Veja quais são as diferenças entre Bitcoin e Bitcoin Cash

Com tantas notícias sobre criptomoedas fica fácil se confundir com algumas delas. Por isso, nós do Mercado Bitcoin preparamos um guia para te ajudar a diferenciar de uma vez por todas o Bitcoin (BTC) do Bitcoin Cash (BCH).

O Bitcoin Cash surgiu após um hard fork realizado na rede Bitcoin em 1o de agosto de 2017 e de acordo com os desenvolvedores, nasceu com o objetivo de eliminar o problema de escabilidade da moeda original.

E isso foi feito aumentando o tamanho dos blocos para 8 MB contra 1 MB do Bitcoin. Dessa forma, o processo de verificação fica mais rápido, com um nível de dificuldade ajustável, independente do número de mineradores que apoiariam a ideia.

E com maior velocidade na validação das transações, as taxas ficam menores. Estima-se que na época de seu lançamento, as taxas do Bitcoin seriam de US$ 3 por operação enquanto que no Bitcoin Cash era de aproximadamente US$ 0,003.

Além disso, o BCH também conta com replay protection, que evita que uma transação seja repetida em outra rede, e com wipeout protection, evita que em uma reorganização do blockchain, a chain mais longa se sobreponha a menor, fazendo com que as moedas contidas nessa chain menor seja perdidas.

Outro ponto que vale ser mencionado é o número de equipes de desenvolvedores que investem seu tempo em melhorias na rede Bitcoin Cash contra apenas uma na rede original (Bitcoin Core). Pelo menos quatro são conhecidas: Bitcoin Unlimited, Bitcoin ABC, Bitcoin XT e Bitcoin Classic.

Essa centralização pode fazer com que melhorias esperadas no Bitcoin demorem a acontecer, visto que são poucos os que trabalham e respondem diretamente pela rede.

Confira as particularidades de cada moeda no infográfico:

Uma surgiu a partir da outra, mas elas são bem diferentes