Educação

Quanto gastar com presentes no final de ano?

Criado em 22/12/2021 - Atualizado em 22/12/2021

3 minutos 20 segundos de leitura

Quanto gastar com presentes no final de ano?

Com a chegada do fim do ano, vem também alguns gastos extras que podem fazer as pessoas extrapolarem no orçamento. Além das festas, confraternizações e viagens, os presentes também acabam tomando uma parte do orçamento e é importante ter um bom planejamento para esses casos, para não começar o próximo ano endividado.

Pensando nisso, a ParMais separou algumas dicas importantes para ter um bom controle financeiro no final do ano. Confira!

Tenha um planejamento financeiro

O controle do orçamento doméstico deve ser feito durante todo o ano, mas nessa época de festas e confraternizações vale redobrar o cuidado, já que é comum que os gastos aumentem.

Dessa forma, liste todos os possíveis gastos e coloque um “limite” para cada um deles, para que eles não extrapolem o orçamento.

Gastos com presentes

Uma recomendação de gastos com presentes de final de ano que o planejador financeiro da ParMais, Jailon Giacomelli, deu na newsletter Papel e Caneta foi a seguinte:

  • Se você está endividado: não gaste com presentes (menos para os seus filhos se forem crianças, é claro) e aproveite o décimo terceiro (se você for CLT) e/ou bônus que recebe para tentar quitar o quanto for possível de suas dívidas para começar 2022 já com o pé direito.
  • Se você não está endividado, mas ainda não tem uma reserva de segurança constituída: tente gastar até 5% do quanto você ganha com presentes. Não exagere.
  • Se você está com a reserva de segurança composta: a recomendação é gastar até 20% do que ganha em presentes. Mas caso você queira presentear alguém especial ou mesmo gastar consigo mesmo, fique à vontade. Como você já está com a sua reserva de segurança composta, isso indica que tem bom controle financeiro. Só tome cuidado para não gastar demais e acabar comprometendo outros objetivos financeiros que tenha para o próximo ano.

Gastos com festas e confraternizações

Os custos das festas e confraternizações também devem ser planejados com antecedência. Caso seja um encontro com várias famílias, fica mais fácil e barato se as responsabilidades (comida, bebida, decoração, etc.) forem divididas. Dessa forma, todos aproveitam e não pesa no bolso de ninguém.

Gastos com viagens

Para as viagens, o primeiro passo é fazer um estudo de quanto pode ser gasto com a viagem e todos os gastos relacionados, como hospedagem, alimentação, compras, etc.

Esse valor deve estar dentro da sua capacidade de poupança e, se possível, os pagamentos devem ser feitos à vista. O ideal é que a viagem seja programada e os valores sejam poupados com antecedência, pois à vista é possível negociar melhores condições com agências de viagens, hotéis e outros serviços.

Gastos com cartão de crédito

O cuidado com o parcelamento no cartão de crédito também é extremamente importante nessa época, pois o início do ano é famoso por ter várias contas extras - como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, seguros e eventuais despesas de férias da família - e a fatura alta do cartão de crédito pode atrapalhar bastante seu orçamento.

Atenção com linhas de crédito facilitadas

Nesta época do ano, os grandes bancos já se adiantam e costumam oferecer linhas de crédito muito atrativas - e supostamente vantajosas - para que você tenha mais fôlego em suas contas após os gastos de fim de ano.

Porém, aconselhamos que você não adquira em nenhuma hipótese esse tipo de crédito, pois quanto mais fácil for de obter a linha de crédito oferecida pela instituição financeira, maiores serão os juros que você irá pagar, fazendo com que você inicie 2022 com o pé esquerdo.

Conclusão

Fim de ano é época de festas, confraternizações, viagens, férias e descanso, mas o cuidado com as finanças deve ter uma atenção especial para não começar o ano no vermelho.

Por isso, é importante ter um bom planejamento, controle financeiro e alguns cuidados para que tudo saia como o esperado. Seguindo as dicas da ParMais certamente você terá um final e início de ano mais tranquilo e feliz, com as contas organizadas e em dia.

Boas festas!

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.