Saiba como enviar e receber criptomoedas no Mercado Bitcoin

Para negociar em nossa plataforma, além de fazer depósito em reais, você pode também depositar criptomoedas. Preparamos um tutorial especial para te ensinar a enviar e receber seus ativos de outra exchange ou carteira para a sua conta no Mercado Bitcoin.

Bitcoin

Como enviar:

Selecione a opção “Transferir” no menu da moeda que deseja enviar, neste caso o Bitcoin, e informe o endereço de destino, representado por 34 caracteres entre letras e números, a quantidade que deseja transferir, o número do token ou PIN e finalmente selecione a taxa paga aos mineradores. Lembre-se que a soma da taxa mais a quantidade escolhida para envio não pode exceder seu saldo.

A taxa de mineração é um incentivo que usuários pagam aos mineradores para manter a rede funcionando. Quer entender mais sobre? Clique aqui.

Tempo de transferência: Transferências de Bitcoin demoram em média 10 minutos para ser realizadas na rede. Isso acontece porque esse é o tempo que um bloco leva para ser minerado. Como aguardamos pelo menos 6 confirmações, ou seja, 6 blocos, a transação demora em média 1 hora para ser concluída.

O tempo de transferência do Bitcoin depende exclusivamente de 3 fatores:

1- A taxa paga aos mineradores, pois ela define a prioridade que sua transferência terá para ser processada e receber as confirmações;

2- A demanda da rede. Se existirem muitas transações ou se a rede sofrer alguma instabilidade ou lentidão, o tempo da transferência também pode ser afetado;

3- Quantidade de confirmações que a carteira de destino precisa para aceitar a transferência.

Cada carteira possui suas regras para creditar um valor e isso depende da quantidade de confirmações que a transferência possui na rede. Aqui no Mercado Bitcoin, por exemplo, qualquer valor transferido para o seu endereço precisa de pelo menos 6 confirmações na rede para ser creditado em sua conta.

Como receber: Para receber criptomoedas em sua conta do Mercado Bitcoin é necessário informar o seu endereço de depósito vinculado à conta.

Cada moeda possui um endereço diferente e para consultar os respectivos endereços é necessário selecionar a moeda desejada e clicar em “Receber” no menu. Depois é só verificar seu endereço em QRcode ou por extenso.

Entenda o QR CodeQR Code é um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código pode armazenar uma quantidade significativa de caracteres, inclusive o endereço da sua carteira de criptomoedas. Ele é uma maneira mais simplificada de mostrar seu endereço, caso precise receber e não queira informar todos os caracteres.

Onde consultar: É possível acompanhar quantas validações a sua transação já recebeu, assim você tem uma ideia mais clara de quanto tempo falta para ela chegar ao seu destino. Através dos exploradores de bloco, ou block explorers, também é possível ver o balanço da carteira, ou seja, quantas criptomoedas aquela carteira já recebeu e enviou. Esse é um dos pontos positivos de criptomoedas como o Bitcoin, por exemplo, a transparência ao consultar as operações.

Explorador de Blocos: https://www.blockchain.com/pt/explorer

Litecoin, Bitcoin Cash e Ethereum Como enviar: O procedimento de envio das altcoins é bem semelhante ao de Bitcoin, selecione a opção “Transferir” no menu da moeda que deseja enviar e informe o endereço de destino. A grande particularidade aqui são as diferenças entre esses endereços e o tempo para a transferência ser concluída.

Apesar de “aleatórios”, cada endereço de criptomoeda tem características específicas que nos ajudam a identificá-los na rede. Os de Bitcoin, por exemplo, são sempre iniciados com o numeral 1 ou 3. Veja alguns exemplos de endereço das outras criptomoedas e o tempo médio para suas transações.

Exemplo de endereço de Litecoin: LLTV2wksovSQrWA4UTbKBrQaMwMBjT8LYN A média para mineração de um bloco de Litecoin é de 2,5 minutos e aqui no Mercado Bitcoin nós creditamos a partir de 6 confirmações da rede Litecoin. Uma média de 15 a 20 minutos.

Exemplo de endereço de Bitcoin Cash: bitcoincash:qphtv0u4n65q3pdk0tm83vgepv97ru49tqr66crj4l Ele inicia com a descrição “bitcoincash:”, que faz parte do endereço. Essa descrição nasceu em consenso pela comunidade e tem a função de minimizar confusões entre os endereços de Bitcoin Cash com os de Bitcoin. E apesar dessa diferença, o Bitcoin Cash assim como o Bitcoin precisa de 6 validações da rede para ter uma transação efetivada.

Exemplo de endereço de Ethereum: 0x3aeac872bb3793094dbe5ba4897208920ee99a5a Todos os endereços das carteiras de Ether começam com “0x” e nós validamos as transferências a partir de 20 blocos minerados. Como um bloco de Ether é criado a cada 15 segundos, então ao todo uma transação demora em média uns 5 minutos para chegar.

Vale lembrar que para todas essas criptomoedas o tempo também varia de acordo com a taxa dos mineradores, a demanda da rede e a quantidade de confirmações que a carteira de destino pede. A média para uma transferência chegar seguramente em nossa plataforma é de 20 minutos para Litecoin, 1 hora para Bitcoin Cash e 5 minutos para Ethereum.

Explorador de Blocos do Litecoin: https://chainz.cryptoid.info/ltc/ Explorador de Blocos do Bitcoin Cash: https://explorer.bitcoin.com/bch Explorador de Blocos do Ethereum: https://etherscan.io/

XRP (Ripple)Como enviar: Se você já possui XRP (Ripple) em alguma carteira e deseja enviar esse ativo para a sua conta do Mercado Bitcoin, você terá que usar o endereço de destino, representado por 37 letras e números e a sua tag de destino (destination tag). Atente-se, pois sem a tag de destino a sua transação não chega corretamente ao endereço informado e não é possível realizar a transferência.

Tempo de transferência: Em condições normais da rede, as transações em XRP são concluídas em até um minuto.

Como receber: Atualmente, você pode receber XRP (Ripple) de qualquer lugar para a sua conta do Mercado Bitcoin, sem cobrança de taxas ou a exigência de valor mínimo. Para enviar para uma conta fora do Mercado Bitcoin, no entanto, é necessário ter o saldo mínimo de 20 XRP em nossa plataforma.

Esse valor funciona como um fundo mínimo exigido pela rede do XRP (chamada XRP Ledger) para realizar movimentações em uma conta recém-criada (ativada). A exigência desse valor foi estabelecida pela comunidade que mantém a rede funcionando. Segundo a comunidade, essa é uma forma de evitar o crescimento excessivo do ledger (livro-razão) por meio de transações spam ou uso mal-intencionado.

Na prática, funciona assim: se você acabou de criar uma nova carteira de XRP própria, você terá que ativar a conta enviando um valor igual ou superior a 20 XRP para o endereço dela. Mas só dessa vez. Uma vez ativada, essa conta poderá realizar transações para outras contas no XRP Ledger sem restrições de valor.

Onde consultar: O explorador de blocos do XRP (Ripple) é o https://bithomp.com/explorer/

Agora que você já sabe como enviar e receber criptomoedas em nossa plataforma, confira os valores mínimos de depósito e retirada em criptos clicando aqui e faça bons negócios!