Educação

Quais são os melhores robôs para trade de criptomoedas?

05/02/2021

7 minutos de leitura

Quais são os melhores robôs para trade de criptomoedas?

Robôs de trade, ou bots, são programas de computador que realizam o envio de ordens automáticas para uma corretora. Ao contrário do imaginário popular, não há nenhuma inteligência por trás, e sim regras pré-determinadas para realizar compras e vendas.

No entanto, robôs não possuem sentimento, e tampouco ficam cansados. Deste modo, executam as ordens com maior precisão. Ou seja, o programa irá respeitar limites e instruções previamente informados.

De fato, a execução automatizada facilita muito a vida do trader, sendo utilizada inclusive por grandes fundos de investimento e gestores profissinais. No entanto, isso não quer dizer necessariamente que a tomada de decisão seja feita por um robô de trade.

Parece complexo? Fique tranquilo, o Mercado Bitcoin, exchange líder em volume e número de clientes no Brasil, lista os melhores programas disponíveis para automatizar seu trade.

O que são bots, ou robôs de trade?

Robôs de trade são um programa de computador que recebe as cotações de alguma plataforma, e a partir de uma regra pré-determinada, envia ordens de compra e venda. De fato, qualquer inteligência destes bots depende exclusivamente das definições e instruções de seu autor.

No entanto, é possível que o próprio mecanismo faça ajustes e correções conforme seu desempenho. Este mecanismo é conhecido como inteligência artificial, porém não há garantia de melhorias quando se trata de um ambiente tão volátil quanto o mercado financeiro.

Veja aqui como é fácil negociar no Mercado Bitcoin, desde os primeiros passos, razões para investir em criptomoedas, além de seus ricos.

Como funciona o robô de trade?

Este programa de computador pode ser conectado a qualquer plataforma de trade, usualmente utilizando a tecnologia API, ou “Interface de Programação de Aplicativos”. Em suma, API é um padrão de acesso aos softwares, permitindo integração com diferentes plataformas.

A vantagem do API é que este intermediário, seja ela uma corretora de ações ou exchange de criptomoedas, não tem acesso à inteligência por trás do software. Nesse sentido, o algoritmo que toma as decisões de trade pode seguir os mais diferentes indicadores e metodologias.

Desta forma, existem robôs que utilizam análise técnica, ou seja, as médias móveis, Índice de Força Relativa (IFR), entre outros. Entretanto, existem sistemas mais complexos que utilizam as mais diversas classes de dados.

Independente da estratégia, o robô de trade segue um mecanismo determinado por seu algoritmo. O resultado final é o envio de ordens para compra e venda de ativos.

Qual a vantagem dos bots no envio de ordens?

A maior vantagem é a capacidade de executar ordens 24 horas por dia, 7 dias na semana. Isso é especialmente válido em mercados de criptomoedas, que não param nunca. Neste caso, não há como prever quando boas oportunidades vão surgir, e por isto a importância dos robôs de trade.

Outro aspecto que deve ser considerado é a possibilidade de negociar dezenas de ativos de forma simultânea. Ao invés de analisar gráficos individualmente, o robô consegue vasculhar diversos indicadores, inclusive em fontes de dados distintas.

Por último, negociar de forma automatizada reduz a ineficiência causada pela psicologia humana ou cansaço. Do mesmo modo, é muito comum que traders mudem de ideia na última hora, permitindo níveis de risco que antes não teriam aceito. Ou seja, reduz os erros causados no calor da negociação.

Se você procura uma ferramenta avançada para trade no Mercado Bitcoin, conheça agora o Vector, sistema de negociação da Vertex Technologies.

O vídeo abaixo explica as como a plataforma Vector facilita o envio de ordens:


Qual o melhor robô de trade em português?

Embora não seja possível avaliar a eficiência e segurança de cada robô de trade, algumas empresas que oferecem estes serviços são mais profissionais. Ou seja, receberam aporte de capital de grandes investidores com experiência e conhecimento técnico na área.

Dentre estas, podemos citar como exemplo a plataforma 3commas.io terminal, que recebeu aporte de US$ 3 milhões em novembro de 2020. Nesse sentido, destaca-se dentre seus investidores a Alameda Capital, empresa que faz arbitragem de criptomoedas.

Além de possuir um plano gratuito que permite experimentar o funcionamento dos robôs, a 3commas.io é integrada às maiores exchanges internacionais, incluindo Coinbase e Bitmex.

Outra empresa que merece destaque é a TradeSanta Trade Automático, também integrada com as principais exchanges de criptomoedas. Lançada em 2018, possui parcerias para redução nas taxas de trade. Embora só trabalhe com versões pagas, oferece três dias de teste.

Qual o melhor robô de trade em inglês?

Embora não tenham versões em português, as seguintes plataformas são muito utilizadas no exterior. Quadency possui um terminal de negociação que consolida as principais exchanges, além de oferecer mais de 10 robôs diferentes. Fundada em 2018, a empresa é sediada em Nova Iorque.

Por último, CryptoHopper também está integrado nas maiores exchanges internacionais, além de oferecer uma versão gratuita para testes. Outra função interessante é o “backtesting”, ou seja, simular nos dados históricos como seria a performance da estratégia.

Embora não seja possível avaliar ou assegurar a confiança de determinada plataforma, estas acima são as mais conhecidas e utilizadas. No entanto, é importante que cada um realize sua própria análise de risco.

Devo usar um robô de trade de empresas desconhecidas?

Não. Só utilize robôs de trade que você tenha total confiança da empresa por trás do serviço. Mesmo que este software não tenha acesso a sua senha para saques na corretora ou exchange, você pode acabar sendo vítima de um golpe.

Dê preferência para plataformas estabelecidas, oficialmente integradas às maiores plataformas. Se estiver em dúvida, entre em contato com o suporte da corretora ou exchange.

Cuidado com planilhas e apps de terceiros

Existem casos no qual o robô de trading, ou planilha, funciona perfeitamente por algumas semanas ou até meses, para em seguida executar o script favorável ao atacante, trazendo prejuízo aos usuários.

Aqui no Mercado Bitcoin temos o compromisso constante em manter os mais altos padrões de segurança e conduta. Encorajamos fortemente que os clientes adotem medidas que elevem sua própria segurança digital, como o segundo fator de autenticação (2FA), além do uso de senhas fortes. Jamais revele suas senhas e 2FA para outras pessoas!

Agora que você já entendeu como automatizar trades via robô (bots), acompanhe nossas dicas no Instagram. Venha negociar criptoativos no Mercado Bitcoin, líder absoluto em volume e número de clientes.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.