Perfis de investidores: Saiba qual é o seu!

Para investir seus recursos de forma consciente, é preciso reconhecer como você gostaria de investir seu patrimônio, entendendo o que você busca na hora de aplicar seus rendimentos. Pensando nisso, nós listamos alguns tipos de perfis de investidores para melhorar seu entendimento sobre o universo financeiro e suas formas de atuação. Confira!

Conservador

Esse tipo de investidor prefere ter segurança na hora de aplicar seus rendimentos, procurando a noção exata entre o lucro e o risco. Geralmente, não aceita perdas de capital e não tolera oscilações do mercado, aceitando ganhos inferiores para preservar seu patrimônio.

Exemplos de investimentos para o perfil conservador: Tesouro Direto, CDB e Fundos de Renda Fixa.

Moderado

Tem um perfil mais arrojado para diversificar seus investimentos e está disposto a correr mais riscos em troca de uma rentabilidade superior às aplicações tradicionais. Geralmente, esse tipo de investidor possui um entendimento maior sobre os ganhos e riscos das operações financeiras no médio e longo prazo, buscando expandir seus lucros além das taxas básicas do mercado.

Exemplos de investimentos para o perfil moderado: Ações em grau moderado, Fundos Multimercados e Debêntures.

Dinâmico

O investidor com este tipo de perfil é tolerante às oscilações ao mercado financeiro. Em geral, já possui experiência prática e teórica com outros tipos de aplicações e está acostumado com as baixas do mercado, procurando lucros superiores com riscos atrelados. No perfil dinâmico, não existe o desejo de ultrapassar levemente a inflação ou reter o capital em um caderneta de poupança. Eles desejam receber altos retornos, entendendo as variações dos ganhos e perdas em cada operação.

Exemplos de investimento para o perfil dinâmico: Ações, Taxas Pós-Fixadas, Criptoativos e mútuo conversível investimento em startups.

Hodlr

Acreditando nas potencialidades de lucro dos criptoativos, o perfil Hodlr (termo confundido pela palavra “Hold” por um usuário do fórum bitcoin.talk) caracteriza um investidor que mantém seus ativos digitais, especialmente o bitcoin, guardados em sua carteira, evitando qualquer tipo de movimentação, mesmo tendo grandes oportunidades de retorno.

Traders de criptoativos

Em geral, esse tipo de perfil já possui um entendimento maior sobre o mercado financeiro tradicional, realizando diversas operações curtas com criptoativos, recebendo um lucro reduzido em cada aplicação. Estudam e praticam em todo o momento com análises gráficas e livros de ordens.

Post anteriorPróximo post