Segurança além da tecnologia!

Não há dúvidas sobre a capacidade do mercado de criptoativos transformar a relação das pessoas com o dinheiro. No entanto, é sempre importante lembrar que, como qualquer inovação, esta tecnologia ainda está sujeita a eventuais mau usos e por isso é preciso se cercar de mecanismos que diminuam riscos. Recentemente, a Binance, uma das maiores exchanges do mundo, sofreu com isso, assim como outras, inclusive brasileiras, também.

Nesse sentido, aqui no Mercado Bitcoin, temos o compromisso constante em manter os mais altos padrões de segurança e conduta. Com isso, já adotamos inúmeros processos de segurança trazidos do mercado financeiro tradicional, perfeitamente aplicáveis ao nosso setor. Assim, reforçamos nossa missão de fazer com que o potencial dos criptoativos seja alcançado de maneira segura e transparente.

Como elemento central para este tema, é preciso lembrar a característica mais marcante dos criptoativos: a descentralização. Sua emissão não é controlada por governos ou empresas e exatamente por isso, é preciso cuidado em todo o processo, seja no depósito em reais, no momento da compra dos ativos e, especialmente, no saque em reais. Acreditamos que as transações com criptoativos, como qualquer outra realizada no mercado financeiro, devem seguir padrões rígidos associadas à Lei Anticorrupção e às Leis de Combate à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo. Tudo isso mantendo em mente a liberdade pela qual o mercado é regido.

O fato, no entanto, é que a liberdade deve caminhar lado a lado com a responsabilidade. Assim, segurança e transparência na relação com clientes, parceiros e investidores é parte do dia a dia do MB. Para isso, estabelecemos processos que garantem os melhores padrões internacionais de proteção de fundos e reporte de situações atípicas.

No Mercado Bitcoin, solicitamos aos clientes o envio de documentação adicional conforme os volumes negociados por estes ficam maiores. Clientes com pequenos volumes podem manter seu cadastro apenas com seus dados cadastrais, documento de identificação e uma selfie. Já clientes que transacionaram, em depósitos ou retiradas, volumes superiores a R$ 200 mil precisam enviar sua declaração de Imposto de Rendaou outro documento que ateste sua capacidade financeira.

Com essas práticas, temos a certeza de que fortalecemos o mercado como um todo, mitigando usos indevidos dos criptoativos e dos nossos serviços. Além disso, todos os dados de clientes são tratados com absoluta confidencialidade, dentro de altos padrões de segurança da informação. Inclusive encorajamos fortemente que os clientes adotem medidas que elevem sua própria segurança digital, como o uso de senhas fortes e do segundo fator de autenticação, conhecido como 2FA.

Falando sobre segurança, somos uma das únicas exchanges a ter implementado um programa de bug bounty, oferecendo recompensa a desenvolvedores que encontrem falhas em nosso sistema, uma política adotada pelas maiores empresas de tecnologia do mundo. Estamos entre as 50 exchanges mais confiáveis do mundo para negociar conforme o Blockchain Transparency Institute (BTI). E, estamos proativamente próximos de órgãos governamentais e diversas autoridades financeiras do país, buscando sempre contribuir com o desenvolvimento do mercado.

Assim, negociando no Mercado Bitcoin, você tem a certeza de negociar em uma plataforma segura, confiável e comprometida com o cumprimento da lei.