Criptoativos

28 Serviços e Lojas que aceitam Bitcoin Hoje! Confira.

Criado em 03/03/2022 - Atualizado em 03/03/2022

5 minutos 45 segundos de leitura

28 Serviços e Lojas que aceitam Bitcoin Hoje! Confira.

O número de serviços e lojas que aceitam Bitcoin como pagamento no Brasil é pequeno, porém crescente. Por exemplo, em dezembro de 2021, a construtora de imóveis Even passou a aceitar o pagamento em criptomoeda.

A parceria da incorporadora imobiliária com o Mercado Bitcoin rendeu frutos, e no primeiro mês foram vendidos 2 apartamentos com pagamento em Bitcoin. Sem dúvidas a parceira é um grande marco neste segmento tão tradicional.

Você sabia que é possível comprar utilizando criptomoedas no McDonald’s, Ifood, Carrefour, Americanas, e Centauro? O Mercado Bitcoin mostra como ampliar o número de lojas que aceitam Bitcoin.

Existem lojas que aceitam Bitcoin como pagamento?

No Brasil são realmente poucas as lojas que aceitam Bitcoin. A maioria dos serviços encaminha o usuário para um intermediário (gateway) que recebe as criptomoedas e envia o dinheiro ao vendedor.

Existem, no entanto, sites nacionais e estrangeiros que vendem produtos e serviços no Brasil, dentre os quais destacamos:

  • Innova Host: hospedagem, domínios, e servidor de e-mail.
  • Refúgio Bitcoin: camisetas, livros, e itens colecionáveis de Bitcoin.
  • Stackbit: folha de metal para anotar as palavras de segurança de sua carteira de moedas (wallet).
  • Travala: reserva de hotéis, incluindo ofertas no Brasil.
pagar-viagem-com-bitcoin
  • PureVPN: serviço de roteamento (VPN) de tráfego na internet.
  • Coinkite: venda da carteira física (hardware wallet) Coldcard, com entrega internacional.
  • Loja Bitcoinheiros: camisetas e canecas do canal de Youtube mais Bitcoin maximalista do Brasil, o Bitcoinheiros.
  • CheapAir: venda de passagens aéreas, incluindo empresas nacionais.

Como comprar McDonald's com Bitcoin?

Existe um mecanismo que ajuda a ampliar o número de lojas que aceitam Bitcoin como pagamento: gift card, ou cartão vale-presente. Dentre as empresas que fornecem este serviço no Brasil, destacam-se.

  • Bitrefill: oferece vale-presentes em Bitcoin do Carrefour, McDonald’s, iFood, Hotels.com, Americanas, Google Play, Uber, Shell, Centauro, Renner, XBox, Playstation Store, TIM, C&A, Vivo, Netflix, Outback, Petz, Cacau Show, Free Fire, PUBG Mobile, Pizza Hut, entre outros.
lojas-que-aceitam-bitcoin
  • Dundle: além dos gift cards em Bitcoin do iFood, iTunes Store, Amazon, Uber, Americanas, e Google Play, oferece também cartões pré-pagos Astropay, Mastercard, e CASHU; oferece também todas as grandes lojas de games: PSN, Steam, Xbox, Blizzard, Playstation, e Riot Points.
  • Bitpay: serviço internacional que oferece algumas lojas e serviços no Brasil: Amazon, Americanas.com, Centauro, Linhas aéreas Delta, Netflix, Netshoes, Spotify, e Zattini.

No caso acima, não é correto dizer que são lojas que aceitam Bitcoin, porém, na prática, a compra pode ser realizada utilizando indiretamente a criptomoeda.

Vale a pena usar Bitcoin como pagamento?

Em alguns casos sim, pois existe incidência de IOF nas compras internacionais usando cartão de crédito. Além disso, a maioria das lojas que aceitam Bitcoin como pagamento de forma direta oferecem descontos para as compras em criptomoedas.

Entretanto, é importante lembrar que:

  • O Bitcoin foi criado para ser um sistema de pagamentos independente, formando uma rede circular.
  • El Salvador, país da América Central, adotou o Bitcoin como moeda oficial, ao lado do dólar.
  • A criptomoeda pode funcionar como reserva de valor e meio de pagamento, portanto a adoção acontece de ambas as formas.

Outro aspecto usualmente esquecido é a transparência trazida pelo blockchain, o banco de dados compartilhado. Embora as transações fiquem registradas sob códigos, o registro histórico é público, facilitando o rastreamento do uso de recursos de origem ilícita.

Vantagens de usar lojas que aceitam Bitcoin

Todos consideram extremamente prático pagar no cartão de crédito ou débito, no entanto, esquecem que os intermediários de pagamento ficam com uma fatia que pode chegar até 4% do valor da compra.

Além de estimular a adoção da criptomoeda, ao fazer compras em lojas que aceitam Bitcoin como pagamento regularmente oferecem descontos de até 5%.

Seu pagamento é processado em 20 minutos e a transação é impossível de ser censurada. Dessa forma você fica livre dos bancos e intermediários decidindo como e onde seu dinheiro pode ser utilizado.

Confira abaixo o vídeo da @usecripto mostrando como o Bitcoin evoluiu como meio de pagamento ao longo desses 13 anos:

Bitcoin Beach Brasil, o experimento em Jericoacoara

Inspirado no modelo de sucesso da praia de El Zonte, em El Salvador, um grupo se uniu para mostrar as vantagens da rede de micropagamentos do Bitcoin na praia de Jericoacoara, Ceará.

bitcoin-beach-brasil

A adoção da Lightning Network permite transações instantâneas e sem custo, e algumas carteiras (wallets) funcionam sem internet, através de QR Codes e SMS.

Dentre os parceiros locais do Bitcoin Beach Brasil de comércios e lojas que aceitam Bitcoin estão:

Consigo aceitar Bitcoin no meu estabelecimento?

Sim, você pode começar utilizando uma carteira (wallet) compatível com a Lightning Network, ou contratar um intermediário (gateway) de pagamento para integrar seu e-commerce ou loja.

Ressaltando que a lista abaixo não é uma indicação ou recomendação do serviço, sendo apenas um filtro através de pesquisas na internet:

  • Vtex: integração da plataforma em parceria com o gateway Bit.one.
  • Kamoney: integração via API ou através de plugin Wordpress.
  • BTCPay: solução para auto-processamento sem intermediários.
  • Shopify: integração das lojas e-commerce através do BitPay, Coinbase Commerce, e Coinpayments.

Serviços e lojas que aceitam Bitcoin vão se tornar cada vez mais comuns. Gradualmente os próprios clientes vão demandar esta forma de pagamento.

Cartão pré-pago de Bitcoin vale a pena?

Sem dúvidas é prático ter um cartão Visa ou Mastercard para compras, porém nenhuma dessas bandeiras aceita diretamente o pagamento em criptomoedas.

De maneira similar aos vale-presentes, é possível adquirir cartões de débito pré-pagos que podem ser carregados utilizando Bitcoin e criptomoedas. Nesse caso não são as lojas que aceitam Bitcoin, e sim o gateway que realiza a conversão prévia.

  • Algumas startups realizam todo o processo de forma automática, vendendo as moedas digitais no momento do uso do cartão.
  • O usuário é obrigado a deixar seus valores na custódia deste intermediário de pagamentos.
  • Perde-se toda a vantagem trazida pela descentralização das criptomoedas.

O Bitcoin será adotado como moeda no Brasil?

Não. Segundo declarações do Banco Central, o Bitcoin e as criptomoedas vão continuar sendo interpretadas como ativos digitais, ou commodity. Portanto, não há planos, ao menos de maneira coordenada pelo governo, de tornar o Bitcoin em moeda corrente ou ativo mobiliário.

Serviços, e-commerces, e lojas que aceitam Bitcoin no Brasil são perfeitamente legalizadas, e devem emitir nota fiscal e pagar impostos de maneira idêntica ao pagamento em dinheiro.

Quer entender como andam os projetos de lei que visam regulamentar o setor no Brasil? Acompanhe esta matéria do Portal do Bitcoin, com participação de Juliana Facklmann, head de Regulação da 2TM, grupo que controla o Mercado Bitcoin.

Viu como existem lojas que aceitam Bitcoin no Brasil e as diferentes formas de acessar serviços e e-commerces usando criptomoedas? Abra sua conta no Mercado Bitcoin e tenha acesso a nova economia digital.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.