Principais acontecimentos do mercado e as perspectivas para as criptomoedas

Estamos vivendo tempos difíceis no mercado de criptomoedas, com Bitcoin apresentando uma queda de aproximadamente 80% desde seu pico em Dezembro e Ethereum com queda de praticamente 90% desde seu ápice em Janeiro. Entretanto, essa correção não se limita ao universo das criptomoedas. A Nasdaq, um dos principais índices norte-americanos, apresenta queda de quase 15% desde sua alta no Dia do Trabalho nos Estados Unidos. Com as empresas de tecnologia, mesmo cenário, já que a Apple apresenta baixas de aproximadamente 25% nos últimos 2 meses e o Facebook está caindo 40% desde Julho.

Apesar de ser difícil apontar qual foi o motivo determinante para a queda recente vista por todos nós, é possível levantar algumas hipóteses sobre as razões que possivelmente motivaram essa queda, que são:

⇒ Com a correção nos mercados norte-americanos, os investidores possivelmente estão tentando diminuir o risco de seus portfólios e a venda de criptomoedas pode estar sendo uma das estratégias para diminuir esse risco geral de suas posições, o que, por sua vez, traz uma força de venda maior aos mercados de criptomoedas.

⇒ A rede do Bitcoin Cash passou por uma divisão, devido a divergências em relação ao caminho escolhido para desenvolvimento do projeto. Como resultado, surgiram o Bitcoin Cash ABC e o Bitcoin Cash SV. Essa divisão gerou uma incerteza grande no mercado e que pode ter refletido negativamente nas outras criptomoedas, já que foi alvo de uma Hash War (Guerra de Hash) e mostrou que o processo de Hard Fork pode ser bem conflituoso, caso não haja consenso entre as partes envolvidas.

_HASH WAR

Ou Guerra de Hash, é uma disputa entre os mineradores de cada uma das redes para atingir o maior nível de poder computacional dedicado a validação dos blocos. Essa disputa é extremamente importante para as redes, já que a cadeia de blocos com maior poder de processamento é, frequentemente, considerada a mais segura._

Mas a grande questão é: o que você pode fazer em meio a esse banho de sangue, especialmente dentro do mercado de criptomoedas? Fechar sua posição? Comprar mais na baixa?

Tudo depende da suas convicções, disponibilidade financeira e, principalmente, de sua visão sobre os fundamentos desses variados investimentos. Em relação particularmente às criptomoedas, acreditamos que o preço atual não reflete a saúde do ecossistema como um todo. O que queremos dizer com isso?

  • O Bitcoin não está morto, como um investidor desavisado poderia achar ao analisar apenas a queda no preço. A rede continua frequentemente processando [mais de 2 bilhões de reais por dia](), além de continuar sendo o dinheiro digital descentralizado, seguro e incensurável, idealizado por Satoshi Nakamoto.

  • O Bitcoin passou por mais um grande processo de legitimação, com o anúncio de que Estado de Ohio irá aceitar bitcoin como forma de pagamento de impostos.

  • O desenvolvimento de sidechains está mais forte do que nunca: a Lightning Network, principal solução para aumentar o processamento de transações no Bitcoin, adicionou mais de 4.000 comerciantes e o RootStock (RSK), que pretende trazer funcionalidades de Contratos Inteligentes para o Bitcoin, já possui apoio de 1 a cada 10 mineradores de Bitcoin para garantir a segurança de sua rede.

SIDECHAINS

Nesses casos, Sidechain é uma rede paralela à rede do Bitcoin. Nela, é possível desenvolver funcionalidades que não alteram o código principal do Bitcoin, ao mesmo tempo em que pode trazer mais benefícios e flexibilidade para a própria rede do Bitcoin

  • A institucionalização do mercado continua forte, com a Nasdaq anunciando intenção de negociar futuros de Bitcoin no primeiro trimestre de 2019 e os principais players de mercado — Circle Trade, Cumberland Mining e Genesis Trading — se reunindo para formar um [índice de preço OTC](), tido como uma das peças fundamentais para aprovação do ETF, como falamos no reporte passado.

OTC

No universo cripto, o termo OTC se refere às negociações ocorridas fora do ambiente de uma corretora de criptomoedas, geralmente por investidores grandes que buscam atendimento exclusivo e condições diferenciadas.

Ponderando tanto os lados positivos quanto negativos apresentados, continuamos acreditando no futuro do mercado. Esta pode ser uma das melhores oportunidades de compra dos próximos anos. Os grandes investidores continuam a entrar no mercado, a tecnologia não para de se desenvolver e o ecossistema das criptomoedas está cada vez mais seguro e disseminado pelo mundo.

A cada dia que passa, as instituições, indivíduos e países estão começando a reconhecer a utilidade das criptomoedas em nossas vidas. Com um maior nível de conscientização, educação e desenvolvimento da tecnologia, podemos finalmente vislumbrar um futuro em que as criptomoedas estarão, de fato, integradas ao nosso dia a dia.

Quer saber mais sobre alguma tema? Mande sua sugestão para [email protected]! Fique de olho às oscilações e faça bons negócios em nossa plataforma!