenas as formas de se monetizar esses utility tokens, tanto para as empresas participantes do ecossistema, quanto para seus detentores. Podem funcionar como cupons de pré-venda ou desconto, direitos de voto, benefícios para colaboradores, direito de participação em uma rede ou serviço, programas de fidelidade, e muitos outros casos.

Há alguns projetos descentralizados que dão direito a voto para os detentores de seus utility tokens, ou até mesmo permitindo receber dividendos do projeto, remunerado em stablecoins ou outro criptoativo.

O importante é entender que a eventual valorização depende única e exclusivamente dos esforços da própria comunidade, do ecossistema ao redor deste token.

Criptoativos e chaves privadas

Devemos lembrar que o blockchain, não identifica o detentor do token. Em criptoativos, a prova de posse de determinado endereço é feita através da chave privada, uma senha, necessária para autorizar transações.

Enquanto isso, o blockchain possibilita a livre comercialização destes tokens de forma descentralizada por seus participantes. Embora as exchanges existam para facilitar a intermediação e trazer mais segurança para comprador e vendedor, nada impede a livre transferência por seus detentores.

Distribuição e listagem dos utility tokens

Não há nenhuma regra fixa, desta forma o emissor está livre para definir se haverá pré-venda de tokens, distribuição através de mineração, sorteios, limites de emissão, e tudo mais que desejar. Parte dos tokens pode ser entregue às partes relacionadas no projeto, por exemplo, influenciadores, ou parceiros em uma rede de distribuição.

A listagem em exchanges e corretoras não é obrigatória. Quem determina a liquidez, ou seja, volume de compras e vendas diário, é o livre mercado. O grupo ou empresa responsável pela emissão é livre, se assim desejar, para atuar na divulgação e expansão da rede através de parcerias e novas funcionalidades.

Valor de mercado dos utility tokens

Mesmo que um emissor, por exemplo, uma grande rede de lanchonetes, garanta que o token pode ser trocado por um hambúrguer, o valor negociado neste utility token, ou token utilitário, poderá oscilar livremente. Alguns detentores podem estimar que haverá um aumento de preços no lanche, enquanto outros podem ter receio do fechamento de lojas.

A característica principal de um utility token, ou token de utilidade, é a ausência de promessa de valorização, aceitação, ou manutenção de seu valor em mercados. Trata-se de um item colecionável, e todos os participantes da rede são livres para entrar ou sair a qualquer momento.

WiBX (WBX) e a plataforma Wiboo.io

Wiboo.io é uma plataforma de promoção nacional voltada para o varejo, e o token WiBX (WBX) é o sistema de combustível desta rede. Trata-se de um ecossistema de premiação, que permite que clientes divulguem suas marcas favoritas, em troca de tokens WBX.

O mais importante é que a plataforma já está 100% funcional. O usuário cria uma conta dentro do sistema, onde tem acesso às marcas parceiras, e escolhe quais deseja divulgar nas redes sociais.

O utility token WiBX (UBX) atua no ecossistema de publicidade, divulgação e fidelização, utilizando a tecnologia de registro do blockchain, eliminando assim intermediários neste relacionamento entre usuário e empresa parceira.

Comerciantes e indústrias podem comprar tokens para remunerar seus clientes, colaboradores, seguidores nas redes sociais, ou qualquer outra pessoa.

Como negociar e armazenar estes tokens?

Os tokens WiBX (WBX) podem ser livremente negociados entre os usuários, inclusive contando com a intermediação de algumas exchanges, como o Mercado Bitcoin.

Em breve estará disponível em nossa plataforma e ao acessá-la pelo site ou aplicativo, você irá encontrar o utility token WiBX (WBX) logo abaixo dos demais criptoativos, como XRP (Ripple) e Litecoin.

A tecnologia escolhida foi o token ERC-20 na rede Ethereum, por conta de sua segurança, transparência, e flexibilidade através de smart contracts, os contratos digitais.

Isto permite ao usuário escolher uma carteira (wallet) de sua preferência, embora seja possível manter os tokens na custódia do Mercado Bitcoin, se assim desejar.

A carteira (wallet) da WiBX permite trocar tokens de utilidade WiBX por produtos e serviços de parceiros. A rede conta com parceiros em todo o país, incluindo Allianz Parque, Chiquinho Sorvetes, Fran's Café, PicPay, Petz e Editora Três*.

Ao Baixar o app da WibX, ou ao digitar wallet.wibx.io você cai nessa tela.

wibx
Passo 1

Se for um usuário querendo ter uma carteira Wibx basta usar a opção "Para você". Se for um lojista querendo usar a WiBX como recompensa para aqueles que ajudarem a promover o seu negocio escolha "Para sua empresa".

wibx
Passo 2

Próximo passo é colocar seu nome.

wibx
Passo 3

Por questões legais, escolher o país onde vive.

wibx
Passo 4

Por questões legais, você precisa de um número de CPF válido também.

wibx
Passo 5

Aqui precisa inserir uma conta de email, tem que ser um email que você tenha acesso, pois será enviado um PIN por ele para ativar a conta.

wibx
Passo 6

Crie uma senha forte, contendo os itens descritos em cinza (eles vão ficando verdes conforme você os preenche)

wibx
Passo 7

Digite o PIN que foi enviado para o email que você cadastrou.

wibx
Passo 8

Pronto você ja pode sair ganhando suas WiBX e desfrutar de todos os recursos de sua nova wallet.

wibx
Passo 9

Muito além de um simples programa de fidelidade, o utility token WiBX (WBX) permite que empresas e prestadores de serviços remunerem diretamente usuários engajados em redes sociais, enquanto provê um marketplace com promoções exclusivas para seus detentores.

A importância da diversificação

Recomendamos a todos manter uma carteira de investimento diversificada, possibilitando atingir elevados patamares de retorno, mas ao mesmo tempo reduzindo o risco. Esta estratégia busca aumentar a capacidade de resiliência a choques e reduzir perdas por conta de fatores inesperados.

Os utility tokens surgem como uma alternativa interessante no universo de criptoativos, e devem ser considerados dentro de uma fatia considerada de maior risco, já que dependem do crescimento de seu próprio ecossistema. Este outro artigo explica de forma detalhada como elaborar uma carteira de investimentos diversificada.

E você? Já abriu sua conta no Mercado Bitcoin, exchange líder absoluta em volume no Brasil, além de ser a primeira a listar tokens de investimentos alternativos lastreados em ativos reais como Precatórios e Consórcios? Clique aqui e junte-se a nós!

*Parceiros verificados em julho de 2020.

Post anteriorPróximo post