Educação

Veja 8 ferramentas para negociar criptomoedas e começar a investir!

18/03/2021

7 minutos de leitura

Veja 8 ferramentas para negociar criptomoedas e começar a investir!

Acompanhar o mercado de criptomoedas não é tarefa fácil. Afinal, negocia 24 horas por dia, todos os dias da semana. Não bastasse, são mais de 100 ativos com volume relevante, negociando ao mesmo tempo em diversos países e moedas.

Como acompanhar notícias, cotações, dados da rede blockchain, comparativo com demais ativos globais, e outras informações para ajudar no investimento em criptomoedas?

Infelizmente, nem todo o conteúdo é encontrado em português, mas sem dúvidas, cada vez mais os sites e aplicativos oferecem tradução.

Você sabia que existem inclusive aplicativos que calculam seu lucro e prejuízo nas operações, mesmo para quem opera em várias exchanges? Pois é, para auxiliar seu crescimento no mercado de criptomoedas, o Mercado Bitcoin preparou uma lista com os 8 serviços e ferramentas para te ajudar nas negociações.

Cabe lembrar que o Mercado Bitcoin não possui um vínculo com tais empresas mencionadas, nem tampouco realizou auditorias de segurança ou similares. Por esse motivo, jamais forneça senhas de acesso ou palavras-chave de segurança, e ao baixar arquivos e apps, verifique sempre a procedência na loja oficial Google Play Store ou App Store da Apple.

Nomics.com - Site / App Android & iOS

Um excelente ponto de partida para quem deseja ver um ranking das criptomoedas, com opções para dados diário, semanal, mensal, ou anual. Além disso, filtra somente o volume das exchanges reconhecidas, na coluna “Transparent Vol.”. O Mercado Bitcoin se orgulha em apresentar a mesma nota das grandes exchanges consagradas Kraken, Coinbase, e Gemini.

Ao selecionar uma das moedas, é possível ver o gráfico, quantidade em circulação, máxima histórica, além da distribuição do volume em cada moeda fiduciária.

Link oficial

Blockfolio - app Android e iOS

Com mais de 1 milhão de downloads, é o líder absoluto em gerenciamento de carteira de criptoativos. É possível definir alertas de preço, além de acompanhar diretamente as notícias dos principais sites internacionais.

O aplicativo é grátis, permitindo que o usuário informe a quantidade de cada moeda, além do preço de aquisição. Por último, conta com diversas moedas fiduciárias e ferramentas de gráficos.

Link oficial

Cointelegraph Brasil - site / app Android e iOS

Sem dúvidas o maior site de notícias de criptomoedas do mundo, contando versões locais produzidas por redatores e editores nos EUA, Brasil, Itália, Espanha, Ásia e Turquia.

Além das notícias e análise gráfica, possui também uma área de “análise de preço / mercado” com viés fundamentalista. A versão brasileira contém material traduzido dos diversos países, além de produção de conteúdo local.

Link oficial

Vector, sistema de negociação da Vertex Technologies

Vector é a revolução nas plataformas para trading em criptomoedas, e o Mercado Bitcoin é a primeira exchange disponível para negociações. Este software profissional para acompanhar e negociar criptomoedas une os recursos de análise gráfica, tape reading, funcionalidades operacionais, além de gestão de risco e dados on-chain.

Ou seja, o Vector agregou recursos analíticos-operacionais para atender desde o iniciante até o trader mais exigente do mercado de criptomoedas com alta performance. O melhor de tudo? O Mercado Bitcoin já está pronto e integrado ao Vector.

No vídeo abaixo, Carol e Kaká da @usecripto explicam quais as vantagens e como utilizar o sistema da Vertex Technologies:

Conheça o Vector

TradingView - site

Sem dúvidas o TradingView é a ferramenta mais completa e poderosa para análise gráfica. Além de cobrir criptomoedas, é possível comparar a performance com ações de empresas, fundos negociados em bolsa, indicadores econômicos, e muito mais.

Ah! Não bastasse, uma série de indicadores grátis incluindo Bandas de Bollinger, médias móveis, estocástico, índice de força relativa, entre outros. Para usuários mais avançados é possível criar indicadores próprios e até mesmo testar a regressão. Imperdível!

Link oficial

Digitalik.net - site

O Digitalik agrega os mais importantes indicadores econométricos do Bitcoin: Stock-to-flow, pressão de venda dos mineradores, múltiplo de Mayer, preço vs. hashrate, preço realizado, adoção do Segwit, taxas pagas pela rede, e muito mais.

Esses dados são extraídos da própria rede Bitcoin, portanto muito confiáveis. Seria impossível entrar em detalhes aqui sobre a importância de cada um destes indicadores, porém cada um merece ser estudado de forma independente.

Link oficial

CoinMarketCal - site

Se existe um segredo dos grandes traders que dificilmente compartilham com os demais, é o CoinMarketCal. O site é uma agenda de eventos e acontecimentos em criptomoedas, incluindo forks e airdrops (bonificações), listagens em exchanges, anúncio de parcerias, competições de trade, lançamento de mainnet, e similares.

Outra grande vantagem é conseguir filtrar apenas pelas 100 ou 300 maiores moedas, eliminando assim a poluição de projetos sem liquidez ou menos importantes.

Link oficial

Se você deseja se aprofundar, temos outro artigo que explica quais as tecnologias envolvidas no trade de criptomoedas.

Bybt.com - site / app Android & iOS

Se existe um canivete Suíço para informações relevantes para o trade de criptomoedas, este é o Bybt.com. O serviço agrega dados das exchanges de derivativos de contratos futuros, opções, fundos listados da Grayscale, taxa de funding, livro de ordens, e muito mais.

Existe inclusive uma área exclusiva “Chart Pro” com dados visuais da utilização de criptos no Paypal, indicador “Fear & Greed” (medo / ganância), além da posição dos participantes nos contratos futuros CME. Imperdível!

Link oficial

Calma, se você for iniciante, não se desespere. No vídeo abaixo nosso Diretor Fabrício Tota dá 5 dicas importantes para negociação neste mercado.

Outros sites e apps interessantes

Não poderíamos deixar de citar o Mempool.space, que além de funcionar como um explorador de transações e blocos do Bitcoin, faz o melhor monitoramento do mempool, o estoque de transações aguardando confirmações.

Além disso, quem busca notícias em português, irá encontrar material no Portal do Bitcoin, e Livecoins, ambos dedicados ao mundo crypto.

Por último, os sites do desenvolvedor brasileiro Miguel Medeiros bitcoinhodler.io, onde é possível simular qual seria o retorno de uma aplicação semanal ou mensal no Bitcoin ao longo do tempo.

Agora que você tirou suas dúvidas sobre investimento em dólar, inscreva-se no nosso canal do YouTube para continuar aprendendo sobre criptoativos.

Fique ligado

Ainda não tem conta?

Participe agora da nova economia digital!

Criar conta

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.